As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) afetam centenas de milhões de pessoas em todo mundo, somente no ano de 2016, houveram 127 milhões de novos casos de clamídia, 87 milhões de gonorreia, 6,3 milhões de sífilis e 156 milhões de tricomoníase  —  as principais DSTs

Muitos homens podem não perceber que estão infectados, pois não apresentam sintomas. No entanto, isso não significa que as DSTs não estejam afetando sua saúde.

Nem todas as doenças sexualmente transmissíveis têm sintomas, mas quando ocorrem nos homens, podem incluir:

  • Dor ou queimação durante a micção;
  • Uma necessidade de urinar com mais frequência;
  • Dor durante a ejaculação;
  • Corrimento anormal do pênis, corrimento particularmente amarelado ou com mau cheiro;
  • Inchaços, bolhas ou feridas no pênis ou órgãos genitais.

Principais DSTs em homens

As principais DSTs que afetam os homens incluem:

Clamídia

  • Sintomas: Os sintomas incluem dor ao urinar, dor na parte inferior do abdômen e corrimento peniano;
  • Fatos importantes: a maioria das pessoas com clamídia não apresenta sintomas. E devido a isso, diversos especialistas acreditam que muitos casos não são relatados;
  • Tratamento: A clamídia é tratada com a utilização de antibióticos, e geralmente a pessoa pode se recuperar de um caso dentro de uma semana ou mais.

Herpes genital

  • Sintomas: os sintomas incluem coceira, dor, pequenas saliências cheias de líquido ou de cor vermelha, além de úlceras que podem eventualmente deixar crostas;
  • Fatos importantes: é possível espalhar o vírus da herpes mesmo que você não tenha feridas ou sintomas;
  • Tratamento: Medicamentos antivirais, como aciclovir e valaciclovir, podem tratar surtos. No entanto, não existe uma cura para a complicação.

Verrugas genitais e papilomavírus humano (HPV)

  • Sintomas: os sintomas incluem pequenas áreas de inchaço ao redor do pênis (no caso de verrugas genitais), verrugas em forma de couve-flor e coceira ao redor do pênis;
  • Fato importante: atualmente não há teste de HPV recomendado para homens;
  • Tratamento: As verrugas genitais geralmente são tratadas com um medicamento aplicado nas verrugas. No entanto, eles também podem ser removidos cirurgicamente se a medicação não estiver surtindo efeito.

Gonorréia

  • Sintomas: Os sintomas incluem queimação durante a micção, secreção amarela ou verde e dor nos testículos;
  • Fato importante: se não tratada, uma infecção por gonorréia pode aumentar as chances de uma pessoa contrair o HIV;
  • Tratamento: A gonorreia é geralmente tratada com a utilização de dois medicamentos ou terapia dupla.

HIV

  • Sintomas: os sintomas incluem febre, erupção cutânea, dor de garganta e gânglios linfáticos inchados. Os sintomas pioram à medida que a infecção pelo HIV progride.
  • Fato importante: pensa-se que o HIV ocorra com mais frequência em homens gays, devido ao risco de infecção por realizar sexo anal.
  • Tratamento: o HIV não é curável, mas pode ser tratado por várias classes de medicamentos que impedem que o vírus se copie e domine as células do corpo.

Tricomoníase 

  • Sintomas: os sintomas são raros nos homens, mas podem incluir prurido no pênis, micção dolorosa e corrimento peniano.
  • Fato importante: cerca de 20% das pessoas com tricomoníase são re-infectados dentro de três meses após o tratamento;
  • Tratamento: tricomoníase é geralmente fácil de curar, e geralmente é tratada com uma dose de antibióticos.

Prevenção para homens

As doenças sexualmente transmissíveis podem afetar qualquer homem sexualmente ativo, independentemente de idade, raça ou orientação sexual. No entanto, muitas doenças sexualmente transmissíveis são altamente evitáveis.

A abstinência é o único método infalível de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, ao estar ciente das mudanças em seu corpo e praticar sexo seguro, você pode proteger a si e a seu parceiro. 

A prática consistente de utilizar a camisinha e outros métodos, torna menos provável a transmissão pelas principais DSTs através do sexo vaginal, oral e anal. Por isso, é importante praticar sexo seguro durante todas as atividades sexuais. Os preservativos podem ser usados ​​para sexo vaginal, oral e anal. 

Muitas pessoas acreditam que o sexo oral é livre de riscos. No entanto, várias DSTs (inclusive, parte das principais DSTs) podem ser transmitidas durante o sexo oral, incluindo: sífilis, herpes e gonorréia.

Algumas doenças sexualmente transmissíveis se espalham mais facilmente durante o sexo anal. Essas doenças sexualmente transmissíveis podem ser mais comuns para os homens gays, que geralmente realizam mais a prática do sexo anal. Independentemente da sua orientação sexual, você deve cuidar bem de sua saúde sexual, sempre fazendo sexo seguro e sendo testado regularmente para doenças sexualmente transmissíveis.

Complicações das DSTs

As complicações das DSTs podem ser pequenas, como inflamação e dor na região pélvica.

Outras complicações podem ser fatais ou causar danos que acompanharão o portador a longo prazo, como:

  • Doença cardíaca;
  • Infertilidade;
  • Artrite;
  • Cânceres do colo e reto, relacionados ao HPV.

Tratamento para DST

O tratamento para doenças sexualmente transmissíveis varia de acordo com o fato de sua origem.

Dentre as principais DSTs bacterianas estão: gonorréia, clamídia, tricomoníase e sífilis. Elas podem ser tratadas com antibióticos. O tratamento delas podem incluir a utilização dos seguintes medicamentos: metronidazol, tinidazol e outros.

Já em relação as principais DSTs virais, estão: a herpes, o HPV e a AIDS. Estas complicações devem ser tratadas com medicamentos antivirais, e por vezes, esses medicamentos devem ser tomados diariamente para evitar que a infecção se manifeste novamente. Este método é conhecido como terapia supressora.

O HPV não pode ser curado completamente, mas a vacinação pode ajudar a diminuir substancialmente o risco de contrair o HPV ou uma DST relacionada ao HPV.

Uma pílula de profilaxia pré-exposição (PrEP) pode ajudar a evitar o HIV se o seu médico acreditar que você está em risco. A pílula consiste em dois medicamentos que combatem o HIV se entrarem no seu corpo e tratarem quaisquer sintomas ou complicações. A pílula deve ser tomada todos os dias. Além disso, este pode ser um método bem-sucedido de prevenir o HIV junto com outros hábitos sexuais seguros.

Perspectiva

As doenças sexualmente transmissíveis são mais comuns do que você imagina. Sempre que detectar algum sintoma de uma DST ou acreditar que pode ter sido infectado, faça o teste! Consulte o seu médico o mais rápido possível para evitar qualquer dor ou desconforto associado aos seus sintomas.

Seja honesto com seu médico ao descrever sua história sexual e seus sintomas. Falar sobre sua vida sexual ou contrair uma DST pode parecer muito pessoal ou desconfortável para ser compartilhado. Mas aprender sobre uma DST desde cedo, tomar medidas preventivas e obter tratamento rapidamente ajudará a evitar consequências a longo prazo para sua saúde, além de permitir que você desfrute de uma vida sexual mais saudável.