A saúde da mulher além dos exames. Como criar um ciclo de cuidado transformador e cheio de descobertas!

O que vem a sua cabeça quando pensa em cuidados com a “saúde da mulher”?

É preciso entender que essa atenção não se limita apenas às preocupações clínicas relacionadas ao aparelho reprodutivo da mulher, mas, também envolve abraçar e acolhê-la integralmente como pessoa.

Devemos considerar todos os fatores que podem interferir em sua saúde, autonomia, empoderamento e bem-estar. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você compreender a importância de se cuidar para além dos exames preventivos e assim, apoiar mulheres que estão ao seu redor.  

Vem com a gente!

A saúde da mulher no Brasil

Você sabia que o cuidado com a saúde da mulher tem pouco mais de três décadas no que diz respeito às políticas e protocolos?

Por volta de 1950, os olhares com o bem-estar feminino foram mudando de direção até se chegar ao combate à desnutrição e ao planejamento familiar. Antes disso, o tema era tratado – em sua maioria – às gestações e aos partos. 

Com o passar do tempo, foram elaboradas diretrizes para garantir os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, além da atenção com o bem-estar da mãe e do bebê antes do parto.

Atualmente, existem ações totalmente direcionadas para o monitoramento de doenças que possam se desenvolver no organismo feminino ao longo dos anos, como é o caso do câncer de mama e de colo de útero, por exemplo.

Campanhas sobre o tema se espalham pelo país para conscientizar a necessidade de manter uma rotina de cuidados preventivos com a saúde feminina e, mais ainda, para reforçar a liberdade de escolha e autonomia que toda mulher deve ter com o seu próprio corpo.

E por falar nisso, é importante pensar que em cada fase de desenvolvimento da mulher, desde a infância, adolescência, vida adulta e a terceira idade, demandam cuidados específicos.

Veja a seguir, quais fatores estão relacionados ao cuidado integral com a saúde e o bem-estar da população feminina.

Jornada de cuidados com a saúde da mulher

É essencial lembrar que cada mulher possui necessidades singulares sobre a sua saúde. Porém, existem cuidados básicos que podem ajudar na prevenção e na qualidade de vida de um modo geral.

Confira abaixo, os cinco principais cuidados que as mulheres podem adotar:

1- O poder feminino está no autoconhecimento

Você sabia que se conhecer melhor pode ser uma maneira eficaz de prevenir complicações à saúde?

Quando conhecemos nosso corpo de forma única e íntima, conseguimos observar pequenas mudanças que não são comuns, como alteração na textura da pele, cabelo etc.

2- Alimentação saudável também é prevenção!

Consumir alimentos ricos em vitaminas,  minerais e fibras, além de verduras e legumes são uma ótima forma de fortalecer as defesas do corpo e de se proteger contra o câncer.

Afinal, esses alimentos têm o poder de dificultar a chegada de substâncias cancerígenas às células e de reparar o DNA danificado quando a agressão já começou.

3- Exercício físico é essencial nessa luta!

Você sabia que se exercitar e controlar o peso corporal são fundamentais para a prevenção do câncer de mama?

Aliadas à uma boa alimentação, as atividades físicas podem ser fundamentais também para quem está em tratamento. Que tal caminhar por 30 minutos ao dia?

4- Amamentar é se proteger

Você sabia que a amamentação pode auxiliar na prevenção do câncer de mama?

Amamentar reduz a exposição da mãe a hormônios que aumentam o risco do câncer, eliminando células mamárias com mutações. Além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê.

5- A saúde mental da mulher também precisa ser explorada e cuidada

Nossos pensamentos têm o poder de mudar não somente nossa saúde, mas nosso humor, nosso dia e nossas ações. Por isso é importante sempre voltar o olhar para aquilo que te faz bem.

Você pode tirar uns minutinhos para meditar, por exemplo. Esse cuidado pode auxiliar para o seu bem-estar emocional.

Juntas, todas as ações são importantes!

O que diz a política de prevenção à saúde da mulher

Em vigência desde 2004, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) integra um conjunto de ações preventivas para promover a saúde da mulher. 

A diretriz entende que os contextos e condições de vida de cada mulher podem impactar em sua saúde física e mental. A PNAISM busca promover a saúde antes de prevenir doenças, a partir de estratégias para reduzir as chances do surgimento dos problemas.

As dimensões entendidas como essenciais para o cuidado com a saúde da mulher são: 

  • Gravidez e parto humanizado
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis
  • Violência Doméstica/ Violência Sexual/ Violência obstétrica
  • Saúde mental
  • Câncer de mama ou de colo de útero
  • Saúde de Mulheres Adolescentes/ Lésbicas/ Negras/ Indígenas (entre muitas outras)
  • E muito mais.

Você sabia que as mulheres representam cerca de 51,8% de toda a população brasileira?

Segundo os últimos dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2019, o número de mulheres é superior ao de homens em nosso país.

O objetivo da pesquisa é mapear as diferenças entre os gêneros para fornecer informações que reforcem os conceitos de políticas públicas para diminuir as diferenças no acesso à justiça e bem-estar que existem.

Desfrute dos benefícios de se autoconhecer 

Algumas mulheres enfrentam conflitos desencadeados pela falta do autoconhecimento pessoal. O que consequentemente, apresentam dificuldades em conectar-se com o seu eu, suas vontades, limitações, desejos e sonhos.

Tudo isso não acontece do dia para a noite. É um processo lento, contínuo e cheio de descobertas. 

Podemos começar olhando para o nosso EU, enxergando nossos valores, pontos bons, ruins, fortes, fracos, medos e anseios. A partir desse autoconhecimento, conseguimos observar os pontos que precisamos melhorar para nos tornar uma pessoa realizada e mais feliz.

Além disso, se conhecer melhor pode ser uma maneira eficaz de prevenir complicações à saúde.

Quando nos conhecemos e sentimos nosso corpo de uma forma íntima e única, podemos enxergar precocemente o surgimento de mudanças corporais anormais. 

Sendo assim, é sempre importante estar alinhada com seu médico e realizar exames de acordo com suas necessidades em saúde, se cuidar de forma geral e acioná-lo quando notar que algo está fora do comum.

Pensando em bem estar e saúde, você tem o hábito de se conectar consigo mesma? Já tentou reservar um dia para se cuidar? Para colocar aquele projeto pessoal em ação, iniciar uma atividade física, e até mesmo ter um papo com pessoas queridas? 

É importante manter o corpo em movimento e ter pessoas queridas por perto.  

E por falar em hábitos saudáveis…

Você sabia que se exercitar ajuda a melhorar o equilíbrio hormonal, digestão, qualidade do sono, manejo do estresse e previne ainda, diversos problemas de saúde? 

A prática regular de exercícios contribui na prevenção de doenças cardíacas, infarto, pressão alta, e apoia na redução da pressão alta, diminuição do colesterol e melhora da circulação do sangue pelo corpo. 

Claro que junto com a atividade física, caminha a alimentação.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil poderiam ser evitados se a adoção de hábitos saudáveis fossem inseridos em sua rotina.

Mudar o estilo de vida – dentro da realidade de cada uma – pode ser o primeiro passo para prevenir fatores de risco para a saúde da mulher. 

Um bom começo para isso é:  

❌🍔 Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

Fast-foods, refrigerantes, macarrão, bacon e demais industrializados apresentam quantidades elevadas de sal, açúcar e/ou gordura e calorias, o que contribui para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.

🥦🍉 Preferir alimentos in natura ou minimamente processados para a base da sua alimentação

Tenha como base alimentar pratos de origem vegetal como: arroz, feijão, mandioca, batata, alface, tomate, frutas e muito mais.

➖🥩 Limitar o consumo de carnes vermelhas a 500g por semana 

O consumo excessivo de carne  bovina e suína estão relacionados ao risco de desenvolver câncer de intestino. 

👍🧘‍♀️ Manter um peso corporal adequado é importante para a saúde da mulher

É uma das formas de se proteger. O excesso de gordura corporal está relacionado ao desenvolvimento de câncer. 

👎🍺 Fugir de bebidas alcóolicas

Não existe dose segura! O consumo de bebidas alcoólicas aumenta as chances de contrair câncer de mama, faringe, fígado, estômago e intestino. 

🏋️‍♀️🚴‍♀️ Ser fisicamente ativa

Desde caminhadas, ciclismo, yoga até futebol. Manter uma rotina ativa é o primeiro passo para evitar o excesso de gordura corporal e alguns tipos de câncer. 

👩‍💼🩺 Fazer um acompanhamento com profissionais da saúde! 

Busque apoio de profissionais da saúde para receber todas as orientações necessárias, desde a prevenção, diagnóstico precoce até o tratamento mais adequado para a sua condição clínica.

Focar no autocuidado é uma das medidas mais eficazes para manter uma vida mais saudável e garantir o bem-estar que toda mulher merece ter.