Com certeza você já ouviu a frase: “A saúde começa pela boca”, mas e se te dissermos que na verdade a saúde começa pela leitura dos rótulos

Pois é, ler as informações contidas nas embalagens antes de colocar no carrinho pode ser uma prática excelente, principalmente se o assunto for beneficiar a sua saúde física, mental, e por que não financeira?

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2018, cerca de 48% da população brasileira não lê os rótulos e dos 52% que leem, 35% não entendem com clareza o que estão lendo.

Sabendo que no dia 31 de Março, é o dia da saúde e nutrição, convidamos a nutricionista Fernanda Pagotto, especialista do nosso time, para nos dar algumas dicas de como fazer escolhas de forma consciente e saudável. Confira: 👀

Vitta. 1- Como fazer escolhas mais conscientes?  O que deve/pode ser evitado e o que deve ser acrescentado?

F.Pagotto. Para fazer escolhas mais conscientes é importante priorizar o seu reloginho interno. Pular refeições ou não escutar seu corpo, faz com que acabe se saciando com o que vê pela frente. É preciso aprender a se planejar melhor, conhecer a sazonalidade dos alimentos, procurar desembalar menos e descascar mais e procurar um rótulo com menor quantidade de ingredientes. Dica: leia o guia alimentar para a população brasileira

Vitta. 2- Alérgicos alimentares – Qual relação que estes consumidores devem ter com os rótulos?

F.Pagotto. Alergia é diferente de intolerância. No rótulo é obrigatório conter os ingredientes e um aviso aos alérgicos, como: este produto pode conter traços de trigo, soja, etc…

E aí, tá gostando do conteúdo? Então, acompanhe até o final que temos um bônus para você.

Vitta. 3- De maneira geral, como medir a quantidade de calorias descrita nos rótulos para uma alimentação mais balanceada? 

F.Pagotto.  Todo o rótulo é baseado em um cálculo de uma dieta de 2000kcal. Levando-se em conta o sexo, idade, a prática de exercício físico e até mesmo a genética. O que muda é a forma como o organismo vai absorver essa energia, podendo variar de acordo com a qualidade do alimento.

Vitta. 4- Quais os principais problemas de saúde relacionados ao excesso de comida industrializada/processada?

F.Pagotto. Obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, dislipidemia, fora isso pode ter cansaço, falta de concentração, falta de foco, ansiedade e até depressão.

Vitta. 5- Vemos os valores dos alimentos subirem cada dia mais, dá para se alimentar bem gastando pouco?

F.Pagotto. Com certeza, mas para isso serve um bom planejamento, priorizar alimentos da época, procurar produtores locais e ir mais à feira.

Agora que esclarecemos algumas dúvidas referente a leitura dos rótulos, você sabe quais as informações são obrigatórias nas embalagens?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipulou no final do ano passado a mudança de alguns critérios quanto às informações nutricionais. 

Fique por dentro:

  • Lista de ingredientes em ordem decrescente*
  • Prazo de validade;
  • Número do lote de fabricação;
  • Informações nutricionais, bem como a medidas caseiras, como: xícara, colher, fatia, etc.
  • Informar sobre a presença de conservantes, lactose e glúten;
  • Indicar alto teor de gordura, sódio ou açúcar.

*Os ingredientes contidos devem estar em ordem decrescente, de acordo com a quantidade contida no produto. Ex. Se o açúcar for o ingrediente predominante, deve estar em primeiro lugar.

FAIXA BÔNUS:

Como o consumo consciente e uma alimentação saudável pode ser relevante para sua saúde e para  o seu bolso?

Reduzindo os custos de cuidados de saúde: A adoção de uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir várias doenças, incluindo diabetes, obesidade, doenças cardíacas, entre outras. 

Essas doenças crônicas são muitas vezes caras para tratar e podem levar a despesas médicas elevadas a longo prazo, incluindo exames, medicamentos e tratamentos. Além disso, se essas condições não forem tratadas, elas podem levar a outras complicações de saúde, o que pode aumentar ainda mais os custos médicos. 

Portanto, adotar uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir essas condições e reduzir os custos associados aos cuidados de saúde. Isso pode ser particularmente importante para fomentar dentro da empresa que você trabalha, ajudando a evitar despesas médicas inesperadas, mantendo a saúde financeira do plano de saúde. 

Vale lembrar, que nenhuma das informações acima substituem uma consulta com um profissional de sua confiança. Aqui na Vitta, temos excelentes médicos, além de nutricionistas e psicólogos, prontos para orientar e apoiar a sua conduta de mudança de hábitos. Agende uma avaliação