Qual foi a última vez que a sua empresa tratou sobre a saúde mental no trabalho? Possivelmente, o assunto não é abordado com a frequência ideal, afinal, somente 18% das instituições privadas brasileiras mantêm algum tipo de programa que visa cuidar do estado emocional dos colaboradores.

Os dados da Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, revelam um cenário de negligência e de pouco interesse na saúde mental do trabalhador. Porém, sabemos que o cenário deveria ser o oposto, já que um ambiente preocupado com o lado emocional, está totalmente alinhado com as questões discutidas globalmente no mundo corporativo.

Ou seja, falar sobre e cuidar da saúde mental dos colaboradores deixou de ser só um diferencial competitivo das empresas, e passou a ser uma estratégia para reter talentos, além de manter a produtividade e lucratividade.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “empregadores e gestores que adotam iniciativas para a promoção da saúde mental no local de trabalho e apoiam funcionários que têm transtornos mentais veem ganhos não apenas na saúde de seus funcionários, mas também em sua produtividade”.

Como promover a saúde mental no trabalho?

Mas, antes, o que é saúde mental no trabalho?

O conceito de saúde mental no trabalho envolve o alinhamento entre o equilíbrio psicológico, cognitivo e emocional, em um estado de bem-estar que permite à pessoa desenvolver:

✅ Satisfação pessoal com sua atuação, habilidades e potencial;

✅ Superação e autonomia para administrar situações — positivas ou negativas — normais da vida, com controle emocional e sem prejudicar ninguém no processo;

✅ Capacidade produtiva e social para trabalhar, participar e contribuir com a sociedade.

Por que é importante pensar na boa saúde mental no trabalho?

Uma equipe mentalmente saudável torna-se mais produtiva, mais alegre e, consequentemente, melhora o ambiente de trabalho. Esses três fatores já são suficientes para que os gestores entendam a importância de pensar na saúde mental da sua equipe.

Trabalhadores sobrecarregados e com o nível de estresse elevado, tendem a ficar desmotivados. A qualidade dos serviços feitos por eles tende a ser afetada, o relacionamento com os colegas e com os líderes também. 

O resultado disso é um clima organizacional ruim, uma produtividade baixa e uma diminuição no crescimento da empresa e dos profissionais.

Como os problemas de saúde mental dos talentos afetam a empresa?

Se pro colaborador a falta de saúde mental no trabalho causa efeitos à saúde, pra empresa os impactos atingem sua competitividade perante o mercado, principalmente por elevar custos devido à:

👉 Ampliação dos índices de absenteísmo e rotatividade;

👉 Redução da produtividade e do desempenho que afetam os resultados;

👉 Elevação de despesas trabalhistas — contratação e rescisão, atestados, processos judiciais ou substitutos temporários.

Além disso, como se trata de uma questão sistemática, a organização não consegue atrair ou reter talentos e desenvolver um fluxo de melhoria contínua para crescer. Assim, o sucesso fica comprometido.

5 Dicas pra promover a saúde mental no trabalho:

1. Lembre-se de que somos humanos e temos sentimentos

Todos nós temos dias ruins e problemas pessoais, certo?

Por isso, precisamos ter empatia com os colegas. É necessário criar um ambiente de respeito e que proporcione liberdade para as pessoas falarem quando não estão se sentindo bem.

2. Construa bons relacionamentos

É importante lembrar que no ambiente corporativo estamos todos em busca de um objetivo em comum: o sucesso da empresa. O bom relacionamento entre colegas é necessário para alcançá-lo. Ouvir, ser paciente e buscar entender o outro são alguns hábitos a serem praticados para criar um ambiente de bem-estar.

3. Treine as lideranças para saberem fazer a gestão de pessoas

Não adianta ter uma cultura que promova a saúde mental no trabalho, se a liderança não for treinada para lidar com pessoas. Invista em palestras, workshops e dinâmicas para que todos desenvolvam a visão humanizada de gestão.

4. Tenha um ambiente físico adequado

Passamos cerca de ⅓ do nosso dia no ambiente corporativo. Assim, além do comportamento das pessoas, é importante que o espaço físico também seja adequado para que as pessoas se sintam bem. Um lugar colorido, cadeiras confortáveis, um refeitório ou uma copa para pausas ao longo da jornada, ambiente limpo e arejado são algumas características de um bom espaço para se trabalhar.

5. Estimule práticas de meditação e relaxamento

Técnicas de Yoga, Meditação e Mindfulness são ótimos exemplos de exercícios para serem trabalhados no ambiente corporativo. Alguns dos benefícios da prática são: redução do estresse e ansiedade; diminui a irritabilidade, aumenta a clareza mental, estimula a criatividade, fortalece o sistema imunológico, promove foco e concentração.

Lembre-se que a Vitta está ao seu lado! 💙

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