Quando se ouve falar em febre amarela, muitos se assustam, porém muitos também desconhecem os sintomas da febre amarela além das manchas amareladas características pelo corpo do indivíduo infectado.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintoma e evoluem para a cura.

O que é?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

A doença têm importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti (ou mosquito da dengue).

Como ela se transmite?

A doença costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.

A maior incidência da febre amarela no Brasil acontece entre os meses de janeiro e abril, que é o período das chuvas. Nessa época, há um aumento da quantidade do mosquito transmissor. Sendo os períodos de férias de verão e de maior atividade agrícola pode haver a elevação do número de pessoas infectadas.

Existem dois ciclos da doença:

Silvestre

Em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat

Urbana

Em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.

Macacos podem transmitir a febre amarela?

O macaco não transmite a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra.

A transmissão se dá somente pelo mosquito, desta forma não há relatos de transmissão da enfermidade direta entre pessoas. Os macacos ajudam a identificar as regiões onde estão acontecendo a circulação do vírus e com estes dados, o governo distribui estrategicamente as vacinas no território nacional de acordo com pessoas que apresentam os sintomas da febre amarela.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Muitas pessoas que contraem a enfermidade não apresentam sintomas da febre amarela. Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado, porém se você apresentar a maioria dos sinais abaixo, fique atento.

  • Teve febre de repente?
  • Está com dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas?
  • Está com dor de cabeça?
  • Está com falta de apetite?
  • Sente náuseas?
  • Está vomitando?
  • Seus olhos, rosto ou língua estão avermelhados?
  • Seus olhos estão sensíveis a luz?
  • Se sente cansado e fraco?

Se você respondeu sim a maioria dessas perguntas isso pode ser um sinal que você contraiu a doença e está na fase aguda. Os sintomas nesta fase aguda costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

  • Sua febre voltou? 
  • Sua pele ou olhos estão ficando ou já estão amarelos?
  • Seu xixi está escuro?
  • Está com dores abdominais?
  • Sua boca, nariz, olhos ou estômago estão com sangramentos?

No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas da febre amarela mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. 

Como é feito o diagnóstico da febre amarela?

Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a enfermidade, com base nos sintomas apresentados, se o paciente esteve ou está em áreas de risco do mosquito, se o paciente já tomou ou não a vacina, etc.

No caso de qualquer um dos sintomas da febre amarela, procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica adequada. O profissional fará os exames necessários para diagnosticar a doença, assim como sua gravidade, para escolher a melhor forma de tratamento.

Como tratar a febre amarela?

Não existem medicamentos específicos para destruir o vírus, reverter o quadro clínico e evitar as complicações da enfermidade. O doente deve permanecer em repouso,  em ambiente hospitalar e sob cuidados médicos para evitar as complicações graves da doença.

O único tratamento possível é o de suporte. Basicamente, ele consiste em manter o paciente bem hidratado e introduzir drogas para equilibrar a pressão arterial, corrigir os desequilíbrios metabólicos e aliviar os sintomas. Assim como na dengue, o uso de remédios  que contenham ácido acetilsalícilico é contraindicado, porque aumenta o risco de sangramentos.

Por não possuir um medicamento específico para o seu tratamento, a vacina é extremamente recomendável, pois é uma das únicas formas de garantir imunidade da doença.

Como prevenir?

Uma forma de prevenir a transmissão da doença é evitar a proliferação de mosquitos vetores. As larvas do mosquito nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a enfermidade. Veja como eliminar o risco:

  • Evite o acúmulo de água;
  • Coloque areia nos vasos de plantas;
  • Limpe as calhas;
  • Coloque desinfetante nos ralos;
  • Coloque tela nas janelas;
  • Faço uso de inseticidas e larvicidas;
  • Aposte nos repelentes.

Outra forma de prevenção é a vacina. A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas de risco.