Lista intensa de compromissos, horas preso no trânsito, noites mal dormidas, essas são somente algumas situações que várias pessoas passam todos os dias. 😡 

A rotina agitada aumenta o estresse e as chances de surgirem doenças como ansiedade e depressão. 🤯

Pra que isso não ocorra com você, vamos te mostrar como as atividades físicas não só ajudam a cuidar da sua saúde física, como tem grande influência na sua saúde mental. 🧠

A Pesquisa Vigitel 2021, realizada pelo Ministério da Saúde, entrevistou por telefone centenas de brasileiros de todas as regiões do país pra conhecer os principais  fatores de risco pra doenças crônicas. Os dados coletados mostram que o número de pessoas com depressão (11,3%) já ultrapassa o número de pessoas diabéticas (9,1%). Além disso, o Brasil alcançou a maior taxa de indivíduos com transtorno de ansiedade no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 18,6 milhões da população convivem com essa doença. Isso mostra a importância que devemos ter com a nossa saúde. 

Como as atividades físicas podem ajudar na saúde mental?

Quando passamos muito tempo sentados, sem movimentar o corpo, após algumas horas já estamos cansados. Por que isso acontece? Essa sensação ocorre porque o nosso cérebro produz baixos níveis de dopamina, serotonina e endorfina, popularmente conhecidas como hormônios da felicidade. Uma forma de aumentar os níveis dessas substâncias é a prática de atividade física. Vamos te mostrar alguns benefícios de se manter ativo:

  • 😊 Reduz o cortisol, hormônio do estresse;
  • 😌 Melhora a sensação de bem-estar; 
  • 🏃‍♀️ Aumenta a disposição; 
  • 😃 Regula o humor;
  • 🩸 Intensifica o fluxo de sangue no cérebro;
  •  💆‍♂️ Equilibra a produção de hormônio;
  • 😴 Maior qualidade de sono.

Mais atividade física no seu dia a dia 🤼‍♀️

No guia de atividade física desenvolvido pela OMS o recomendado é fazer de 150 a 300 minutos por semana de atividade aeróbica moderada ou intensa para adultos, inclusive quem possui doenças crônicas ou pessoas com deficiência. O número aumenta um pouco pra crianças e adolescentes, sendo 60 minutos por dia. Mas calma, não precisa se assustar. Pequenas mudanças na rotina podem te ajudar a bater essa meta: 

Em casa 🏠

Simples tarefas como limpar a casa e lavar o quintal já mantém o corpo ativo. Você também pode se alongar enquanto assiste uma série no celular ou vê TV. 

No trabalho/escola 🏫

Escolha um trajeto que consiga ir caminhando. Uma ótima dica é escutar uma música pra te dar mais ânimo. Mas, se isso não for possível, use as escadas pra colocar o corpo em movimento.

Tempo de lazer 🏄‍♂️

Encontre uma atividade que goste, seja yoga, corrida, natação, dança ou musculação. Quando pratica algo que se identifica, entra em um estado de flow, um fluxo mental que faz com que você entre profundamente naquela atividade e a torne ainda mais prazeroso. 

Além das atividades físicas, é preciso outros cuidados com a sua saúde mental. Por isso, separamos algumas atitudes que vão te ajudar a alcançar o equilíbrio de corpo e mente. 

Alimentação: tenha uma alimentação balanceada, dê preferência a alimentos naturais como grãos, vegetais, frutas e azeite.  

Sono: dormir bem é essencial pra saúde. Manter uma rotina desregulada pode alterar o humor e contribuir com transtornos depressivos. 

Boa relação consigo mesmo: separe um tempo na agenda para momentos de lazer e se dedicar a algo que realmente se sinta bem. 

Boa relação com os outros: cerque-se de pessoas que gostem de você e que formem uma boa rede de apoio. 

Os primeiros meses dessa mudança podem ser difíceis, mas com muita força de vontade e determinação ela vai trazer benefícios pra toda a  vida.  

Com a Vitta os cuidados da sua saúde não têm que ser complicados. Nossa equipe oferece assistência 24 horas pra quando precisar! 💙