Geralmente, um teste de gravidez consegue detectar a presença ou a ausência de um hormônio chamado beta-HCG na urina – que podemos fazer com os testes de farmácia.

O beta-HCG é uma substância produzida a partir do momento em que o óvulo é implantado. E por meio deste teste, quando o resultado é positivo, identificamos a presença do beta-HCG e o início da gestação!

O que é o teste de gravidez?

Como muitos sabem, existem diversos tipos de testes de gravidez. Os de farmácia conseguem indicar o resultado apenas pela urina sobre uma fita – que seguindo as instruções corretas, mostra o resultado em poucos minutos. Entretanto, o teste de farmácia nem sempre mostra um resultado assertivo – isso porque ele depende de alguns cuidados, seguir o passo a passo e fazer no dia certo. Eles podem ser encontrados em um preço que varia de 8 a 20 reais, dependendo da marca e do diferencial – como alguns testes que mostram as semanas e etc.

Geralmente, o dia certo para se fazer um teste de gravidez de farmácia varia de 2 a 5 dias após o atraso menstrual – isso por conta da concentração baixa do hormônio do beta-HCG na urina.

Os exames de sangue em laboratórios continuam sendo os mais corretos em situações de dúvidas.

Quais são os tipos de teste de gravidez?

Existem alguns tipos de teste que podem confirmar uma gravidez, como:

Testes de farmácia

Estes conseguem indicar o resultado apenas pela urina sobre uma fita – que seguindo as instruções corretas, mostra o resultado em poucos minutos. Entretanto, o teste de gravidez de farmácia nem sempre mostra um resultado assertivo – isso porque ele depende de alguns cuidados, seguir o passo a passo e fazer no dia certo. Eles podem ser encontrados em um preço que varia de 8 a 20 reais, dependendo da marca e do diferencial – como alguns testes que mostram as semanas e etc.

Geralmente, o dia certo para se fazer um teste de gravidez de farmácia varia de 2 a 5 dias após o atraso menstrual – isso por conta da concentração baixa do hormônio do beta-HCG na urina.

O que é o hormônio beta-HCG?

Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado – ou seja, assim que a gestação começa. Dessa forma, um teste positivo é aquele que identifica a presença do beta-HCG na urina.

Os níveis de HCG na gravidez aumentam de forma consistente até cerca da semana 10-12, nesse momento devem estabilizar-se ou mesmo diminuir. É por isso que os sintomas da gravidez no primeiro trimestre (3 meses) são mais fortes e intensos.

Exame de sangue

O teste de sangue segue o mesmo princípio do teste urinário, mas apresenta maior confiabilidade pois os níveis de beta-HCG são maiores na corrente sanguínea e podem aparecer mais cedo do que no teste de urina.

Além disso, o teste de sangue pode determinar a quantidade do hormônio da gravidez e não apenas dizer se está positivo ou negativo.

Essa avaliação quantitativa pode ser uma informação útil para o médico pois um valor muito baixo indica que a gestação ainda está muito no início e seu médico pode querer aguardar alguns dias antes de fazer uma ultrassonografia pois, como foi citado anteriormente, o beta-HCG fica positivo um pouco antes da gestação poder ser identificada no ultrassom.

Ultrassonografia

O ultrassom pode confirmar a gestação, no entanto para a avaliação inicial, o ideal são os testes laboratoriais que detectam os hormônios da gravidez. O que confirma uma gestação ao ultrassom é a presença de um saco gestacional (pequena bolsa contendo líquido que abriga o bebê) e mais adiante a observação do embrião com batimentos cardíacos presentes.

Os testes de gravidez laboratoriais apresentam-se positivos antes desses elementos serem visíveis ao ultrassom. Isso acontece pois seu aparecimento na ultrassonografia segue uma cronologia bem definida.

O saco gestacional aparece por volta de 5 semanas depois da última menstruação, o que corresponde aproximadamente a 7 a 10 dias de atraso menstrual. Uma semana depois aparece o embrião, por volta de seis semanas da última menstruação. Mais alguns dias e aparecem os batimentos cardíacos do embrião, confirmando, finalmente, que a gravidez é viável.

É comum mulheres fazerem a ultrassonografia com uma ou duas semanas de atraso menstrual e não haver sinal confirmatório de gestação. Nesse caso, deve-se repetir a ultrassonografia 7 a 10 dias depois para reavaliar se não apareceram as imagens do saco gestacional e do embrião.

Isso pode acontecer porque em uma de cada três mulheres, o tempo de atraso menstrual não corresponde ao tempo exato da gravidez. Muitas vezes, a data da ovulação pode não corresponder exatamente com os cálculos do ciclo menstrual habitual, especialmente em mulheres com ciclos menstruais irregulares.

Como fazer um teste de gravidez?

O teste de gravidez de farmácia pode conter um bastão com uma fita ou um pote a fita separadamente. Basta seguir corretamente as instruções presentes na embalagem para um resultado preciso. Muitas vezes, podemos seguir instruções como:

· Coletas a urina em um copo e usar um conta-gotas para colocar a urina em uma fita;
· Coletas a urina em um copo e então mergulhar a fita no recipiente até a demarcação;
· Urinar diretamente sob a fita.

O tempo de espera do resultado pode variar de 3 a 5 minutos, e o resultado pode ser apresentado como uma linha, uma cor ou um símbolo – indicando o positivo ou o negativo para a gravidez.

Caso o teste seja o de riscos – o usualmente utilizado – podemos destacar os resultados em dois: quando há duas riscas – que indica o teste positivo, confirmando a gravidez – e quando há apenas uma risca, que mostra o teste negativo.

Mas, e quando a segunda risca fica borrada?

Caso a segunda risca fique borrada, é sinal que o exame deu positivo. Geralmente, ela pode sair um pouco borrada por conta da pouca quantidade do hormônio beta-HCG – sendo recomendado, nesses casos, é recomendado repetir o exame ou optar pelo exame de sangue em laboratório para um resultado mais preciso.

Quais os medicamentos podem interferir no resultado dos testes de gravidez de farmácia?

Alguns medicamentos podem afetar os resultados de um teste de gravidez – principalmente os de farmácia. Caso vá fazer um exame de sangue, informe o médico se estiver fazendo uso de:
– Tranquilizantes;
– Diuréticos;
– Medicamentos para tratamento de Parkinson;
– Medicamentos para tratamento de infertilidade;
– Anticonvulsivantes;
– Prometazina (muito utilizada para tratar de alergias).