A importância do cuidado preventivo contra o estresse

Rotina acelerada, problemas familiares, preocupações no trabalho ou nos estudos… Estes são alguns dos motivos que nos levam a um pico de estresse. 

Todas essas circunstâncias podem gerar complicações bem graves, podendo se transformar até em transtornos psicológicos maiores. 

A partir de agora, te ajudaremos a entender melhor tudo sobre o estresse, seus possíveis sintomas e como evitá-los. Vamos nessa?

Antes de mais nada, o que é esse tal de estresse?

Considerado uma patologia pela medicina, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais, atingindo todos os tipos de pessoas independente de idade, classe social ou estilo de vida.

E quais são os principais sintomas de estresse?

Como dissemos acima, os sinais do estresse não se limitam apenas aos sintomas físicos, podendo atingir também o lado emocional e cognitivo, como você pode observar a seguir:

  • Dores de cabeça, gastrite, dores no peito
  • Baixa imunidade 
  • Náuseas e tonturas
  • Suor excessivo
  • Dificuldades de concentração
  • Pensamentos acelerados
  • Preocupação excessiva
  • Sentimento de solidão e isolamento

Em resumo, o corpo e a mente estão totalmente ligados. Quando estamos estressados, a nossa saúde é prejudicada como um todo, o que colabora pra um estilo de vida extremamente cansativo e exaustivo.

E como superar tudo isso?

Superar o estresse não é fácil, mas é possível conquistar o equilíbrio que você tanto precisa. Pra te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas simples mas que podem ser valiosas!

Controle a respiração

Esta é a melhor maneira de aliviar o estresse rapidamente. Quando estiver passando por um momento estressante feche os olhos, respire fundo, pense em coisas positivas e relaxe.

Faça pausas durante o dia

É normal querer ser muito produtivo durante as tarefas diárias.

Entretanto, é importante fazer algumas pequenas pausas ao longo do dia, seja pra dar uma respirada,  tomar uma água ou até mesmo um chá de camomila.

Tome um banho relaxante

Não existe nada melhor do que chegar em casa e tomar um bom banho. Se possível, adicione alguns sais naturais, existem várias ervas que proporcionam a sensação de calma e relaxamento.

Ouça músicas tranquilizantes

Está cientificamente provado  que a música afeta mesmo o nosso estado de espírito. Além de aliviar o estresse, ouvir música pode deixar você mais concentrado(a) e focado(a) nas coisas que realmente importam.

Como tratar seu estresse?

Não existe uma fórmula mágica nem um remédio específico pra tratar o estresse. Isso acontece porque ele surge a partir de um conjunto de questões biológicas, sociais e emocionais. Por isso, o cuidado preventivo é tão importante!

O melhor caminho é procurar um profissional da sua confiança. Ele será a melhor pessoa pra avaliar seu quadro, diagnosticar e te acompanhar.

Pensou em cuidado preventivo, pensou Vitta!

O Hospital Digital Vitta oferece assistência psicológica nas mais diversas frentes de abordagem pra te ajudar a encontrar o equilíbrio que você necessita! 💙