Qual é a importância da nutrição para seu corpo e saúde?

A nutrição tá presente na vida de todo mundo, o que difere uma nutrição balanceada de uma nutrição desequilibrada são as escolhas que fazemos no dia a dia. Tem optado pelo consumo de alimentos mais naturais ou super processados? É claro que a melhora da qualidade de vida tem tudo a ver com isso, é uma escolha no presente que pode impactar nosso corpo futuramente.

A verdade é que o alimento faz uma grande diferença no bem-estar físico, mental e social. estudo publicado na revista Plos Medicine mostra que os brasileiros possuem uma relação inadequada com a alimentação, com cerca de 26% dos óbitos por diabetes. 

Não vamos fazer parte desses números, né?

É óbvio que uma alimentação equilibrada tem um impacto na nossa saúde e também auxilia no cuidado preventivo pra evitar doenças no futuro. Alguns alimentos como nozes, leguminosas e grão integrais  contribuem para tornar sua vida mais saudável e longa. 

Quanto mais cedo a mudança de hábito, melhor!

Nenhum novo hábito se começa fácil, as primeiras semanas serão sempre as mais difíceis e vai acontecer muita autossabotagem. Mas isso não significa que é impossível. Pra esse novo começo, não precisa fazer nenhuma alteração drástica, procure um nutricionista e fale sobre os alimentos que tem em sua casa, sobre seus hábitos diários e até mesmo sobre manter alguns alimentos que pra você é impossível tirar do dia a dia.

Um passo de cada vez, assim chegará longe. O importante é traçar metas que são atingíveis. 

Pra te ajudar, selecionamos alguns alimentos que provavelmente vão fazer parte da sua alimentação e quando bater aquela fome no meio do dia, vão te salvar!

Oleaginosas

São as famosas sementes. Elas são cheias de fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. Além disso, ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, na proteção do sistema cardiovascular e atividade cerebral. E por serem fontes de energias, te dá aquele up no meio do dia!

Frutas Secas

Práticas e cheias de nutrientes. Ricas em fibras, elas aumentam o tempo de saciedade, ajudando nas funções estruturais e biológicas do corpo. Além de deliciosas, são fáceis de carregar na mochila/bolsa.

Granola

Rica em fibras, a granola auxilia no processo de ganho de massa muscular, melhora a aparência da pele e ainda dá aquela energia pra encarar o dia. Além do mais, ela é rica em zinco, selênio e outros minerais que ajudam no crescimento e na saúde capilar. Mas cuidado, a granola industrializada tem muito açúcar. Prefira a natural.

Tapioca

Essa é bastante conhecida. A tapioca é ótima fonte de carboidratos, ideal pra ser consumida com uma fonte proteica. Isso vai te ajudar a ter mais saciedade. E claro, ela tem seus benefícios: baixo teor de sódio, fonte de energia, rica em cálcio e não contém glutén.

Tudo começa com você!

Além desses exemplos de alimentos que foram citados, existem diversos alimentos que podem ajudar você a ser mais saudável, lembre-se de dar prioridade para os alimentos mais naturais, como: legumes, verduras, feijão, carnes magras, aveia, entre outros. 

Outra dica importante é sempre ter alimentos coringas em casa, caso não tenha tempo pra se organizar e planejar sua alimentação, opte pelo consumo destes, como por exemplo: armazenar  água de coco, castanhas, frutas, uma saladinha lavada e de fácil preparo. Aos poucos, você vai pegando a manha e se acostumando com esse novo estilo de vida.

Falando nisso, a Vitta pode te ajudar! Temos uma equipe incrível de nutrição, que te auxilia com as mudanças em seus hábitos alimentares, criando um planejamento alimentar personalizado para você. Um cuidado fácil, acessível e transformador 💙

 Um dia de cada vez e uma alimentação equilibrada sempre