Já parou pra pensar que a sua alimentação pode contribuir para um mundo mais sustentável? 🤔

Este é justamente o conceito da alimentação sustentável, uma prática super popular, principalmente entre os mais velhos, mas que ao longo do tempo vem perdendo força, sobretudo após o surgimento de meios mais “rápidos” de se alimentar, os famosos fast-foods. 🍔

Lembra quando a mãe ou a avó da gente falava pra não desperdiçar alimentos? É justamente sobre isso (mas, não é só isso)!

De acordo com estudos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), 1.3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas anualmente entre a cadeia de produção.Esse volume representa ⅓ do total produzido em todo o planeta.

Só pra você ter uma ideia do tamanho disso, apenas 25% do que é descartado seria suficiente para suprir as necessidades básicas de aproximadamente 2 bilhões de pessoas com fome no mundo. Impressionante. né? E você pode colaborar pra reverter esse quadro!

 Você já ouviu falar na alimentação sustentável?

Sustentabilidade e alimentação: qual a ligação? ♻️🥙

Parece clichê, mas é verdade: com pequenas atitudes podemos mudar o mundo, além disso, não desperdiçar ou simplesmente optar por alimentos naturais já é o suficiente pra contribuir pra preservação da água, do ar, do solo e, claro, da saúde. Afinal, esse tipo de alimentação garante o consumo de produtos livres de aditivos químicos, agrotóxicos e fertilizantes, que prejudicam a saúde humana e podem degradar o ecossistema. Deu pra entender a ligação?

Ou seja, ao aliar alimentação saudável com sustentabilidade, contribuímos pro futuro do planeta e ainda cuidamos da saúde. Só coisas boas! 🌏

A “contribuição” dos restaurantes e fast-foods pro desperdício no Brasil 🥘

Uma grande parte da cadeia responsável pelo desperdício em massa de alimentos são os restaurantes. Segundo informações do World Resources Institute (WRI) Brasil, o desperdício de alimentos no Brasil soma mais de 41 mil toneladas, sendo 15% dessas em restaurantes, aproximadamente seis mil toneladas. Além disso, 9,55% da comida preparada em estabelecimentos de fast food é jogada fora, índice que chega a 11,3% em restaurantes que oferecem todo o serviço.

E como você pode ajudar? É o que vamos descobrir a seguir…

4 Hábitos alimentares sustentáveis pra você praticar ✅

Veja algumas medidas simples que você pode fazer para desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e, de quebra, ajudar o meio ambiente.

Aproveite ao máximo todas as partes dos alimentos, sempre que possível 🥒🌽🥕

Você consegue utilizar todo o seu alimento na hora de cozinhar? Aproveitar os pedaços que sobram, como a casca, caule e sementes do produto, é essencial pra tornar a sua alimentação mais nutritiva, reduzir o desperdício e economizar dinheiro.

Existem diversas receitas simples de tortas, farofas e sopas que utilizam sobras de alimentos que normalmente não seriam utilizados. Que tal pesquisar algumas possibilidades e evoluir seus dotes na cozinha?

Evite o uso de embalagens 🛍️🛍️

As embalagens de plástico que protegem boa parte dos alimentos que consumimos, são um dos maiores culpados pelo crescimento do volume de resíduos no planeta.

Pra colaborar com a redução do lixo produzido, uma boa sugestão é adquirir alimentos frescos e não embalados ou que utilizem embrulhos em versões biodegradáveis. Além disso, na hora das compras, opte por usar as famosas sacolas ecobag. Mais economia pra você, menos lixo no planeta!

Tente mudar seus hábitos na hora de cozinhar 👩‍🍳👨‍🍳

A hora de cozinhar é um excelente momento pra incorporar novos hábitos.

Uma boa ideia é utilizar o vapor de um recipiente de arroz pra cozinhar hortaliças e legumes. Outra dica interessante é reaproveitar a água usada no cozimento de vegetais — que têm diversos nutrientes — pra realizar outras receitas, como feijão, macarrão e até mesmo sobremesas: bolo, gelatina e pudim. Vamos pensar nisso?

Dê preferência aos alimentos locais e “da época” 🍓🍇🍌

Adquirir alimentos da estação, bem como produzidos na sua região, é uma excelente alternativa pra incentivar o varejo local e evitar diversos impactos ao ambiente, que são gerados pelo armazenamento, conservação, transporte e duração de validade. Visite uma feira ou sacolão perto de você e aproveite. Seu bolso (e o meio ambiente] vão agradecer!

E se o assunto é alimentação…

Isso mesmo, a Vitta pode te ajudar! 🫶

Contamos com uma equipe de nutricionistas preparados pra te auxiliar na mudança dos seus hábitos alimentares. Tudo feito de forma prática e individualizada!

Um cuidado fácil, acessível e transformador. 

Chama a Vitta e transforme você e o mundo através da alimentação. 💙