Podemos definir como sendo uma dor na perna os incômodos que ocorrem na região do pé, joelho, tornozelo, coxa, atrás do joelho, parte de trás da perna ou em qualquer parte desta região. Esse tipo de dor pode surgir a qualquer momento, desde quando se exercita até em repouso, de noite quando se está deitado.

O resultado dessa dor pode ser por conta de uma inflamação do tecido – causada por lesões ou até mesmo doenças crônicas. A perna possui diversas estruturas e tipos de tecidos diferentes, o que pode acarretar uma grande variedade de condições e lesões que provoquem dor na perna.

Uma dor na perna pode ser aguda, mas em curtos períodos, ou crônica, quando dura mais de três meses – e pode ser avaliada em uma escala de gravidade de leve a grave.

Causas

Existem diversas causas de dores na perna, mas destacamos algumas que podem ser comuns na vida das pessoas. Sendo elas:

Gravidez

No período de gestação, é completamente comum e normal a dor nas pernas – principalmente nos primeiros meses de gravidez. Isso se deve a um grande número de produção de estrogênio e progesterona, que provocam a dilatação das veias das pernas, aumentando o volume de sangue nas pernas da mulher.

Também podemos acrescentar o crescimento do bebê a essa lista – pois quando o feto aumento de tamanho no útero, ele comprime o nervo ciático e da veia cava inferior, levando ao inchaço e dor nas pernas.

Cãibras

A cãibra muscular ou o espasmo muscular é uma das principais causas das dores nas pernas – que geralmente causam uma dor súbita e aguda, podendo até mesmo formando um nódulo visível e duro sob a pele. Uma das principais causas é a desidratação e fadiga muscular, assim como certos medicamentos. Além da dor, pode surgir inchaço e vermelhidão na área.

Fase de crescimento

As dores que ocorrem na perna de uma criança ou adolescente pode ser causada por conta do rápido crescimento ósseo – isso ocorre entre os 3 a 10 anos de idade. Geralmente, a dor se localiza próxima do joelho, afetando a perna inteira até o tornozelo. Os pequenos podem reclamar dessa dor antes de irem dormir ou depois de alguma atividade física intensa.

Lesões

Uma dor na perna também pode ser sinal de alguma lesão – seja ela por conta de algum rompimento muscular, excesso de exercícios físicos ou tensão muscular. Esse tipo pode se apresentar como a tendinite – sendo caracterizada como a inflamação do tendão. Também pode ocorrer a bursite do joelho, tendão de Aquiles e entre outras condições. Fique atento com as lesões, pois quando não tratadas corretamente, elas podem se tornar complicações mais sérias.

Dor ciática

Essa é uma dor que irradia ao longo do caminho do nervo ciático – um conjunto de raízes nervosas – que se ramificam da parte inferior das costas através dos quadris e nádegas e para baixo em cada perna. É comum o nervo ciático afetar apenas um lado do corpo – ocorrendo mais frequentemente quando existe uma hérnia de disco, estreitamento da coluna vertebral, esporão ósseo na coluna e entre outros.

Embora a dor associada à ciática possa ser grave, a maioria dos casos resolve com tratamentos não-operatórios em algumas semanas. As pessoas que têm ciática severa associada a fraqueza significativa não só da perna, como também alterações no intestino ou na bexiga podem ser candidatas a cirurgia.

Coágulo de sangue

Um coágulo de sangue na parte inferior da perna ou coxa pode causar dor e incômodo na área. Isso geralmente é acompanhado por calor, inchaço e vermelhidão na coxa.

Quando encontrado, um coágulo de sangue precisa ser diagnosticado e administrado imediatamente, e se o coágulo se desaloja de sua veia, ele pode viajar para os pulmões e se tornar uma embolia pulmonar fatal, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar.

Varicosas

Caracterizamos como veias alargadas e nodosas – também chamadas de varicosas – que podem causar muita dor. Para muitos, pequenas varizes são apenas uma preocupação estética. Entretanto, essas varizes podem causar problemas circulatórios graves.

Flebite

Está é uma condição que pode deixar as pernas inchadas, avermelhadas, aquecidas e muito dolorosas – sendo este um primeiro sinal de flebite. Ela causa uma inflamação na parede das veias, fazendo-as ficarem endurecidas devido à uma coagulação do sangue. Ela é causada principalmente pelo fluxo de sangue lento, por conta de um dano local ou mudanças na composição do sangue.

Tendão de Aquiles

Já o citamos neste artigo, e vale a pena ressaltá-lo. Quando esse tendão se rompe, ele vem combinado com uma dor aguda e imediata, além de uma pressão e um estalido – isso tudo ocorre na parte traseira do tornozelo e da perna. Até mesmo a comum ação de andar fica praticamente impossível. O mais recomendado é a cirurgia para reparar a ruptura – apesar de que, para muitas pessoas, o tratamento não cirúrgico também consegue funcionar muito bem.

Estenose espinal

A estenose espinhal é uma condição na qual os nervos espinhais são comprimidos pela anatomia óssea da coluna. Os sintomas de estenose incluem:

  • Dor nas coxas e pernas
  • Falta de mobilidade e movimentos pesados ​​em suas coxas
  • A dor da estenose espinhal é tipicamente sentida em ambas as pernas ao mesmo tempo. Os sintomas pioram com a marcha em pé e quase imediatamente aliviados com a postura sentada.

Artrite

A artrite pode gerar dor, inchaço e muita vermelhidão na região – tudo isso por conta de uma inflamação que se dá nas articulações. A famosa doença da gota é uma forma de artrite, que ocorre quando há um acúmulo de ácido úrico no corpo.

Trombose Venosa Profunda

Quando ocorre um coágulo de sangue em alguma veia na perna, pode causar muita dor – essa é uma das características marcantes da trombose venosa. Ela pode ser causada por longos períodos de repouso na cama, o que provoca inchaço e cãibras.

Prevenção

Algumas poucas mudanças de hábitos podem melhorar muito o funcionamento do seu organismo, ajudando também a prevenir dores – entre elas, a da região das pernas!

Alongar-se antes de exercícios físicos podem evitar uma dor na perna durante muitas atividades físicas – e lembre-se de praticar essas atividades por pelo menos 30 minutos todos os dias, isso ajuda na circulação, no controle de peso e na qualidade de vida.
Além disso, a alimentação tem um papel muito importante – prefira alimentos ricos em potássio (como o frango e a banana) que auxiliam na prevenção de lesões nos músculos e tendões da perna. E não se esqueça de beber bastante água!

Entretanto, o mais importante é evitar o tabagismo e o consumo em excesso de álcool.

Tratamento

O tratamento para as dores na perna depende exclusivamente da causa e das condições do indivíduo. Se for uma lesão leve ou uma cãibra, o tratamento pode ser feito em casa e limitado a apenas alguns remédios para dor e alongamentos.

Outras condições podem necessitar de um acompanhamento médico, como a fisioterapia e o exercício voltado para o órgão afetado. Quando a dor persistir por mais de quatro dias – sem ter um sinal de lesão ou outras condições – é necessário verificar com um profissional quais as causas.