O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios pro nosso dia a dia, mas também aumentou a pressão, subiu as cobranças e gerou mais estresse e desânimo. Isso impacta diretamente no nosso corpo que dispara um sinal de alerta de que nossa saúde mental não está bem. Mas, afinal, o que podemos fazer na prática para evitar que se agrave? Vamos te explicar. 

É comum procurarmos um médico pra fazer um check-up e saber como está o físico. Mas, parte da população não tem o mesmo cuidado quanto se trata da mente.  Isto é extremamente preocupante, já que saúde é uma só. Além de hábitos saudáveis como sono de qualidade e exercício físico, devemos realizar acompanhamento com um profissional qualificado para nos ajudar a lidar com nossos sentimentos e emoções. 

Fique atento a sua saúde mental

Consultar-se com psicólogos deveria ser comum para todas as pessoas, em especial para quem está com alguns desses sinais:

1. Evita sair e se isola 🏠

Todos precisam de um tempo pra si, mas se o isolamento for recorrente é preciso ficar atento. Principalmente em casos que você não sinta mais vontade de sair com amigos e familiares.

2. Noites mal dormidas com frequência 😪 

O sono é um dos reguladores do nosso organismo. Quando ficamos sem dormir ou temos o sono interrompido, os níveis dos neurotransmissores são afetados e liberamos mais hormônios de estresse, o que prejudica o equilíbrio emocional.

3. Alteração do apetite 🍽️

Quando não estamos bem mentalmente, pode ocorrer a falta ou o excesso de apetite. Isso acontece porque o nosso emocional influencia a relação com a comida.  A ansiedade, o desânimo e a exaustão podem ser alguns dos motivos.

4. Mudanças de comportamento 🤯 

Quando passamos por alguma situação desconfortável é comum a mudança de humor  por um curto período. Mas, quando essa mudança afeta o comportamento por mais tempo é preciso buscar ajuda para  entender o motivo.

Você já parou para refletir como estão seus sentimentos, ideias e emoções? Eles são um guia para saber o que deve prestar mais atenção.

Como cuidar da sua saúde mental na prática

O que é ter uma saúde mental de qualidade? 

Encontrar a harmonia na nossa integridade emocional, psicológica e social pode parecer desafiador, porém vale a pena em todos os aspectos na sua vida. Confira o que você ganha:

  • Saber lidar com as emoções 😁

Todos os dias passamos por diferentes situações, boas e ruins. Entender como cada emoção te afeta vai ajudar você a lidar com elas da melhor forma.

  • Aprender quais são os seus limites 🤚

Saber como sair de conflitos e situações descontáveis são essenciais pro bem-estar mental. Reconhecer e respeitar seus limites e falhas, melhoram o relacionamento com os outros e com você mesmo.

  • Atenção plena 🤔

Você vive o presente? Às vezes nos deixamos levar por pensamentos, emoções e impulsos que são prejudiciais. Concentra-se no que está fazendo te ajuda a sair do piloto automático e te coloca no controle dos seus sentimentos.

  • Autoconhecimento 🗝

Entender que somos humanos e abraçar as nossas fraquezas faz parte do processo de autoconhecimento. Identificar algo que pode ser melhorado é o primeiro passo pra se tornar uma melhor versão melhor.

Não é necessário passar por um grande acontecimento para procurar um psicólogo. Ele é um profissional qualificado, dentro de um espaço seguro, pra te ouvir e ajudar na sua jornada. A Vitta conta com uma equipe nas áreas de Psicologia e Psiquiatria para cuidar da sua saúde mental 🧠

Precisou? Chama a Vitta!