O dorso humano é composto por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos que trabalham juntos para apoiar o nosso corpo e permitir a locomoção. Muitas pessoas, no mundo todo, sofrem alguma vez na vida com alguma dor de coluna. Na maioria dos casos, a dor não é causada por nada grave e melhora com o tempo.

Em alguns casos, no entanto, este incômodo pode representar algo mais sério e até mesmo indicar um sintoma de alguma doença. 

Quais são as causas de dor de coluna?

As principais causas são a lombalgia, também conhecida como dor de coluna lombar, a hérnia de disco e a artrose. A má postura impacta diretamente a coluna, causando desconforto e até mesmo dor. 

O estilo de vida que levamos também é um fator importante, pois sedentarismo, excesso de peso, idade, esforços físicos repetitivos influenciam a saúde e a qualidade de vida.

Existem tipos de dor de coluna?

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns de dores na coluna. Ela ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da posição normal e acaba comprimindo as raízes nervosas ramificadas a partir da medula espinhal.

O sedentarismo, o excesso de peso e as atividades físicas que precisam de um grande esforço podem provocar a hérnia de disco, que também pode ser causada por conta de movimentos repetitivos no trabalho que exigem muito dos músculos das costas. Há evidências, ainda, que a genética também possa desempenhar um papel importante no desenvolvimento das hérnias.

Lombalgia

Caracterizada por uma dor na região lombar, localizada na parte baixa da coluna próxima à bacia, a lombalgia pode ser de dois tipos quanto à sua duração:

  • Aguda: popularmente conhecida como o “travamento das costas” que pode acontecer por vários motivos, como a musculatura cansada e dolorida por conta de uma sobrecarga, por exemplo. A dor leva de 4 a 6 semanas para desaparecer, se tratado corretamente.
  • Crônica: nesse caso, a dor leva mais de 12 semanas para desaparecer. A evolução da fase aguda para a fase crônica não é muito comum.

Geralmente, a lombalgia é causada por problemas de postura ao sentar-se, deitar-se, abaixar-se ou carregar algum objeto muito pesado. Também há casos em que ela ocorre por conta de inflamações, infecções, hérnias de disco, artrose e até por problemas emocionais.

Espondilite anquilosante

É uma doença sem cura que causa inflamação crônica nas articulações do corpo, como a coluna, os joelhos, o quadril e os ombros. Ela também pode afetar outras partes do corpo, como os olhos, por exemplo.

A espondilite anquilosante faz as vértebras da coluna se fundirem, tornando-a menos flexível. Geralmente, o resultado é uma postura mais curvada para frente.

Ainda não existe uma causa conhecida que leva à doença, mas sabe-se que existe um fator genético que a facilita — chamado HLA-B27. 

Em geral, estes são os fatores de risco:

  • Ser adulto jovem ou adolescente e do sexo masculino, pois a incidência é maior entre os homens;
  • Ter herdado o marcador genético HLA-B27, embora quem tenha herdado não desenvolverá obrigatoriamente a doença.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que causa dores nas articulações e deformações com o passar do tempo. A parte superior da coluna cervical também pode ser afetada e danificada pela inflamação.

Assim como a espondilite anquilosante, também não se sabe ao certo a causa da artrite reumatoide. Acredita-se que ela seja causada devido a um ataque ao tecido que cobre as articulações (chamado de sinóvia) pelo sistema imunológico do corpo.

A doença é mais comum de ocorrer em mulheres entre os 20 e 50 anos de idade.

Escoliose

A característica mais comum da escoliose é a deformidade da coluna vertebral em forma de curva, podendo ser acompanhada de rotação das vértebras. Dentre os vários tipos, existem três que ocorrem com mais frequência:

  • Congênita: ocorre na formação das vértebras ou na fusão dos ossos da coluna do recém-nascido ou feto;
  • Neuromuscular: é causada por problemas neurológicos que determinam fraqueza dos músculos, controle precário deles ou paralisia causada por doenças como pólio, distrofia muscular ou espinha bífida;
  • Idiopática: não tem causa conhecida e pode ocorrer em crianças, adolescente e jovens em fase de imaturidade do esqueleto.

Fatores de risco para a dor de coluna

Qualquer pessoa pode desenvolver dor de coluna, até mesmo crianças e adolescentes. Existem alguns fatores que podem colocá-lo em maior risco de desenvolver dor nas costas:

  • Idade: a dor nas costas é mais comum à medida que você envelhece, começando por volta dos 30 ou 40 anos;
  • Falta de exercício: músculos fracos e não usados nas costas podem levar a dores nas costas;
  • Excesso de peso: carregar peso demais causa estresse extra nas suas costas;
  • Doenças: alguns tipos de artrite e câncer podem contribuir para a dor nas costas;
  • Levantamento inadequado de objetos: usando suas costas em vez de suas pernas pode levar a dor nas costas;
  • Condições psicológicas: pessoas propensas a depressão e ansiedade parecem ter um risco maior de dores nas costas;
  • Fumar: isso pode impedir seu corpo de fornecer nutrientes suficientes para os discos nas costas.

Como tratar a dor de coluna?

Compressas mornas no local afetado

As compressa de gel ou de água quente podem ser compradas nas farmácias ou preparadas em casa utilizando grãos secos como arroz ou feijão, por exemplo. A compressa morna aumenta o fluxo sanguíneo no local, relaxa as estruturas musculares, promovendo analgesia, mas deve ser usada com cuidado para não queimar a pele. Veja como fazer nesse vídeo:

Medicamentos e pomadas

Passar uma pomada no local da dor pode ser útil para combater os sintomas, boas opções podem ser encontradas na farmácia e podem ser compradas com o conselho do farmacêutico.

Os analgésicos e anti-inflamatórios como Ana Flex, Bioflex, Miosan e Ibuprofeno são indicados quando a dor é intensa e não permite o trabalho, diminuindo a qualidade de vida do paciente, mas só devem ser usados sob orientação do ortopedista porque não devem ser utilizados em excesso e porque possuem contraindicações. Os remédios para este tipo de incômodo podem ser usados durante algumas semanas e sempre com protetor gástrico para evitar lesões no estômago.

Fisioterapia

A fisioterapia com aparelhos, massagem terapêutica e exercícios é excelente para aliviar a dor e tratar os problemas de coluna porque é direcionada a sua causa. Ela deve ser realizada, preferencialmente, todos os dias mas consultas 2 ou 3 vezes por semana também podem ajudar a controlar os sintomas.

Alongamentos

A dor pode ser aliviada e tratada com exercícios que devem ser indicados pelo fisioterapeuta porque nem todos os exercícios são indicados. Veja alguns exemplos: Exercícios de alongamento para dor nas costas.

Acupuntura

As sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor nas costas, mas não deve ser usada exclusivamente. O ideal é que seja realizada 1 vez por semana, enquanto os sintomas estiverem presentes.

Como prevenir a dor de coluna?

  • Evite carregar objetos extremamente pesados!
  • Evite ficar em pé por longos períodos de tempo. Se for necessário para o seu trabalho, tente usar um banquinho. Alterne descansando cada pé sobre ele
  • Deixe os sapatos de salto alto em casa;
  • No trabalho, especialmente se estiver usando um computador, certifique-se que sua cadeira tem as costas retas;
  • Se você dirigir uma longa distância, a cada duas horas pare, desça, se alongue e ande por três a cinco minutos antes de seguir viagem. Traga o seu lugar o mais à frente possível, para evitar flexão das suas costas;
  • Melhorar a sua postura, ter uma reeducação postural
  • Se alongue com frequência, isso ajuda a fortalecer as costas e outras partes do corpo!
  • Faça exercícios físicos com acompanhamento de profissionais.