Você é do tipo que “assalta a geladeira” quando bate a ansiedade? 😅 Doces, chocolate, sorvete… opções não faltam e, quase sempre, a escolha é por alimentos nem sempre tão saudáveis, rs. Muita gente não sabe, mas a Compulsão Alimentar também está ligada à nossa saúde mental! 🧠👈

Agora, porque isso acontece? É o que você vai descobrir no conteúdo de hoje. Acompanhe! 👇😬

Mas, afinal, o que é a compulsão alimentar? 🧐

Comer compulsivamente e pensar em se alimentar frequentemente são dois dos sintomas que estão relacionados a um transtorno que afeta milhares de brasileiros: a compulsão alimentar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente em 2019, o transtorno da Compulsão Alimentar atingiu em torno de 2,6% da população mundial. 

O distúrbio é caracterizado pela falta de controle na ingestão dos alimentos. Sabe aquele caso em que a pessoa come  só “por comer” e não porque está com fome? Então, é mais ou menos assim…

As consequências podem ser graves. Dependendo do metabolismo da pessoa, essa ingestão excessiva deixa a pessoa mais vulnerável ao desenvolvimento de obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes, entre outras doenças.

Porém, é preciso ter cuidado com as generalizações…

 Compulsão alimentar e saúde mental: sabia que existe relação?

Nem sempre comer em excesso significa compulsão alimentar ⚠️

O diagnóstico de compulsão alimentar é bastante sério. Nem sempre quem come muito apresenta este transtorno. Em alguns casos, a pessoa pode comer uma quantidade maior do que o normal por diversos motivos, inclusive, psicológicos. Sim, é verdade!

Por exemplo, suponha que durante a infância uma pessoa tenha sido ensinada a “nunca deixar comida no prato” ou “nunca desperdiçar comida”. Assim, ela pode passar o resto da vida comendo mais do que o necessário por conta desses “avisos”. 

Ou seja, a pessoa desenvolve o comportamento de comer além do necessário, mas isso não significa que se trata de uma compulsão. Nesses casos, não há descontrole. Há um padrão inadequado de alimentação, mas não necessariamente um distúrbio. Deu pra entender?

Quais os sinais que podem indicar uma compulsão alimentar? 🥙

Existem diversos sintomas que apontam para uma possível compulsão alimentar. Entre os principais estão:

👉 Comer rapidamente;

👉 Ingerir alimentos até ficar desconfortavelmente cheio;

👉 Comer sem sentir fome;

👉 Se alimentar sozinho para evitar constrangimento;

👉 Recorrer a alimentos estranhos só para comer “alguma coisa”: arroz cru, manteiga, etc.

Independente do caso, o diagnóstico é clínico, ou seja, feito por um médico. Não existe diagnóstico laboratorial ou de imagem. Cada caso é individualizado e necessita do acompanhamento de profissionais especializados.

Qual é a relação entre compulsão alimentar e transtornos mentais? 🥗🍴

A compulsão alimentar e outros transtornos mentais estão relacionados em diversos âmbitos. Inclusive, alguns deles podem servir como gatilhos. Por isso, algumas pessoas começam a repetir o padrão de comer excessivamente logo após uma crise de estresse, ansiedade ou um episódio de depressão, que podem estar relacionados com grandes perdas, depressão, distúrbios hormonais, ou, até mesmo, a realização de dietas extremamente restritivas.

Além do mais, a compulsão alimentar também impacta a saúde emocional, podendo provocar outros transtornos, como quadros de bulimia e anorexia.

É importante lembrar que só a alimentação não basta para cuidar da nossa saúde mental.

Entretanto, ela é uma parte importante da nossa existência e devemos dar a devida atenção. A qualidade dos alimentos que ingerimos têm o poder de interferir no humor e energia e está frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados à doença mental.

É possível tratar a compulsão alimentar? ✅

Sem dúvidas! Porém, é preciso buscar ajuda profissional para compreender as causas do problema e desenvolver estratégias efetivas para readquirir o controle, já que, infelizmente, a maioria das pessoas não consegue superar o problema sem o tratamento adequado 

Quanto mais rápido o tratamento, menor é o impacto do transtorno sobre a vida da pessoa.

Você sabe que pode contar com a Vitta! 🥰

O Hospital Digital conta com equipe de nutricionistas e psicólogos pra ajudar você a encontrar o equilíbrio ideal com a alimentação.

Além disso, oferecemos mais de 16 especialidades e assistência sete dias por semana via WhatsApp. 📲

Precisou? Já sabe, chama a Vitta! 💙