Começamos 2022 com a OMS (Organização Mundial de Saúde) relacionando a Síndrome de Burnout diretamente à saúde ocupacional. Agora a empresa é responsável pelos colaboradores que apresentam os sintomas.

Mas o que é a Síndrome de Burnout?

É um estado de esgotamento emocional causado por situações profissionais. Os sintomas são exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Por isso, todo cuidado é pouco: ela pode levar uma pessoa a um estado de depressão profunda.

Conheça os principais sintomas:

  • Falta de motivação;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ansiedade.

A Síndrome de Burnout está mais presente na vida das mulheres.

O motivo disso acontecer é que as mulheres normalmente possuem duas jornadas de trabalho: a atividade remunerada e as tarefas domésticas. Isso faz com que elas trabalhem cerca de 7,5 horas a mais que os homens ao longo da semana.

E com a chegada da pandemia, isso só piorou.

A sobrecarga mental aumentou diante da limitação das principais redes de apoio, como creches, escolas e familiares.  Em 2021, 1 em cada 3 mulheres considerou mudar de carreira ou deixar o mercado de trabalho. 

Uau, cansativo só de pensar, né? Mas sempre existe uma solução!

Existe tratamento para a Síndrome de Burnout e o primeiro passo é a mudança do estilo de vida: incluir atividade física regular, uma boa alimentação e, claro, busque ajuda profissional.

E aí, que tal parar um pouco e reavaliar como anda sua saúde mental? A Vitta te ajuda nesssa. Conte conosco!