Mateus Rodrigues Alves, um jovem de 28 anos, que emagreceu 45 kg através do nosso acompanhamento nutricional, da sua perseverança e força de vontade!

Relação de confiança: como uma boa relação com um profissional de saúde pode tornar o resultado dos tratamentos mais efetivos?

Estamos vivendo uma época cada vez mais tecnológica e digital, onde a escuta ativa e o acolhimento são primordiais na construção de um vínculo de confiança entre pessoas e médicos.

Um estudo feito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), indica que uma melhor relação entre médico-paciente não só influencia no estado de saúde, como interfere diretamente na adesão e sucesso do tratamento.

Por isso, mais do que falar sobre esse benefício, nós trouxemos a  História Real de superação e determinação do Mateus Rodrigues Alves, um jovem de 28 anos que emagreceu 45 Kg, em 10 meses, através do nosso acompanhamento nutricional. Confira:

De acordo com Mateus, ao realizar uma consulta de rotina, teve seu histórico analisado pela Dra. Bárbara, sua Médica Pessoal, que  o fez refletir e optar por uma mudança de hábito, seguindo rumo ao seu bem-estar!

Mateus, o que te levou a buscar essa mudança de hábito?

Realizei uma consulta com a Dra. Bárbara (Médica Pessoal Vitta), por outro motivo, ao analisar meu histórico ela indicou que eu realizasse um acompanhamento nutricional. Optei por seguir com a recomendação e iniciei.

O que te fez optar por uma teleconsulta?

A praticidade em agendar e realizar as consultas. Meu horário de trabalho é bem apertado, mas o time conseguiu encaixar um horário na minha agenda para que eu pudesse seguir com o acompanhamento. Sem tempo perdido, sem gasto com transporte e sem precisar sair da minha rotina.

Como o nosso modelo de cuidado se tornou favorável para a sua necessidade, naquele momento?

Foi muito útil poder contar com um acompanhamento integral. Realizei diferentes exames e consultas, sendo encaminhado para outras especialidades quando  necessário.

De que forma essas mudanças foram benéficas para a sua qualidade de vida?

Desde que eu comecei com o acompanhamento, não fiquei mais doente. Também percebi que já não sinto mais o mesmo cansaço para tarefas simples do dia a dia, não perco mais o fôlego e tenho dormido muito melhor. Hoje, realizo minhas tarefas profissionais com muito mais motivação. De modo geral, minha qualidade de vida mudou bastante!

Algumas pessoas acreditam que teleconsultas podem ser menos efetivas do que uma consulta presencial. Nos conte um pouco sobre como foi este acolhimento?

Meu acompanhamento foi com a Nutri Fernanda, ela sempre se dispôs a escutar meu ponto de vista, e quando propunha alguma mudança na minha rotina, isso era feito em conjunto comigo. Eu sempre segui informado dos próximos passos.

Como você acha que o nosso time pode continuar te apoiando?

Eu continuo mantendo meu tratamento. Tanto os assistentes, quanto a equipe de saúde e a própria Fernanda, sempre estiveram dispostos a tirar qualquer dúvida minha, tornando o caminho mais fácil. Além de continuarem escutando os nossos feedbacks, trazendo cada vez mais autonomia para os membros.

Cuidado contínuo e preventivo, faz toda diferença:

A mudança de hábitos pode ser mais difícil para algumas pessoas, do que para outras.

Estudos da  European Journal of Social Psychology, apontam que criar um hábito pode levar de 21 a 254 dias.  Essa mudança deve ser feita de forma gradativa e deve estar atrelada a um propósito maior. 

Ter um profissional humanizado, que entenda verdadeiramente as causas e motivações pessoais de cada um,  pode facilitar muito essa construção

Além disso, tratar a prevenção de doenças, através de um olhar apurado da rotina e condição histórica de pacientes, evita idas desnecessárias ao hospital e traz mais efetividade ao tratamento.

Conte com o apoio da nossa equipe de saúde, para trazer essas mudanças para os seus colaboradores. Um direcionamento personalizado, capaz de mudar a realidade de nossos membros, diminuindo a sinistralidade, melhorando a qualidade de vida e aumentando a motivação do seu time!