Dia dos Namorados… Ahhh! O amor está no ar… 

O amor é um sentimento profundo e complexo, que pode ser experimentado e expressado de diferentes maneiras. Não importando cor, raça, religião ou orientação sexual. 

O Dia dos Namorados, é uma celebração para que a gente possa externar todo amor, afeição e carinho que sentimos por alguém… e que tal se esse alguém for você?!

É comum em relacionamentos afetivos, a busca por promover o bem-estar e cuidado com o outro, mas como falar em amor por outra pessoa sem antes olhar para si?

Quando falamos em amor próprio, isso independe de você estar ou não em um relacionamento, o importante é te mostrar o quão significativo é para sua vida, desenvolver o autocuidado e autoconhecimento.

Como desenvolver o autocuidado?

Antes de mais nada, é importante saber que o autocuidado é um processo contínuo e íntimo, no qual você aprende a enxergar as suas qualidades e também suas limitações.

Para desenvolvê-lo, é importante que  se volte para suas experiências e necessidades, e perceba de que forma isso pode afetar a sua vida. 

Por isso…

  1. Estabeleça limites – Aprenda a dizer “NÃO” quando necessário. É importante reconhecer seu esgotamento ou quando algo não está alinhado com as suas necessidades. Deixe as pessoas do ciclo a par do que lhe convêm, para evitar aborrecimentos futuros.

2. Priorize-se – Isso mesmo, siga suas necessidades, estabeleça metas e priorize-se. Realize atividades que possam promover conforto e bem-estar e tire um tempo para você se cuidar.

3. Conscientize-se – Reconhecer seus  sentimentos e os sinais do seu corpo. Entender melhor suas emoções, sentimentos e pensamentos permite que você tome decisões mais assertivas e ainda promova um maior bem-estar físico e mental.

4. Cuide da sua saúde como um todo – Os cuidados com a suas aúde física, mental e emocional, são constantes e devem ser equilibrados. Pratique exercício físico, pelo menos 30 minutos por dia, mantenha uma alimentação balanceada e saudável, durma o necessário, realize exames de rotina e evite consumo de substâncias tóxicas.

amor próprio

Como desenvolver o autoconhecimento?

O autoconhecimento e autocuidado andam juntos, assim, você exerce melhor sua percepção pessoal, além de desenvolver-se com as pessoas que você mais ama.

Sentir, explorar, analisar e compreender, estes são os pilares para aplicar na sua vida aquilo que faz sentido para você.

Por isso….

  1. Aceite-se – Parte essencial do amor próprio é aceitar-se, sem julgamentos, com acolhimento e bondade. Todos temos características positivas e negativas, o que faz de nós pessoas únicas. Reconhecer quem você é, permite com que tenha mais aceitação e crescimento pessoal. 
  2. Exercite atenção plena – Mais conhecido como mindfulness, é uma forma de aplicar sua atenção para o momento presente. Praticar esse exercício te ajudará a manter você no “aqui e agora”. É importante observar seus pensamentos e emoções sem julgamentos, dessa forma, você poderá desenvolver uma maior consciência de si.

3. Experimente coisas novas – Quando você se abre para novos caminhos, está também se descobrindo. Desde atividades mais simples, até as mais complexas, podem te ajudar a entender melhor suas barreiras. Descubra novos hobbies, faça cursos, estipule novas metas, conheça lugares e pessoas novas e amplie seus horizontes.

4. Faça terapia – Ter um profissional qualificado para te assistir e te acompanhar, irá permitir um olhar mais profundo de dentro para fora. A terapia é essencial para que você se sinta mais confortável com questionamentos internos e para fortalecer o seu processo de autoconhecimento.

Essas foram algumas dicas para aperfeiçoar seu amor próprio, contar com uma rede de apoio, que possa te auxiliar nesse encontro pessoal é primordial.

Aqui na Vitta, você conta com diferentes especialistas, além de nutricionistas e psicólogos para promover este conforto e te acompanhar de pertinho, através de um time integrado e com informações essenciais para te ajudar a desenvolver estes cuidados.

Fale com o nosso time de saúde e promova este bem-estar dentro da sua empresa também!