A busca por terapia durante os últimos anos cresceu muito, como mostra a pesquisa do Instituto FSB, 60% dos brasileiros passaram a cuidar mais da saúde mental. Entre as principais queixas estão ansiedade, alteração de humor e insônia. Mas, pra quem quer começar e não sabe como funciona, vamos explicar tudo o que você precisa saber na hora de se consultar com o Psicólogo Vitta. 

A primeira dúvida é:

Por que é preciso um encaminhamento médico? 🧑🏽‍⚕️

Essa é uma normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas também faz parte do modelo de cuidado da Vitta. Ele tem como objetivo oferecer um acompanhamento multiprofissional que aproxima o paciente e está alinhado com as suas reais necessidades e particularidades. 

Com o encaminhamento em mãos, chegou o momento de marcar o agendamento para a consulta. 

Quanto tempo depois vou ter meu agendamento com o psicólogo Vitta? 🕞

Se você tiver horários mais flexíveis, o agendamento pode ser marcado em até dois dias. Entretanto, caso seus horários sejam mais restritos, pode demorar um pouco mais. A média é de uma a duas semanas, mas acredite, vale a pena esperar. Vamos te direcionar pros melhores profissionais e dentro de um horário que se encaixa na sua rotina. A Vitta oferece declaração de comparecimento para que possa realizar o acompanhamento psicológico de pertinho. 

Consulta marcada, e agora? Calma, vamos te mostrar os próximos passos.

Como faço para acessar teleconsulta? 💻

Assim que agendado, a  equipe Vitta envia pro seu e-mail e WhatsApp os links de todas as consultas. Desta forma, você tem garantido o seu acesso prévio ao link da teleconsulta e um canal de comunicação para tirar todas as suas dúvidas ou problemas de acesso à sala de atendimento. 

“Ah, mas e se eu esquecer a data?” Um dia antes da consulta você também recebe um lembrete para não perder o horário. Vale lembrar que é sempre bom acessar o link pelo menos 10 minutos antes da consulta e buscar um espaço tranquilo para ter privacidade durante a conversa. 

Quantas sessões posso fazer pelo plano? 📃

Desde o dia 01 de agosto deste ano, entrou em vigor a nova medida aprovada pela ANS que determina o fim do limite de cobertura para sessões com psicólogos. Sendo assim, pra manter o acompanhamento psicológico, os pacientes precisam ter o encaminhamento do médico com CID e número de sessões recomendadas. A Vitta padroniza um ciclo de acompanhamento psicológico com um total de 24 sessões, após esse período, caso tenha necessidade, o paciente pode ser reavaliado pelo médico pessoal e ter um ciclo renovado. 

Mas, e se eu não me identificar com o psicólogo Vitta?  😔

A Vitta tem um time de psicólogos preparados pra te acolher e oferecer um cuidado de qualidade. Porém, o atendimento psicológico é algo muito pessoal e particular, se acontecer de você não se identificar com o profissional, pode solicitar para a equipe de saúde via WhatsApp outro psicólogo pra te acompanhar. O importante é que se identifique e se sinta bem durante a consulta. 

Quanto tempo tem a sessão? ⏳

A sessão tem duração de 30 minutos, com tolerância de atraso de 10 minutos. A escolha por este tempo foi respaldada em modelos que trabalham com a ideia de coordenação de cuidados, já que se entende que a nossa força de assistência é coletiva e não individual. Ou seja, não é somente o profissional que tem o poder de produzir mudança, mas a junção deles no plano de cuidado do paciente, além é claro do autocuidado. 

Agora que já está por dentro de tudo, que tal dar seu primeiro passo? A Vitta conta com profissionais super experientes, prontuários compartilhados entre os médicos e uma visão integrada de saúde.