A rotina de exercício físico precisa de muita dedicação e disciplina. Mesmo pra quem já está habituado, tem dias que o cansaço bate e é difícil cumprir essa tarefa. Se você já passou por isso, sabe que a sensação de dever cumprido ao final da atividade é recompensador. Além da sensação de prazer e bem-estar como já vimos em outro artigo do blog, também ganhamos uma dose extra de energia pro nosso dia. Mas, por que ficamos mais animados depois que nos exercitamos? Vamos te explicar como funciona o nosso organismo. 

Quando mantemos o corpo em movimento, estimulamos a produção das mitocôndrias das células musculares, responsáveis pela produção de energia e o processo de respiração celular. Com o cérebro mais oxigenado e o aumento da frequência cardíaca durante os exercícios, são liberados neurotransmissores como a Endorfina. Essa substância nos deixa mais dispostos quase instantaneamente e  pode durar por até 2 horas. 

 Garanta uma dose extra de energia para o seu dia

Qual o melhor horário para fazer exercícios físicos? 

O horário ideal pra praticar algum esporte ou exercício é subjetivo. Ele deve ser um hábito na sua rotina, mas sem atrapalhar as outras tarefas. Caso esteja em dúvida, vamos te mostrar os benefícios de se exercitar de manhã e à noite. 

Manhã 🌅

Quando acordamos, nos sentimos descansados e prontos pra seguir a nossa rotina. Segundo o jornalMedicine & Science in Sports & Exercise, a sensação de ânimo aumenta ao colocar o corpo em ação logo pela manhã. Como seu cérebro já está a todo vapor, você vai se concentrar mais e aumentar o foco no trabalho e estudos. Uma ótima opção para quem precisa dos efeitos do cafezinho durante o dia. 

Tarde 🌇

Esse horário costuma ser mais difícil para conciliar na agenda, mas se você tem um horário flexível ou consegue praticar alguma atividade física na hora do almoço pode aproveitar algumas vantagens. Com os parques e academias estarem mais vazios você tem mais tranquilidade pra se exercitar. Além disso, alguns especialistas afirmam que o desempenho pode melhorar durante à tarde, já que a temperatura corporal aumenta nesse período do dia. 

Noite 🌜

Quase no final do dia, já realizamos a maioria das tarefas e gastamos grande parte da nossa energia. Praticar exercício físico nesse horário é excelente pra quem quer desestressar e desligar dos compromissos do trabalho.  Ao final do treino você vai se sentir leve e vai dormir com mais facilidade. Essa é uma excelente dica para quem sofre de insônia. 

Depois de decidir o horário e a modalidade que mais gosta de praticar, chegou a hora de escolher a intensidade do exercício.  

Intenso X Moderado

Uma pesquisa realizada na Universidade de Turku, na Finlândia, revelou que adultos que fazem o treino intervalado de alta intensidade, o famoso HIIT, tiveram um aumento significativo na liberação de endorfina em comparação aos que praticam exercícios aeróbicos que exigem menos do corpo.

O Hiit é muito usado com corrida e bicicleta, mas também pode ser aplicado na musculação. Por serem exercícios que precisam de mais esforço, consequentemente melhoram o condicionamento físico. Quando se intercala a atividade pesada com pequenos intervalos de descanso, seu corpo precisa aumentar a frequência cardíaca e a respiração pra se manter ativo. Esse esforço repetitivo fortalece o sistema cardiovascular.  Em contrapartida, por exigir demais do corpo, é preciso redobrar os cuidados para evitar possíveis lesões e acidentes durante a prática. 

Se você está começando os treinos, deve pegar leve para que o corpo se acostume com essa mudança de hábito. Neste caso, os exercícios mais indicados são os moderados, entre eles caminhada ou dança. Assim, você pode progredir sem ultrapassar seus limites logo de cara. 

Não importa qual seja a modalidade, intensidade ou horário, quando você se exercita com frequência garante inúmeras vantagens. Quer saber mais sobre os principais cuidados que deve ter com a sua saúde? Continue de olho no nosso blog e nas redes sociais da Vitta.