Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. E essa não é uma opinião só nossa!

A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Mas, a realidade é que pra muita gente só o fato de tocar no tema já é motivo de desconfiança e afastamento. 

Não tem jeito, o assunto ainda é tabu.

O estigma relacionado à saúde mental é inegável e infelizmente ainda existe desentendimento, preconceito e até violência contra pessoas que convivem com alguma questão emocional. O que é no mínimo contraditório, já que o Brasil está em 2º lugar no ranking de população mais estressada do mundo, além de ser o país com a maior taxa de pessoas ansiosas no planeta.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

De onde vem esse preconceito?

É claro que existem diversos fatores, mas é possível levantar algumas hipóteses e motivos que nos levam a varrer o tema pra debaixo do tapete:

  • Medo da repercussão negativa;
  • Vergonha de se mostrar vulnerável;
  • Preocupação que seja visto como sinal de fraqueza;
  • Receio que afete a reputação ou carreira;
  • Dificuldade de aceitar o problema.

Você faz parte da mudança!

Debater sem preconceitos e normalizar todas essas questões é fundamental. Assim como alguém que vai ao médico não tem vergonha de falar, quem busca um psicólogo também não deve ter. Além disso, é sempre importante se educar e buscar novas informações.

Quais atitudes contribuem pra uma boa saúde mental?

É preciso que você entenda que pra manter a saúde mental equilibrada e alcançar uma boa qualidade de vida o seu esforço será diário. Então, não tem receita pronta! Mas, separamos algumas dicas simples que você pode seguir:

Conheça suas limitações

Não seja tão duro com você mesmo! Analise com pensamento crítico as possibilidades pra alcançar metas e objetivos. Saiba o que é possível ser feito e evite frustrações.

Desconstrua obstáculos

Esteja aberto ao novo, busque desconstruir e superar as barreiras que impedem as suas relações – na família, no trabalho, nas amizades e no amor. Acredite que você está em constante transformação e é capaz de criar novos modos de agir e pensar.

Pratique o autocuidado

Tenha um olhar cuidadoso e atento pra si mesmo: corpo, mente, emoções e autoestima. Busque construir o seu bem-estar e não se prenda aos padrões da sociedade.

E, caso você perceba que a carga emocional está grande ou que não consegue cuidar da sua saúde mental, não fique calado ou com vergonha. Peça ajuda!

Não precisa sofrer calado, a Vitta está ao seu lado!

Oferecemos atendimento psicológico e 16 especialidades médicas pra ajudar na busca pelo equilíbrio, além de assistência 24 horas por dia via WhatsApp!