Se você não obteve sucesso em seus esforços para garantir um financiamento do seu mais recente empreendimento comercial, é possível que um procurar por um investidor anjo possa ser sua resposta! 

O que é um investidor anjo 

Um investidor anjo é determinado por ser uma pessoa especializada e responsável por oferecer apoio financeiro para o pequeno empresário ou empresário que ainda está em seu estágio inicial. Os fundos monetários — ou seja, o dinheiro para investimento — que eles trazem para seu negócio, pode fazer toda a diferença se o seu conceito inicial sair do papel.

3 motivos favoráveis de buscar o apoio de um investidor anjo 

1. O investidor anjo está disposto a assumir riscos pelo seu empreendimento

Ser elegível para um empréstimo para pequenas empresas geralmente envolve pular algumas barreiras — desafios com os quais você talvez não se depare ao lidar com o investidor anjo. Isso ocorre porque esses investidores são frequentemente empreendedores estabelecidos, e que compreendem o nível de risco envolvido do seu negócio, estando à vontade para enfrentá-lo. 

Mesmo se um banco concordar em oferecer os fundos para você investir, ele pode (inicialmente ou com o passar do tempo) restringir a quantidade de dinheiro que você pode pegar emprestado, a fim de se reduzir com a possibilidade de perda caso seu empreendimento fracasse. 

Por outro lado, os investidores anjos geralmente não se recusam a fazer um investimento maior se acreditam no potencial da organização. Geralmente, os investidores anjo tem experiência o suficiente para identificar uma boa idéia e um bom negócio.

2. Mesmo que seu negócio não dê certo, você não terá que devolver o capital de investimento

À medida que você contrai seu empréstimo para pequenas empresas, seu banco espera que você o pague, independentemente do empreendimento ser bem-sucedido. 

Um investidor anjo opera dentro de uma estrutura diferente. Ele oferece o capital necessário para fazer com que seu negócio consiga deslanchar e, em troca, recebe uma participação acionária (de lucros) da sua empresa. Se o seu negócio vingar e for bem-sucedido, vocês dois colherão as recompensas financeiras. Já no caso do seu empreendimento falhar, por outro lado, o investidor anjo não irá esperar que você devolva os valores do capital oferecidos.

3. As chances das probabilidades de sucesso do seu empreendimento são maiores e mais favoráveis

Os investidores anjos normalmente trazem anos de experiência para dentro de uma empresa que está começando suas operações, e eles já entendem os quesitos básicos necessários para trazer sucesso ao iniciar um novo empreendimento. 

Fato interessante a destacar, é que cientistas da Harvard Business School descobriram que os empreendimentos apoiados por investidores anjos têm maior probabilidade de continuar com suas operações por mais tempo, ter um crescimento substancial e obter também uma maior taxa de retorno de investimento, conhecido popularmente como ROI. 

Se você procura a orientação e aconselhamento além do financiamento inicial do seu negócio, os investidores anjos podem lhe oferecer uma enorme quantidade de conhecimentos preciosos e que podem te ajudar!

3 motivos desfavoráveis de buscar o apoio de um investidor anjo

1. Um investidor anjo geralmente têm expectativas altas sobre seu negócio

A desvantagem da tolerância maior que os investidores anjo tem em relação ao risco que correm, é que eles também costumam ter expectativas mais altas. Eles estão no negócio para ganhar dinheiro e, como há uma quantidade significativa de fundos em jogo, vão querer obter uma recompensa com isso, assim como qualquer outra pessoa. 

Por isso, não é incomum para um investidor anjo esperar uma taxa de retorno igual a 10 vezes o investimento original nos primeiros 5 a 7 anos. Quando você está sendo mantido nesse tipo de padrão, a pressão para gerar lucro para seu negócio pode ser intensa. 

Se você está considerando investidores anjos, deve determinar se a startup está em uma posição de expansão na taxa esperada pelo seu investidor.

2. Parte dos seus lucros líquidos serão repartidos com o investidor anjo

Embora você não seja oficialmente obrigado a devolver ao investidor o capital que ele ofereceu para o investimento, há uma questão que você deve ponderar. 

Ao entregar o patrimônio de seus negócios como uma parte do seu empreendimento, você está essencialmente distribuindo uma parte de seus ganhos líquidos futuros. Sendo assim, a porcentagem de propriedade solicitada pelo investidor anjo geralmente depende de quanto eles estão investindo no seu negócio. 

Se você espera que sua startup seja extremamente bem-sucedida, isso pode resultar em muito dinheiro para o qual você não poderá reivindicar. Como você tem uma oferta em cima da mesa, avalie cuidadosamente todos os termos para garantir que a quantidade de propriedade solicitada pelo investidor não consuma sua capacidade de obter lucro com o empreendimento que você está trabalhando arduamente ao longo dos anos.

3. Você não está totalmente no controle/comando do seu negócio

Um investidor anjo não pagará muito dinheiro sem se interessar em como os recursos monetários são utilizados. E mais, se você espera que eles adotem uma abordagem sem intervenção, você pode ter consciência que um despertar rude de atitudes por parte dele pode acontecer repentinamente. 

Por isso, é mais provável que o investidor anjo tenha interesse de participar ativamente das tomadas de decisão que afetam o resultado da sua organização. Mesmo se eles lhe derem controle, você ainda será responsável por explicar os motivos por trás de suas decisões à medida que realiza suas estratégias. 

Antes de de mais nada, inclusive de antes de você buscar por investidores anjo, você deve se sentir à vontade para entender qual será essa pessoa que você irá permitir que não esteja tão intimamente familiarizado com você ou sua empresa, a fim de você conseguir desempenhar um papel mais importante na maneira de como seu negócio vai ser gerenciado.