Você costuma fazer planos pra sua vida? 🧐 O que vai fazer hoje, na próxima semana ou ano…enfim, existem várias formas de se planejar. Mas, já parou pra pensar na importância de planejar as suas refeições? Sim, hoje vamos falar sobre o planejamento alimentar.

Mas, afinal, o que é um planejamento alimentar? 🤔📆

De forma resumida, o planejamento alimentar nada mais é do que a organização de todas as suas refeições, considerando as particularidades e características individuais. É o processo de desenvolver um cardápio alinhado às suas necessidades e objetivos, elencando quais alimentos devem fazer parte de sua rotina.

Por isso, o planejamento alimentar sempre deve ser elaborado por um profissional de nutrição, que vai estabelecer a quantidade e as combinações ideais de alimentos e os nutrientes necessários na composição dos seus pratos.

Quais os benefícios de planejar suas refeições? 🍜

Ao planejar com antecedência suas refeições, você pode fazer escolhas inteligentes relacionadas às suas necessidades pessoais e condicionamento físico. Isso evitará escolhas ruins e impulsivas que podem incluir alimentos com pouco valor nutritivo, por exemplo. Outros ganhos incluem otimização do tempo no planejamento e preparação das refeições, redução do desperdício e economia de tempo e dinheiro nas idas ao mercado – já que você focará apenas no que consta na sua lista, evitando, também, compras por impulso.

E não é só isso! Veja outros benefícios do planejamento alimentar:

  • Saber com antecedência o que vai comer ao longo da semana; 🎯🍏
  • Poder preparar alguns pratos antecipadamente para ganhar tempo nos dias mais corridos; 🏃🏃‍♀️
  • Não ter que se preocupar com idas ao mercado pra comprar ingredientes de última hora; 💆💆‍♂️
  • Fazer refeições mais saudáveis. 🥗🥗

Quais erros devem ser evitados na elaboração do plano alimentar?❌

Como dissemos acima, ainda que seja possível montar um cardápio sozinho, essa prática não é recomendada. O ideal é buscar a orientação de profissionais pra ajudar você na superação dos desafios que envolvem um plano alimentar.

Tendo isso em vista, listamos alguns erros mais comuns que acontecem quando as pessoas tentam elaborar planos alimentares por conta própria:

👉 Encarar o planejamento alimentar pensando somente na aparência e esquecer que esse é um processo importante para a saúde;

👉 Se basear somente em calorias e não equilibrar os nutrientes importantes, como proteínas, vitaminas e sais minerais;

👉 Ignorar os aspectos psicológicos resultantes da mudança de hábitos;

👉 Não considerar as suas necessidades e o ritmo do seu metabolismo;

👉 Elaborar um cardápio muito repetitivo, complexo e que não se encaixa à rotina. 

E como obter sucesso com o planejamento alimentar?✅

Agora que você já sabe as principais vantagens e quais erros devem ser evitados, descubra agora como incorporá-lo à sua rotina com mais êxito!

1. Estabeleça seus objetivos 🎯

Antes de começar, pense quais são as suas prioridades. Você precisa ter mais disposição? Precisa equilibrar a saúde? Está sofrendo algum problema em decorrência do excesso de peso? Ter isso claro ajudará você a se motivar com o planejamento e será importante para que o profissional elabore o seu cardápio de maneira mais assertiva.

2. Avalie a sua rotina 🎯

Pra colocar seu plano em prática, considere como é a sua rotina. Qual dia da semana você pode ir ao mercado? Qual é o melhor dia pra preparar alimentos? Quanto tempo leva pra deixar tudo pronto? Essa organização prévia ajudará a manter o seu planejamento bem sucedido.

3. Planeje uma mudança consistente 🎯

Ter mais saúde, bem-estar e equilíbrio depende não apenas da alimentação, mas da adoção de outros hábitos positivos. Praticar atividades físicas, ter qualidade no sono e controlar o estresse são exemplos de iniciativas benéficas pro planejamento alimentar e contribuirão para você viver melhor e com saúde.

A Vitta também te ajuda a se planejar! 🥰

Com o Hospital Digital você tem acesso a um time de nutricionistas preparados pra te ajudar na construção do seu planejamento alimentar. Além de também oferecer mais de 16 especialidades e assistência sete dias por semana via WhatsApp.

Precisou? Já sabe, chama a Vitta! 💙