São muitas preocupações com o trabalho, família, questões particulares que nos deixam como na popular frase “a flor da pele”. Isso é refletido nos dados do International Stress Management Association (Isma) em o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. Todas as pessoas já passaram ou vão passar por algum momento de estresse, mas devemos ficar atentos quando a rotina passa a ser estressante.

A falta de atenção pros cuidados com a saúde mental gera impactos negativos pra todo corpo e em determinados casos até mesmo ocasionar algumas doenças. Confira abaixo:

Malefícios do estresse 

😴 Insônia

A insônia é um dos casos mais conhecidos. O cérebro “a milhão” altera os hormônios do relaxamento e atrapalha a qualidade do sono.  A frequência de noites mal dormidas acaba agravando ainda mais os casos de estresse. 

👩🏻 Problemas de pele 

O maior órgão do nosso corpo sofre as consequências com o descontrole emocional e a frequência de situações estressantes. Entre as doenças que podem ocorrer na pele estão acnes, dermatites e até mesmo psoríase. 

🍔 Intestino preso 

Alguns estudos mostram que o intestino é nosso segundo cérebro, logo o estresse afeta a flora intestinal e pode provocar prisão de ventre. Também é comum sentir incômodo abdominal e flatulências.

Pra que seu nível de estresse não chegue a esse ponto, existem vários hábitos que pode aplicar no seu dia a dia. Um deles é a alimentação equilibrada, rica em carboidratos complexos, ômega 3 e proteínas magras. 

Outra prática que tem influência positiva pra pessoas que estão estressadas são as atividades físicas. Em 30 minutos que você movimenta o corpo são liberados os hormônios da felicidade que aumentam a sensação de bem-estar, relaxamento e prazer.

Como a atividade física pode diminuir o seu estresse

Melhores atividades físicas pra combater o estresse 

As atividades aeróbicas exigem mais força do sistema cardíaco e respiratório para aumentar o volume de oxigênio no corpo. Veja algumas opções:  

🚶🏻‍♀️ Caminhada: Seja um passeio com o cachorro no parque ou um trecho no caminho  pro trabalho, a caminhada é ideal pra quem tem uma agenda apertada. 

🕺🏻 Dança: Sozinho ou acompanhado, a dança é pra todas as idades e estilos. Fique livre pra criar seus próprios movimentos ou reproduzir coreografias. 

😮‍💨 Pular corda: Coloque uma música animada e acompanhe as batidas com saltos. Além de se movimentar, pular corda é  uma ótima lembrança da infância. 

🏊🏻‍♀️  Natação: nadar permite que você faça um exercício de baixo impacto, mas que movimenta todo o corpo e mantém a mente relaxada. 

🚴🏻  Spinning ou Bicicleta: Tanto na rua quanto na academia, pedalar é uma excelente forma de treinar o equilíbrio e o ritmo. 

Na Vitta você tem o apoio da equipe de saúde formada por médicos, psicólogos e nutricionistas pra te guiar em busca de uma vida mais saudável e com o mínimo de estresse. 

Precisou? Chama a Vitta!