A imunização nunca foi tão valorizada antes em nosso país e um dos principais motivos pra isso é a pandemia do Coronavírus, onde milhares de pessoas perderam suas vidas. Hoje, temos a tão esperada vacina com a imunização necessária pra termos uma proteção coletiva. E não podemos deixar de lado outras patologias que ameaçam a saúde. Sim, a vacinação é a maneira certa de combater doenças que acometem diversas pessoas, como: caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras. 

09 de junho é o Dia da Imunização, e trazemos essa pauta pra mostrar a importância da imunização e como tomar vacina é a maneira correta de se proteger contra uma variedade de doenças que podem até levar à morte.

Seguras e eficazes

Com os microrganismos de cada doenças enfraquecidos, a vacina é como ensinamos o nosso corpo a criar anticorpos e se defender contra a doença. Pra começar a vacinação de alguma doença, essa vacina passa por rigorosas avaliações. No Brasil, quem cuida desses testes é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ou seja, nenhuma vacina faz mal, o máximo que algumas pessoas podem ter são efeitos leves, como dor no local ou febre baixa. Isso tudo faz parte e deixa seu organismo pronto pra te proteger. 

A importância da imunização pro coletivo

As fases da vacinas

O Ministério da Saúde possui um calendário específico pra cada fase da vida das pessoas. É importante ficar atento pra saber qual época você precisa se vacinar. Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos pelo Programa Nacional de Imunizações, sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Lembre-se: a vacinação evita que doenças se espalhem. Por isso é tão importante se vacinar e garantir a segurança em saúde para todos.

Onda de empatia

Outro ponto importante: se vacinar é um ato de empatia. Isso porque ao receber a dose que irá te imunizar, você também cuida dos seus familiares, das pessoas que estão ao seu lado e ajuda a criar uma imunização coletiva em todo país. A vacinação é uma questão de responsabilidade social, de respeito à vida.

Além de toda campanha que vemos sobre a vacinação, é uma questão ética espalharmos informações corretas e defender o ato de se vacinar pros amigos, familiares e contatos, isso ajuda a combater a desinformação, as mentiras e os discursos de ódio que chegaram com as fake news. 

Segundo o pesquisador e professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), as vacinas salvam 3 milhões de vidas por ano ou cerca de 5 vidas por minuto. Hoje, as vacinas são as responsáveis pelo aumento da expectativa de vida, além de serem as principais responsáveis pela diminuição da mortalidade infantil e são, de fato, um marco na história da saúde humana. 

Suas vacinas estão em dia?

Se não estiver ou simplesmente não sabe, a Vitta chegou pra descomplicar sua vida. Entre em contato com a Equipe de Saúde da Vitta e veja sua carteira de vacinação.

Caso tenha interesse de ter o benefício Vitta, entre em contato com seu RH e solicite pra poder contar com mais de 16 especialistas e uma Equipe de Saúde pra te auxiliar no cuidado preventivo e em tudo precisar. 💙