Tratado como vilão pela maioria das pessoas, o colesterol é um tipo de gordura presente no corpo que contribui pra diversas funções importantes. 

Apesar de ter um papel benéfico pra saúde, o excesso dele pode provocar sérios danos, incluindo problemas cardiovasculares. 🫀

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado no último dia 08/08, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o colesterol e como equilibrá-lo pra manter a sua saúde em dia. Acompanhe!

Começando do início: o que é o colesterol? 🤔

O colesterol é um composto orgânico vital pro bom funcionamento do organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos, ele contribui pra produção do hormônio cortisol, de vitamina D e de ácidos envolvidos na digestão de gordura.

Embora a maior parte dele seja produzido pelo próprio organismo, ele pode ser obtido em alimentos como ovos, carnes e leite integral.

Os tipos de colesterol

Você já deve ter ouvido falar que existem dois tipos, o “bom” e o “ruim”. Mas essa classificação se refere à forma como a substância é transportada em nosso corpo.

Não entendeu?

Por se tratar de uma substância gordurosa, o colesterol não se dissolve no sangue. Portanto para ser transportado através da corrente sanguínea o colesterol precisa de um carregador.  As principais lipoproteínas responsáveis por “carregar” nosso colesterol são a HDL (High-density lipoprotein) e a LDL (Low-density lipoprotein).

E é justamente sobre elas que falaremos a seguir…

LDL , o colesterol ruim 😈

Vamos começar pelo mau, rs. O LDL é a sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade. Por conta de sua função, a LDL facilita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas. Esse processo é o que causa o entupimento das artérias, que por sua vez acarreta infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

É por isso que o LDL é considerado ruim, entendeu?

HDL, o colesterol bom 😁

Agora, vamos falar do “bonzinho”, o colesterol HDL, que é transportado pelas lipoproteínas de alta densidade. A diferença entre o HDL e o LDL é o que faz dele o “herói” dessa história.

As HDL fazem a retirada do colesterol das artérias, inclusive das placas. Só pra ficarmos na metáfora de super-heróis, é como se o Colesterol Bom fosse um protetor, responsável por combater a sujeira deixada pelo Colesterol Ruim. Agora ficou fácil, né?😅😂

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol

Cuidado com os sinais. Ou melhor, a falta deles…

Ter colesterol alto não é algo que provoca sintomas no corpo (mesmo quando as taxas estão elevadíssimas). Ou seja, é um quadro de saúde silencioso e a única maneira de saber os níveis é através de exames de rotina.

Os sintomas que podem surgir, como dor no peito, falta de ar e palpitações podem estar associados a doenças causadas pelo aumento dos níveis de colesterol, como a angina ou o infarto agudo do miocárdio.

E quais os fatores de risco? ⚠️

Embora existam diversos fatores que contribuem pro seu desequilíbrio, as causas mais comuns do colesterol alto são:

👉 Histórico familiar;

👉 Sedentarismo;

👉 Obesidade;

👉 Diabetes;

👉 Alimentação desequilibrada.

Falando em alimentação…

Importância da alimentação pro equilíbrio do colesterol 🥘

A escolha dos alimentos que você consome no dia a dia é fundamental pra manter os níveis de HDL sob controle. Só pra você ter uma noção, até 30% do colesterol do organismo é proveniente da alimentação. Ou seja, a alimentação tem um papel importantíssimo pro equilíbrio da saúde. 

Confira alguns alimentos aliados que você pode inserir na sua rotina:

  • Ingerir alimentos com ômega 3, como sardinha, bacalhau e atum 🐟
  • Consumir vegetais no almoço e no jantar 🍲
  • Preferir alimentos integrais, como pão e arroz integral 🍞🥖
  • Consumir frutas, verduras e legumes regularmente 🍎🥬
  • Comer fontes de gordura boa, como azeite, abacate, linhaça, chia e castanhas.🥜

A Vitta te ajuda a manter tudo sob controle! 🕹️

Com o Hospital Digital, você conta com uma equipe de nutricionistas pra oferecer um plano alimentar individualizado, de acordo com as suas necessidades. Além disso, são mais de 16 especialidades pra te ajudar a cuidar da sua saúde, incluindo medicina da família e psicologia!

Precisou? Já sabe, chama a Vitta! 💙