Por ser uma planta herbácea da família dos Quenopodiáceas, os benefícios da beterraba são inúmeros para a nossa saúde e bem-estar.

É bastante comum achar que a beterraba é uma raiz – apesar de ser uma informação precipitada. É de seu colo que estão todos os seus nutrientes e a suculência desse vegetal. Os benefícios da beterraba se encontram nos fins culinários e na produção de açúcar.

O que é?

Quando falamos de beterraba, logo pensamos no tubérculo de cor avermelhada – seu gosto levemente adocicado e todas as receitas que são possíveis com esse alimento tão versátil.

Além de suas propriedades nutritivas e medicinais, a beterraba possui a presença de betaína – que também lhe confere a coloração avermelhada – que é conhecida por ser um derivado do aminoácido glicina. Um dos efeitos fisiológicos dessa substância é atuando para aumentar a retenção hídrica celular – além de proteger as enzimas intracelulares da desnaturação induzida por conta de altas temperaturas.

Para acentuar ainda mais os benefícios da beterraba, devemos dizer que por conta da betacianina, – um agente presente no alimento – que é um poderoso agente no combate ao câncer, essa verdura se torna uma grande aliada na dieta de pessoas que sofrem com a doença ou que buscam prevenir.

Os glóbulos sanguíneos conseguem absorver a betacianina, aumentando a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. Também vale destacar a proantocianidina, uma substância presente na beterraba que é considerada um anticancerígeno.

Valores nutricionais

Levando em consideração o consumo de 100g de beterraba, podemos observar os valores nutricionais do alimento como:

Carboidratos

Crua: 11,1g

Cozida: 7,2g

Energia

Crua: 32kcal

Cozida: 49kcal

Gordura

Crua: 0,1g

Cozida: 0,1g

Proteína

Crua: 1,9g

 Cozida: 1,3g

Fibras

Crua: 3,4g

Cozida: 1,9g

Cálcio

 Crua: 32mg

Cozida: 27mg

Ferro

Crua: 2,5mg

Cozida: 1,0mg

Potássio

Crua: 375mg

Cozida: 245mg

Vitamina B1

Crua: 0,04mg

Cozida: 0,09mg

Benefícios da beterraba

Você sabia que os benefícios da beterraba são diversos, podendo tratar da pele até prevenir o câncer? Realmente, um alimento muito diversificado e com vários usos. Confira alguns benefícios:

Fortalecendo o sistema imunológico

Por ser um alimento com uma forte presença de zinco – que é responsável por ativar um hormônio que aumenta a produção de células de defesa do organismo – a beterraba é recomendada na dieta do brasileiro.

Previne o câncer

Além de possuir a vitamina C, a beterraba ainda tem outro antioxidante potente – a betalaína, que diminui o risco de câncer, principalmente o de cólon.

Auxilia na saúde dos músculos

Contendo o cálcio e o potássio – importantes substâncias para a manutenção de fibras musculares – ajuda a manter os músculos saudáveis.

Controla a pressão alta

Um dos benefícios da beterraba é a presença de nitratos, que ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo auxiliar na hipertensão.

Protege o sistema nervoso

Por ser um alimento rico em vitaminas B1 e B2, ele é recomendado para prevenir doenças e outras condições que atacam o sistema nervoso.

Previne cataratas

A beterraba possui vitamina A, que é bastante eficaz para a manutenção da saúde dos nossos olhos!

Rendimento físico

A raiz da beterraba pode ser muito boa na hora da prática de exercícios físicos – poder ser rica em proteínas, magnésio e potássio. Ela é capaz de aumentar a estamina – ou seja, fazer com que os músculos trabalhem mais e com mais força.

Controle da glicose

A beterraba possui algumas substâncias que conseguem reverter o açúcar de forma lenta no sangue – mantendo os níveis de glicemia dentro dos padrões normais do corpo. Além disso, ela consegue promover saciedade e controlar o peso.

Outros benefícios que ela pode promover:

·         Promove a melhora na digestão, prevenindo até mesmo a constipação;

·         Auxilia na formação dos ossos;

·         Estimula a produção de glóbulos vermelhos;

·         Diminui o risco de doenças cardiovasculares;

·         Descongestiona as vias urinárias;

·         Regula as funções musculares e nervosas;

·         Previne problemas de fígado e baço;

·         Manutenção dos tecidos cerebrais;

·         Ajuda a desintoxicar o organismo;

·         Estimula a concentração;

·         Aumenta a oxigenação do cérebro.

A beterraba consegue auxiliar contra a anemia?

Apesar de possuir ferro, a beterraba não é rica nessa substância – já que sua quantidade não é significativa para ser indicada para combater e prevenir os sintomas da anemia.

A beterraba é mesmo boa para o cabelo e a pele?

Por ser rica em antioxidantes e possuir um desintoxicante natural, este alimento é ótimo para purificar o sangue e ainda deixar a pele com aspecto saudável e brilhante.

O suco de beterraba é o mais recomendado para quem quer se livrar de acne e furúnculos – além de eliminar esses incômodos, o suco consegue reduzir inflamações de pele, auxiliando no antienvelhecimento.

Sendo uma fonte de licopeno, a beterraba ainda ajuda a manter a elasticidade da pele e proteger a derme dos raios solares. Além disso, destacamos os carotenoides – presentes no alimento – como um grande aliado no crescimento efetivo do cabelo, dando textura, brilho e espessura aos fios.

Aproveite tudo!

Todas as partes da beterraba podem ser aproveitadas – tanto por serem suculentas quanto pelos seus benefícios à saúde.

Raiz

É onde se acumula os açúcares – a fonte de energia utilizada nos processos celulares. A raiz é caracterizada como o órgão reserva da planta, e seu diferencial está nos antioxidantes presentes.

Não deixe que essa parte se desperdice, experimente cozinhá-la em uma panela de pressão – aproveitando assim todas as suas substâncias benéficas. Ou experimente consumi-la crua, com alguma salada ou até mesmo suco.

Talos

Uma rica fonte de fibras, vitaminas e a substância dos carotenoides – que ajuda na proteção e saúde dos olhos. Os talos, além de sustentar as folhas, conduzem os nutrientes para a raiz.

Essa parte da beterraba é ideal para sopas, farofas e até mesmo alguns bolos. Mas não esqueça de lavar bem antes de consumir!

Folhas

São as responsáveis por guardar grandes quantidades de minerais e vitamina C – que são ótimos aliados para ajudar na imunidade.