Adotar novos hábitos relacionados à alimentação pode até não ser fácil, mas tá longe de ser impossível.

Os motivos pra começar uma nova rotina de reeducação alimentar são diversos: perda ou ganho de peso, busca por mais qualidade de vida ou prevenção de doenças. Seja qual for o seu, há várias formas de reeducar sua alimentação sem precisar de sofrimento. E não é balela, tá? Você pode comer o que quiser, basta ter equilíbrio!

E como funciona essa tal reeducação alimentar?

É um processo gradual, diferente dessas dietas “milagrosas”, em que a mudança é repentina, radical e, muitas vezes, envolve transformações drásticas. 
Mais uma vez, é importante deixar claro que a reeducação alimentar não significa necessariamente restringir alimentos, mas organizar melhor a ingestão das porções de forma mais equilibrada, já que um indivíduo com a alimentação equilibrada tem menos chances de desenvolver doenças, tanto no lado físico, quanto no mental.

A reposição dos nutrientes, bem como o consumo de alimentos como vitaminas, antioxidantes e minerais são imprescindíveis pra manutenção da saúde como um todo.

Veja como conquistar uma boa rotina alimentar

Como começar a reeducação alimentar?

Existem diversas maneiras de começar a se reeducar, mas alguns hábitos podem colaborar pra que haja uma adaptação mais rápida e tranquila à nova rotina.  Quer saber quais são? Separe o papel e a caneta e tome nota!

Planeje o seu cardápio

Como dito anteriormente, o primeiro passo pra começar a reeducação alimentar é a mudança do cardápio. Isso não significa que você deve mudar completamente sua alimentação, mas consumir produtos naturais e saudáveis com mais frequência.

Uma boa dica é separar  numa lista os legumes, frutas e verduras que mais gosta de comer e depois distribuí-los durante o menu semanal pra que você tenha pratos cada vez mais diversificados e coloridos.

Beba dois litros de água por dia (pelo menos)

Beber água ajuda nos processos de metabolização do organismo, facilitando a absorção de vitaminas e nutrientes dos alimentos. Fora que ainda mata a nossa sede e nos hidrata. Então, não esqueça de levar uma garrafinha sempre com você!

Estabeleça intervalos entre as refeições

Caso sinta fome entre seu café da manhã, almoço e jantar, faça alguns lanchinhos saudáveis. Isso também favorece pra que você não chegue no momento das principais refeições “morrendo de fome” e ajuda a ter sempre energia pra realizar suas atividades e ter uma vida mais ativa.

Faça da praticidade sua aliada

Uma dica primordial na hora de começar sua reeducação alimentar é buscar ao máximo a praticidade. Como? É simples: separe os alimentos em porções e coloque-os em potes devidamente fechados. Deixe na geladeira as refeições que você vai consumir em até três dias e congele o restante.

Evite alimentos industrializados

Nós sabemos que os alimentos industrializados são bem mais fáceis de preparar. Porém, estão longe de serem as melhores opções. Geralmente, os industrializados são cheios de conservantes e aromatizantes prejudiciais à saúde. 

Quando ingeridos em excesso, podem acabar causando intoxicações no organismo e gerar doenças, como: diabetes e hipertensão.

Vale lembrar que pra realizar a reeducação alimentar com sucesso é preciso uma estratégia nutricional individualizada, respeitando as suas preferências, metabolismo, idade e condições socioeconômicas. Por isso, procurar um profissional é MEGA importante!

Advinha quem pode te ajudar? Isso mesmo, a Vitta!

Contamos com uma equipe de nutricionistas preparados pra te auxiliar na mudança dos seus hábitos alimentares. Tudo feito de forma prática e individualizada!

Um cuidado fácil, acessível e transformador. 💙