Descubra os benefícios da amamentação para a mamãe e o bebê

A amamentação é um dos momentos mais mágicos e importantes na vida da mãe e do bebê. Afinal, assim como cada gestação é única, a conexão e o momento de amamentar também é. No fim das contas, não importa quantas vezes a mãe já passou por essa fase, vai sempre haver a expectativa de pegar o neném no colo e começar essa missão tão aguardada. 🥰

Ainda assim, diversos obstáculos podem surgir ao longo dessa jornada. Então, pra celebrar a Semana Mundial da Amamentação, separamos alguns dados pra mostrar a importância do ato de amamentar e como te ajudar nessa sublime tarefa. Acompanhe! 😊

A amamentação merece atenção! ⚠️

Nos últimos anos, houve um notório aumento na discussão e na divulgação dos benefícios da amamentação. E não se trata de uma percepção só nossa.

De acordo com os resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, realizado pelo Ministério Público, 45,7% das crianças menores de 6 meses recebem leite materno exclusivo.

Só a título de comparação, em 2006, último ano dessa mesma pesquisa, o índice era de 37,1%. Já em 1996, apenas 23,9% das crianças menores de 6 meses eram alimentadas apenas com leite materno.

Ou seja, apesar de ainda haver a necessidade de expandir a conscientização sobre o tema, houve, de fato, um grande avanço na causa!

Afinal, por que devo amamentar o meu bebê? 🤔

Pra início de conversa, o leite materno é o único alimento que o seu bebê precisa durante os primeiros seis meses de vida. Ele oferece todos os nutrientes necessários para a criança crescer forte e saudável. Nem mesmo água é necessária para um bebê que está em amamentação exclusiva, acredita?

Além disso, amamentar é um ato de amor. Durante a amamentação, são liberados os hormônios da ocitocina e endorfina, relacionados à felicidade e ao bem-estar. Juntos, em contato pele a pele, mãe e bebê se conhecem e aprendem um sobre o outro e iniciam uma jornada de cumplicidade e afeto. 

E tem mais: o leite materno é muito prático, está sempre pronto, na temperatura ideal, na medida certa e de graça!     

E tem mais benefícios da amamentação para o bebê? 🙆‍♀️

Pode apostar que sim! Os benefícios da amamentação para o bebê envolvem a proteção imunológica, a prevenção de doenças na infância e o bom desenvolvimento da arcada dentária. Além disso, o leite materno contém anticorpos, enzimas e glóbulos brancos, que protegem o bebê contra infecções e doenças. Vamos às principais?

👉 Desenvolvimento fonoaudiológico: entre os benefícios da amamentação, a fonoaudiologia também é um destaque. O exercício de mamar recruta uma ampla musculatura, prevenindo o crescimento incorreto dos dentes e dificuldades na fala. 

👉 Prevenção de doenças: dos benefícios da amamentação exclusiva, a prevenção de doenças é um dos mais importantes. Entre elas, destacam-se infecções, resfriados e gripes, obesidade, diabetes, alergias, hipertensão e doença celíaca. E, se ficarem doentes, os bebês amamentados se recuperam mais rapidamente porque o corpo da mãe produz os anticorpos necessários. Incrível, né?

👉 Apoio emocional e inteligência: um bebê amamentado tem mais contato com a mãe, sensação de segurança, amor, cuidado e proteção. Isso permite que ele se torne uma criança mais confiante. Além disso, crianças e adolescentes que tiveram um aleitamento de forma exclusiva têm um melhor desempenho em testes de inteligência.

Tá achando que para por aí? As mamães também saem ganhando!

Benefícios da amamentação para a mãe 💆‍♀️

Como dissemos há pouco, durante a amamentação, o organismo da mulher libera hormônios relacionados à afetividade e ao bem-estar. Outro grande benefício é o vínculo afetivo com o bebê, que promove o desenvolvimento saudável da criança. 

E tem mais benefícios:

👉 Recuperação: reduz o sangramento, prevenindo a ocorrência de hemorragias e de anemia. Outra vantagem é a perda de peso pós-parto – mulheres que amamentam têm suas medidas reduzidas mais rapidamente. O ato queima cerca de 500 calorias por dia.  

👉 Câncer: diminui as chances de desenvolver câncer de mama, de ovário e útero.

Cuidado com a pega! 👶

A mãe e o bebê precisam de orientação para acertar a pega. É assim que ele pode extrair o leite em quantidade satisfatória, sem ferir o bico do seio. 

A pega correta acontece quando o bebê abocanha todo o bico e quase todo o mamilo que o circula. Os seus lábios estão curvados para fora, lembrando a boca de um peixinho. Para isso, a mãe pode abrir bem a boquinha do bebê, forçando gentilmente seu queixo para baixo e ajeitando o seio dentro da boca dele, assim como os seus lábios. 

É de apoio que você precisa? Conte com a Vitta!

Conheça o Vitta a Bordo 👶

O programa Vitta a Bordo oferece acompanhamento especializado desde os primeiros dias de gestação até após o nascimento do bebê. Olha só alguns dos benefícios:

🙋‍♀️ Suporte e apoio para dúvidas gerais

🧐 Monitoramento de fatores de riscos gestacionais

🤝 Acompanhamento da gestação e período puerperal

🩺 Estímulo ao pré natal, exames gestacionais e muito mais!

Além disso, você também conta com mais de 16 especialidades e assistência via WhatsApp, sete dias por semana! 📲

Precisou? Chama a Vitta! 💙