Ao longo da vida, vamos adicionando alguns hábitos em nossa rotina, sejam eles bons ou ruins. E, a partir deles, o estilo de vida começa a ser criado e isso influencia a saúde em todas as áreas: física e mental. A maioria das pessoas acreditam que a alimentação é o principal pilar pra ter um estilo de vida mais saudável, porém existem outros fatores que podem afetar no geral.

Os pilares dos bons hábitos

Querer mudar é o primeiro passo pra cultivar hábitos mais saudáveis e deixar de lado os que não acrescentam positivamente na sua vida. Por isso, separamos 5 pilares que ajudam neste processo e que, de certa forma, se completam.

Transforme seu estilo de vida com bons hábitos saudáveis

1 – Alimentação

Você já deve ter ouvido que quanto mais colorido o prato, mais balanceada será a refeição. E isso é verdade: uma dieta saudável vem diretamente da pirâmide alimentar e seus 8 grupos de alimentos. Escolher alimentos frescos, beber bastante líquido e evitar produtos industrializados ajudam na sua disposição durante o dia. Além disso, o essencial é consultar uma nutricionista pra avaliar seu organismo e montar um plano alimentar de acordo com seus objetivos.

2- Exercícios

Fundamental pra manter seu corpo na ativa e prevenir diversas doenças, a prática de exercícios físicos pode não ser fácil no começo, mas assim que as mudanças e os benefícios aparecem, é difícil parar. Entre as vantagens, estão um maior condicionamento, controle do peso, desenvolvimento de novas habilidades, mais disposição. Nossa dica? Comece aos poucos com sua atividade favorita… O importante é o start.

3- Cuidado preventivo

O cuidado preventivo é indispensável pra garantir uma qualidade de vida. Por isso, manter o acompanhamento médico e fazer exames periodicamente evitam que pequenos sintomas se transformem em pesadelos no futuro.

4- Vínculos afetivos

O ser humano é social, por isso, criar e manter relações saudáveis faz bem pro corpo e pra mente. Tenha relacionamentos de qualidade, que te façam bem e te ajudem no dia a dia. Nada pior que ter alguém ao lado que coloque a gente pra baixo, né? Evite pessoas tóxicas!

5- Sono

O sono é um momento pra descanso, é quando o cérebro revigora suas energias. Por isso, sua privação aumenta o estresse, a falta de memória e concentração. De acordo com a ABRALE, o tempo de sono ideal varia de acordo com a idade, por isso é comum observarmos que crianças dormem muito mais que os adultos.

Um está conectado no outro

Já percebeu que um pilar acaba completando o outro? Uma rotina que prioriza a saúde é essencial pra viver bem e aproveitar todos os momentos do dia. E, claro, a Vitta está aqui pra te dar assistência durante toda essa jornada.

Além disso, você conta com mais de 16 especialidades pra cuidar de você, incluindo: nutrição, psicologia, medicina da família e ginecologia. E o melhor: sem filas, nem burocracia! 😉💙