Antes de falarmos sobre o plano de saúde individual, entenda o processo de contratação dos planos em geral. 
Primeiramente, é importante ver qual o tipo de plano médico que você deseja contratar. Se trabalha atualmente, você pode verificar se sua empresa oferece um plano médico também, para assim garantir que você consiga um plano médico por um valor menor, que será descontado do salário.
Caso não seja possível, pesquise e consulte as diversas operadoras de plano médico da sua região, visando achar uma que atenda não só os serviços que você mais precisa, mas também em uma área de atuação próxima a você. Faça uma análise da tabela de cada plano.

Como funciona o plano de saúde

O funcionamento é bem simples. Após se contratar um plano de saúde, você terá disponível uma ampla rede qualificada de diversos serviços relacionados à saúde. Ou seja, você poderá consultar médicos, fazer exames em laboratórios, frequentar clínicas e hospitais sem se preocupar com o preço, desde que estejam em seu plano de saúde.
Frequentando essa rede, o seu pagamento é feito automaticamente pelo seu operador de seu plano médico. Ou seja, você autoriza o seu operador a pagar para si as despesas médicas que for frequentar.

Entenda as questões sobre o plano de saúde individual:

O plano de saúde individual, por ser centrado a somente uma pessoa, possui uma diversidade de opções gigantesca no mercado, variando obviamente com seu possível foco e suas necessidades para com um plano médico.
No geral, há dois tipos de planos de saúde individual, um com coparticipação e outro sem coparticipação. O plano médico com coparticipação possui uma mensalidade mais elevada do que o normal, porém é isento de taxas de serviço médico.
Já o plano médico sem coparticipação possui uma mensalidade menor, porém há uma taxa para utilização de seus serviços disponíveis.
Uma segunda variação são as acomodações em uma possível internação, que podem então variar desde enfermarias até apartamentos. Quanto mais privacidade o cliente tiver, mais elevado será o custo do plano médico.
Para mulheres é importante verificar se o plano médico possui o serviço de obstetra disponível, principalmente planeja ter filhos, para que assim o pré-natal e parto já esteja todo incluso.

Qual seria meu plano ideal?

Para fazer um plano de saúde individual, a escolha deve passar também pelo entendimento dos critérios necessários para essa contratação. 
Uma dica importante é fazer uma pesquisa antes para conhecer a operadora, assim saberá se ela possui registro, qual a sua rede credenciada, os valores e a cobertura.
Antes de fechar um contrato, procure fazer uma cotação completa, assim poderá identificar o custo-benefício de cada serviço. Nessa cotação leve em conta o valor do plano, disponibilidade, cobertura e os tipos de procedimentos que ele cobre.
Faça bem a comparação no que diz respeito aos valores e aos serviços oferecidos, assim poderá fazer a melhor escolha, focando sempre nas necessidades pessoais.

Rede credenciada X rede própria

Outra questão que deve ser levada em conta é em quais hospitais e laboratórios o plano é aceito. Algumas operadoras têm rede própria de atendimento, ou seja, suas próprias equipes e estruturas. 
Outras preferem focar apenas em seguro e oferecer serviços em redes credenciadas. Neste caso, os centros clínicos, hospitais e médicos não são da rede própria da Seguradora/Operadora, mas possuem convênio com aquele plano e atendem seus beneficiários.
É importante ressaltar que os prestadores credenciados podem atender apenas alguns planos de uma operadora. Então, na hora de escolher a unidade de atendimento, certifique-se de que atenda ao plano que você contratou. 
O plano de saúde deve observar os procedimentos e eventos em Saúde listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Plano de saúde familiar ou individual?

Esse tipo de plano normalmente é feito diretamente entre o beneficiário e a operadora do plano de saúde. Nesse caso é necessário que o beneficiário contate a operadora ou o corretor. 
Para fazer esse tipo de contratação, é necessário saber as informações básicas sobre os números de beneficiários. Isso além do tipo de modalidade a ser contratada e local onde você ou sua família serão atendidos. 
Com isso em mente é possível saber qual o tipo de plano ideal. Se tiver a intenção de ter filho futuramente, é importante ainda que seu plano de saúde tenha cobertura obstétrica.

Porque devo contratar um plano de saúde individual?

Ter um plano de saúde hoje e dia é algo primordial, pois a saúde pública vai de mal a pior. Prova disso é que, para marcar um simples exame pelo SUS, é necessário enfrentar uma enorme burocracia. 
Infelizmente, a outra opção também é pouco atrativa, afinal, em um hospital ou laboratório particular o custo é absolutamente elevado. A saída nessas circunstâncias, portanto, é o plano de saúde, que proporciona maior segurança nos cuidados com o bem-estar do corpo. 
Contratando um serviço individual, o contratante paga um valor mensal e recebe descontos ou até isenção de pagamento em muitos procedimentos relacionados à 

Outras informações importantes sobre o assunto

Para usufruir dos benefícios de seu plano de saúde individual é importante ter em mãos sua carteirinha de associado. Ela normalmente é emitida após a assinatura do contrato e surge com o nome do associado e número de contrato.
Para não ter uma surpresa na fatura do plano de saúde, procure ficar atento aos tipos de exames solicitados.
Em casos de urgência e emergência o indicado é se dirigir a um pronto socorro da rede credenciada, assim o paciente passará por uma triagem a fim de verificar o grau de urgência. 
É sempre bom lembrar também que, ter um plano de saúde particular não significa atendimento imediato, respeite a fila de urgência e a ordem de chegada
Não importa o tipo de atendimento necessário, sempre será preciso apresentar a carteirinha de identificação, que por sua vez deve acompanhar um documento com foto. Isso é fundamental para que o paciente seja atendido.