O empoderamento feminino nunca esteve tão presente na vida das mulheres como atualmente. É algo que vem promovendo mudanças importantíssimas na sociedade e na mentalidade das pessoas. Mas todos nós sabemos que ainda há muito a ser conquistado, seja com relação aos direitos ou à segurança.

Afinal, o que é empoderamento feminino?

A palavra empoderamento vem do inglês empowerment.

O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, com o objetivo de debater questões civis relacionadas à raça. Logo, foi incorporado pelo público feminino.

No Brasil, o termo começou a ganhar força a partir da segunda década dos anos 2000, com a ascensão das redes sociais.  E é nada mais nada menos do que a busca do poder às mulheres em quaisquer ambientes e situações.

Empoderamento feminino

Mulheres empoderadas empoderam outras mulheres

O empoderamento da mulher é um dos pilares do amor-próprio, e isso é percebido em pequenas ações da sua vida. Quando uma mulher tem consciência do seu valor, ela sempre vai querer ser reconhecida por suas competências e conquistas, e consequentemente a encoraja a ter ânimo em sua vida profissional e pessoal.

Embora a sociedade esteja em constante evolução, ainda há muito pelo que lutar. Um dos principais desafios não é procurar novos avanços ou pensar em melhorias e sim manter-se em constante alerta para que os retrocessos não tomem conta e as conquistas sejam mantidas.

Os 4 Pilares da Autoestima

A Autoestima não tem relação somente com a forma física de nosso corpo, mas também está relacionada com a forma como nos enxergamos integralmente, de fora para dentro.

Na psicologia, a autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

  1. Auto aceitação

Muitas vezes confundida com a autoestima, a auto aceitação é a relação com a maneira que a pessoa se sente consigo mesmo,  respeito a si próprio e se sentir em casa no próprio corpo;

  1. Autoconfiança

Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, suportando às dificuldades.

  1. Competência social

É a experiência de ser capaz de fazer contatos. Isso inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios atos, saber regular a distância-proximidade com outras pessoas;

  1. Rede social

E por último, estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos, poder contar com eles e estar à disposição.

Ficar atento e consciente das próprias emoções, sentimentos, sensações, necessidades corporais e psíquicas, relacionar-se respeitosa e amorosamente consigo mesmo, cuidar de si praticando atividades físicas e se alimentando bem, são os passos iniciais para construir uma alta autoestima. O Hospital Digital Vitta te ajuda com isso!