Nos últimos anos, todos os setores têm experimentado mudanças significativas nos seus modelos de trabalho e tecnologias, o que gerou grandes impactos para as empresas no Brasil afora. 

Para o setor de gestão de pessoas em especial, muita coisa mudou, desde a forma de contratação, retenção de talentos e até mesmo na administração dos dados para engajamento dos colaboradores no cenário corporativo, principalmente após a pandemia, que redefiniu quase por completo a forma de trabalhar que conhecíamos antes.

Profissional de Recursos Humanos 5.0

Quando falamos em RH 4.0, estamos falando em automação de processos e tecnologias para facilitar o dia a dia dos profissionais desta área. 

Já nas habilidades esperadas de um profissional de RH 5.0, o foco está completamente no bem-estar e desenvolvimento pessoal dos colaboradores, valorizando a diversidade e inclusão, o trabalho em equipe, a transparência nas comunicações e uso da Inteligência Artificial para otimizar a rotina. 

Isso significa que, em 2024, a preocupação com o bem-estar e o ambiente organizacional deverá ser cada vez mais colaborativo e harmônico.

O que os times de People precisarão saber para se preparar em 2024

Quanto mais estudo, preparação e insumos os profissionais de RH retém, menos preocupações com mudanças repentinas e quebras de expectativas terão que enfrentar. 

Alguns pontos terão maior importância para o próximo ano e deverão ser levados em consideração pelos times de People:

Diversidade e Inclusão 

Vivemos em uma sociedade múltipla e cada vez mais a inclusão e representatividade devem fazer parte do vocabulário.

Equipes diversas são importantes para que novas ideias surjam e mentes mais abertas ganhem espaço no mercado de trabalho, com mais oportunidades em todos os setores.

Para além disso, o RH precisa pensar em meios de transformar a empresa em um ambiente de equidade, garantindo recursos para que todos os colaboradores estejam no mesmo nível, seja com novas ferramentas de desenvolvimento ou com oportunidades exclusivas para grupos minoritários.

Adaptabilidade para a geração Z

A geração que já nasceu conectada, já está atuando no mercado de trabalho, e podemos afirmar que, assim como acontece entre outras gerações, há um conflito.

Nem sempre é fácil se adaptar à nova geração, mas é papel do profissional de desenvolvimento de pessoas entender as novas necessidades que surgem junto com a entrada desse grupo no mercado de trabalho, e identificar quais oportunidades são possíveis de serem criadas, aproveitando os antigos recursos e inovando junto com a sociedade.

Ambiciosos, mas com grandes necessidades de flexibilização, os novos talentos precisam de mais estímulos para se sentirem motivados a permanecer em seus empregos, pois entendem que novas oportunidades podem surgir em outros lugares que se adaptem melhor ao seu estilo de trabalho. 

Benefícios com foco na saúde física e mental

Uma vez que o colaborador passa mais tempo trabalhando do que executando outras atividades no seu dia a dia, os benefícios se tornam fundamentais para a compensação do trabalho. 

Existem diversos benefícios disponíveis no mercado, que visam cuidar não somente da saúde do colaborador, mas também da sua família, animais de estimação e até da vida financeira. 

Os benefícios são cruciais para atrair e reter talentos, além de ser um fator de motivação para aceitar uma nova proposta e de decisão para permanecer naquele trabalho ou buscar outras oportunidades.

Muito requisitados, os benefícios de saúde tem grande peso, afinal, a sociedade passou a entender que caso não haja espaço para cuidar da saúde no presente, terá que cuidar no futuro por obrigação. 

O mesmo argumento vale para benefícios de terapia, visto que, segundo estatísticas da OMS, uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental, o que traz um impacto direto na produtividade.

Por essas razões, oferecer um benefício de saúde completo é fundamental para a integridade da saúde mental dos colaboradores.

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Flexibilidade e novos formatos de trabalho

Novos tempos exigem novas adaptações. E a flexibilidade tem sido cada vez mais uma pauta importante na decisão de propostas de emprego. 

O modelo de trabalho home office ou híbrido, torna menor a obrigação de frequentar um escritório físico, o que agrada muitos colaboradores, pois traz uma melhora na qualidade de vida, evitando o estresse e gasto de tempo em transportes públicos e trânsito. 

Para 36% dos brasileiros, pelo menos 1h por dia é perdida apenas no trajeto de trabalho para casa, segundo Folha de São Paulo.

Plataformas de automatização de processos

Assim como já vem acontecendo, é esperado que em 2024 os trabalhos manuais continuem sendo cada vez mais automatizados, através de plataformas que visem facilitar o trabalho do RH e de plataformas unificadas, que evitam as burocracias e a necessidade de muitos softwares que dificultam o trabalho no dia a dia. 

Será possível também continuar contando com essas plataformas para melhorar as experiências em processos seletivos digitais, usando a internet e a tecnologia a favor das contratações em conjunto com a expertise do profissional de recrutamento e seleção.

Dados e insights sobre pessoas

Ainda falando de tecnologia, ela poderá ser uma grande aliada para extrair dados, identificação de oportunidades e insights para aplicar as melhores estratégias dentro das empresas. 

As empresas que não fizerem a análise de dados, pesquisas e usarem os seus resultados a favor de implementações de mudanças significativas, poderão ficar para trás na inovação.

Inteligência Artificial 

Ainda falando em dados, a Inteligência Artificial terá grande impacto neste ponto, contribuindo positivamente para construção de relatórios com dados mais atualizados, com menor tempo de respostas, o que torna os insights mais úteis.

Além disso, algumas ferramentas baseadas em IAs poderão auxiliar na detecção de fraudes de planos de saúde, que prejudicam todo o sistema, impactando empresas, operadoras, planos e até mesmo os beneficiários, com altos custos e coberturas limitadas de procedimentos.

Este impacto de fraudes e desperdícios, gerou um custo de até R$ 34 bilhões às operadoras de planos de saúde ao longo de 2022, segundo o IESS.

Treinamento de lideranças e metas focadas na estratégia do negócio

O foco no treinamento da liderança é o ponto mais importante para que toda a equipe de trabalho se desenvolva e sinta-se à vontade para compartilhar suas ideias com seus líderes. 

Um líder deve ser o norte da bússola de cada pessoa da equipe e trazer o foco para criar estratégias que estejam diretamente relacionadas aos principais objetivos de cada companhia no ano, seja pensando em vendas, crescimento, ou maior reconhecimento no mercado.

Existem dois pontos principais que devem ser implementados em 2024:

O primeiro deles é definir as metas com assertividade. Estabelecer onde a empresa quer chegar ao final do ano, quais objetivos quer alcançar e quais serão as métricas de sucesso para conclusão dos desafios. 

Depois dessas definições, vem o segundo ponto: preparar as lideranças para definirem planos de ação em conjunto com suas equipes.

Afinal, o time todo precisará colocar a mão na massa para atingir os objetivos da companhia, mas isso só será possível com um alinhamento e definições de um ponto focal, que neste caso, é a liderança.

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