Você já trocou o suco de frutas pelo refrigerante zero açúcar só porque ele tem menos calorias? Acredite, muita gente ainda faz isso! 

É bastante comum pensarmos que pra obter uma alimentação saudável devemos escolher alimentos pouco calóricos. Porém, ter essa linha de pensamento não é o melhor caminho.

A verdade é que essa forma de pensar tão difundida na sociedade está totalmente em desuso. Não dá pra enxergar a alimentação somente como uma mera questão de calorias. É algo muito mais complexo, que leva em conta diversos outros fatores, como a qualidade dos alimentos, seus tipos e as necessidades de cada organismo.

Então, não devo contar calorias?

Mais ou menos… Pensando que a base do emagrecimento é gastar mais calorias do que se consome, contar calorias pode até funcionar pra reduzir gordura, mas isso não quer dizer que você está se tornando mais saudável.  Além disso, este tipo de prática aumenta o risco de ganhar novamente todo o peso que perdeu, o famoso “efeito sanfona”.

Outro ponto: é fundamental deixar claro que nem sempre perder peso quer dizer emagrecer ou ter uma boa saúde. Uma pessoa pode pesar menos na balança e estar perdendo sua massa muscular ao invés de gordura ou então pesar mais simplesmente por conta do consumo de líquidos. 

Deu pra entender a diferença?

Foco no que vale a pena!

O hábito de contar calorias pode até começar por boas intenções, como um cuidado a mais com a saúde. Porém, é preciso ter atenção! O costume pode se tornar um verdadeiro problema, já que as pessoas podem ficar fissuradas até o ponto de desenvolver gatilhos de compulsão alimentar.

Quanto menor for o índice calórico, mais saudável é o alimento, certo? ERRADO!

É isso mesmo que você leu: ter poucas calorias não quer dizer que o alimento seja saudável. As calorias são apenas a unidade de medida de quanta energia uma determinada comida oferece.

Só pra ficar ainda mais claro, 100 kcal de alimentos saudáveis são absorvidas de maneira diferente de 100 kcal de um alimento ultraprocessado, como: salsichas ou biscoito recheado, por exemplo. Tudo depende da composição nutricional.

Então, como ter uma alimentação saudável?

Não existe mágica. A melhor alternativa é parar de focar em números, peso corporal e investir num estilo de vida mais saudável e duradouro. Por isso, confira algumas dicas que vão te ajudar a começar a sua reeducação alimentar.

Consuma boas gorduras

É só pensar em gordura que logo imaginamos um pedaço de picanha ou uma porção de coxinhas, né? Porém, nem toda gordura é ruim. Na real, muitas delas são boas e devem ser incluídas na nossa rotina alimentar.

Abacate, nozes, castanhas, salmão e chia são excelentes opções que podem estar presentes no seu cardápio.

Não esqueça das fibras

Que tal começar a ingerir mais fibras? Consuma alimentos integrais e insira mais cereais, lentilha, folhas verdes e frutas na sua alimentação. E lembre-se de beber bastante água!

Por falar em beber água…

A hidratação ajuda o corpo a cumprir reações que promovem um melhor funcionamento do organismo. Um corpo hidratado tem um metabolismo melhor, sente menos fome, tem a desintoxicação natural favorecida, entre outros benefícios.

Reduza o consumo de sal e açúcar

Ingerir sal em excesso aumenta a retenção de líquido, enquanto o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura. Por isso, muita atenção com a farinha branca, pães, massas e bolos.

Procure ajuda profissional

É muito importante lembrar que o ideal é procurar sempre um nutricionista. Afinal, ele é o profissional que pode te auxiliar na busca pela reeducação alimentar, respeitando suas necessidades individuais e preferências alimentares. 

Agora que você sabe que contar calorias pode não ser o melhor caminho e que o importante é manter uma alimentação de qualidade, conte com o Hospital Digital Vitta!

Possuímos uma equipe incrível de nutrição, que te auxilia com as mudanças necessárias em seus hábitos alimentares, todas baseadas nas suas reais necessidades. É fácil, acessível e transformador.