O corpo de uma mulher muda muito e apresenta diversos sintomas quando ela fica grávida, de cansaço e enjoos até ausência da menstruação podem ser indicativos fortes de sintomas de gravidez.

Os sintomas da gravidez são iguais para todas as mulheres?

Algumas mulheres são mais sensíveis às mudanças hormonais ou possuem condições que favorecem a exacerbação de determinados sintomas de gravidez e, por essa razão, uma gravidez pode ser difícil de ser percebida e só são confirmadas com um teste de gravidez.

Depois de ter a gestação confirmada, é muito importante que durante as consultas de pré-natal, todos os sintomas devem ser mencionados aos profissionais de saúde para que sejam avaliados, medicados, se necessário, ou para que se analise a necessidade de acompanhamento especializado ou de encaminhamento ao serviço de pré-natal de alto risco.

Sintomas de gravidez comuns

Normalmente, os primeiros sintomas de gravidez aparecem quando o óvulo se instala na parede do útero, apenas alguns dias depois de a relação sexual ter acontecido. No entanto, muitas mulheres só percebem que estão grávidas a partir do atraso da menstruação, mesmo com a presença de outros sintomas. Tais como:

Atraso menstrual

O atraso menstrual é um dos sintomas mais famosos e mais corretos em relação a uma gestação. Ele ocorre pois o sangue da menstruação nada mais é do uma camada que o útero produz para acomodar melhor o embrião, e que é eliminada quando a gestação não ocorre. Ou seja, se a menstruação não desceu, o mais provável e que o sangue esteja sendo usado para sua finalidade original.

Sendo assim, pode-se dizer que os primeiros sintomas de gravidez aparecem a partir do segundo dia de atraso da menstruação. 

Mamas maiores e sensíveis

Outro sintoma bem acentuado são as mudanças nos seios, que podem aparecer entre a quarta e a sexta semana de gravidez. Isso ocorre porque o processo da gestação faz com que elas comecem a se desenvolver para que a mulher possa produzir leite na amamentação, havendo um aumento das glândulas e da vascularização. Algumas mulheres ficam com tanta sensibilidade na região que os seios doem até nos movimentos, como encostar o balançar.

Enjoos

O enjoo é o sintoma mais clássico de gestantes, principalmente no primeiro trimestre, mas é claro que o tempo de aparecimento dos primeiros sintomas e a intensidade varia de mulher para mulher, apesar de ser raro não apresentá-lo.

Aréolas mais escuras

Com tanta atividade e mudanças nas mamas, acaba havendo um aumento da vascularização da região, o que inclusive justifica tanta sensibilidade nesses órgãos. Com isso as aréolas dos seios tendem a ficar mais escuras do que antes. Em alguns casos, esse sintoma pode aparecer a partir da segunda semana. Além disso, podem se desenvolver pequenas protuberâncias nas aréolas, que costumam assustar as mães de primeira viagem. 

Pequeno sangramento

Muitas mulheres relatam um pequeno sangramento no começo da gestação, normalmente atribuído ao momento em que o embrião se implanta na parede do útero, já que a fecundação ocorre nas trompas, mais próxima ao ovário. Os especialistas se dividem quanto a ocorrência desse sangramento. Muitos acreditam que ele pode não acontecer, enquanto outros afirmam que sim, é até comum encontrar mulheres que afirmam ter “menstruado” no começo da gestação. Em alguns casos, pode acontecer de esse sintoma se manifestar entre seis a 12 dias após a relação sexual.

Maior frequência urinária

O aumento da frequência urinária também é um dos sintomas de gravidez, principalmente a partir do segundo mês de gestação. Isto ocorre, pois conforme o útero cresce, se reposiciona no corpo, e vai comprimindo a bexiga. É comum a grávida acordar a noite com muita vontade de urinar, mas ter pouco líquido. A frequência urinária vai aumentando ao longo da gestação, com o crescimento do útero e do feto, e é muito mais discreta no comecinho. De acordo com o especialista, a bexiga se adapta a essa mudança inicial e depois, com o encaixe do bebê próximo à época do parto, a urgência de urinar volta.

Aumento abdominal

Obviamente a barriga só fica realmente visível da metade para o final da gravidez, no entanto, desde o comecinho as mulheres mais atentas podem notar um pequeno aumento no abdômen, como se ela estivesse engordando um pouco e esse pode ser um dos primeiros sintomas, que pode aparecer a partir da quinta semana de gestação.

Prisão de ventre

O intestino é totalmente afetado pela gestação: a progesterona reduz o trânsito intestinal, ou seja, o bolo alimentar demora bem mais tempo para fazer todo seu caminho até ser excretado como as fezes. Ou seja, defecar se torna algo muito mais demorado desde o começo, o que inclusive aumenta o inchaço abdominal. Esse sintoma costuma aparecer ao longo do primeiro trimestre.

Gases e cólicas pouco intensas

É comum que a gestante tenha pequenas cólicas intestinais, além das pequenas cólicas comuns do útero. Porém, é importante se manter atendo, se as cólicas são intensas e duram tempos muito longos pode significar algum problema na gestação.

Aversão a cheiros fortes

Não se sabe ao certo por que, mas as mulheres costumam a ter alterações no paladar e olfato durante a gestação. 

Instabilidade emocional

Gestantes costumam ser sensíveis e um aumento na facilidade em chorar pode ser também um sintoma. Além disso, é importante lembrar que uma gestação é um turbilhão de novas emoções, principalmente para quem está esperando o primeiro filho. Dúvidas sobre a saúde do bebê, como será o parto e se ela conseguirá amamentar, tudo isso passa pela cabeça dela, além da insegurança de começar uma experiência nova.

Desejos estranhos

Junto com as alterações no olfato, um dos primeiros e mais “típicos” sintomas de gravidez pode ser o aparecimento de desejos alimentares tanto por coisas comuns quanto por itens não comestíveis, como terra, tijolos, plástico, etc. Esse transtorno alimentar se chama “pica” e tem fundo mais emocional e é comum no primeiro trimestre da gravidez. Não há relação com problemas alimentares, como anemia por exemplo, como muita gente acredita. Normalmente, quando a gestante apresenta esses sintomas, é importante investigar se ela não está com algum problema familiar.

Aumento da libido

Algumas gestantes relatam ter aumento da libido sexual. No primeiro trimestre a produção hormonal ainda ocorre no ovário, e como ele é superestimulado, pode acabar produzindo testosterona em excesso também, hormônio ligado ao desejo sexual. 

Maior salivação

A gestante tem uma produção aumentada de todas as secreções do corpo, incluindo saliva. O que pode acontecer com relativa frequência é a gestante produzir saliva demais.Portanto, esse pode ser um dos sintomas de gravidez inicial.

Sangramento na gengiva

Esse sintoma, na verdade, pode se acentuar no período gestacional. Provavelmente a gestante já teria uma predisposição a ter gengivite antes de engravidar E quando a gestação acontece, essa condição se acentua e acarreta a gengivite. A gravidez faz com que a produção hormônios como progesterona e estrógeno aumente. Essa mudança hormonal causa aumento do fluxo sanguíneo e faz com que a região da gengiva fique mais sensível.

Ronco

As oscilações hormonais causam alterações nas cordas vocais e também fazem com que as membranas nasais inchem, ocasionando assim o ronco. Esse sintoma não é comum no começo da gestação, mas pode ocorrer.

Inchaço da vulva

As modificações hormonais fazem com que o fluxo sanguíneo aumente na região vaginal. Essa dinâmica também faz com que haja maior circulação na região da vulva, fazendo com que ela apresente inchaços.

Aumento da transpiração

Quando uma mulher engravida é como se ela estivesse em uma menopausa fisiológica. Logo, o aumento do fluxo sanguíneo ocasionado pelos hormônios faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e aumentem a temperatura corporal. Isso faz com que a gestante sinta mais calor e consequentemente transpire mais. Logo esse também pode ser um sintoma de uma gestação.

Coceira

O aumento da transpiração pode facilitar o surgimento de dermatites e erupções na pele, caracterizando-se também como um sintoma. As mudanças na pele tendem a se intensificar com a evolução da gravidez, por isso é importante mantê-la hidratada e protegida durante todo o período.

Flatulência

Com o aumento da progesterona há um aumento na contração dos músculos lisos, responsáveis pelos movimentos do trato digestório. Isso diminui a velocidade com que os gases são eliminados fazendo com que eles fiquem concentrados no intestino – resultando assim na fermentação de certos alimentos pelas bactérias.