A endometriose é um distúrbio no qual o tecido que forma o revestimento do seu útero cresce fora da sua cavidade uterina. O revestimento do seu útero é chamado endométrio.

Esse distúrbio ocorre quando o endométrio cresce nos ovários, no intestino e nos tecidos que revestem a pélvis. É incomum que o tecido endometrial se espalhe além da região pélvica, mas não é impossível. O tecido endometrial crescendo fora do útero é conhecido como implante endometrial.

As alterações hormonais do seu ciclo menstrual afetam o tecido endometrial mal colocado, fazendo com que a área se torne inflamada e dolorida. Isso significa que o tecido vai crescer, engrossar e quebrar. Com o tempo, o tecido que se rompeu não tem para onde ir e fica preso em sua pélvis.

Este tecido preso na sua pélvis pode causar:

  • Irritação;
  • Formação de cicatriz;
  • Aderências, em que tecido liga os órgãos pélvicos juntos;
  • Dor severa durante seus períodos;
  • Problemas de fertilidade.

A endometriose é uma condição ginecológica comum, afetando até 10% das mulheres. Saiba que você não está sozinha, caso tenha esse distúrbio.

Você sabia? Não existe prevenção da endometriose que afeta as mulheres em seus anos reprodutivos, mas aquelas que usam anticoncepcionais orais para o controle da gestação tem uma menor incidência da doença.

Causas

A causa exata da endometriose não é conhecida. Uma das teorias mais antigas é que esse distúrbio ocorre devido a um processo chamado de menstruação retrógrada. Isso acontece quando o sangue menstrual flui de volta através de suas trompas de falópio em sua cavidade pélvica, ao invés de deixar seu corpo através da vagina.

Outra teoria sugere que os hormônios transformam as células fora do útero em células semelhantes às que revestem o interior do útero, conhecidas como células endometriais. Alguns acreditam que a condição possa ocorrer se pequenas áreas do abdome se converterem em tecido endometrial. 

Segundo essa teoria, isso pode acontecer porque as células em seu abdome crescem a partir de células embrionárias, que podem mudar de forma e agir como células endometriais. Contudo, não se sabe ainda porque isso ocorre.

Essas células endometriais deslocadas podem estar nas paredes pélvicas e nas superfícies dos órgãos pélvicos, como bexiga, ovário e reto. Eles continuam a crescer, engrossar e sangrar ao longo do ciclo menstrual em resposta aos hormônios do seu ciclo.

É importante destacar que também é possível que o sangue menstrual vaze para a cavidade pélvica através de uma cicatriz cirúrgica, como após um parto cesáreo, por exemplo. 

O desenvolvimento dessa complicação também pode estar ligado à genética ou até mesmo a toxinas ambientais.

Sintomas

Os sintomas da endometriose variam. Algumas mulheres apresentam sintomas leves, mas outras podem ter sintomas desde moderados até mais graves. 

A gravidade da sua dor não indica o grau ou estágio da condição. Você pode ter uma forma leve da doença, mas sentir dor agonizante. Também é possível ter uma forma grave e ter muito pouco desconforto.

A dor pélvica é o sintoma mais comum deste distúrbio. Mas você também pode ter os seguintes sintomas:

  • Períodos menstruais dolorosos;
  • Dor no baixo ventre antes e durante a menstruação;
  • Cólicas uma ou duas semanas em torno da menstruação;
  • Sangramento menstrual intenso ou sangramento entre períodos;
  • Infertilidade;
  • Dor após a relação sexual;
  • Desconforto com movimentos intestinais;
  • Dor lombar que pode ocorrer a qualquer momento durante o ciclo menstrual.

Você também pode não desenvolver sintomas. É importante que você faça exames ginecológicos regulares, o que permitirá ao seu ginecologista monitorar qualquer alteração. Isto é particularmente importante se você tiver dois ou mais sintomas.

Encontre o médico ideal para o tratamento da endometriose ou qualquer outro sintoma que esteja te incomodando aqui. 

Fatores de risco

Cerca de 2 a 10 por cento das mulheres grávidas nos Estados Unidos têm endometriose. Geralmente se desenvolve anos após o início do seu ciclo menstrual. 

Essa condição pode ser dolorosa, mas a compreensão dos fatores de risco pode ajudá-la a determinar se você é suscetível a essa condição.

Idade

Mulheres de todas as idades correm risco de ter essa complicação. Contudo, geralmente afeta mulheres entre as idades entre 25 e 40 anos. Os sintomas podem começar na puberdade.

Histórico familiar

Converse com seu médico se você tiver um membro da família com esse distúrbio. Você pode ter um risco maior de desenvolver a doença por conta dos fatores genéticos.

História da gravidez

A gravidez parece proteger as mulheres contra a progressão dessa complicação. Mulheres que não tiveram filhos correm um risco maior de desenvolver o distúrbio. No entanto, a endometriose ainda pode ocorrer em mulheres que tiveram filhos. 

Isso apoia a compreensão de que os hormônios influenciam o desenvolvimento e o progresso da condição. 

História menstrual

Converse com seu médico se você tiver problemas em relação ao seu período menstrual. Esses problemas podem incluir ciclos mais curtos, períodos mais pesados ​​e mais longos, ou menstruação que começa em uma idade jovem. 

ATENÇÃO: Esses fatores podem colocá-lo em maior risco.

Tratamento 

Esta condição pode atrapalhar sua vida se não for tratada. A endometriose não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados.

Opções médicas e cirúrgicas estão disponíveis para ajudar a reduzir seus sintomas e gerenciar possíveis complicações. Todas as pacientes reagem de maneira diferente a essas opções de tratamento. Seu médico irá ajudá-la a encontrar o que funciona melhor para você.

Pode ser frustrante obter opções de diagnóstico e tratamento no início da doença. Por causa dos problemas de fertilidade, dor e medo de que não haja alívio, esta doença pode ser difícil de lidar mentalmente. Considere encontrar um grupo de apoio ou se educar mais sobre a condição. 

Opções de tratamento incluem:

Medicamentos para a dor

Você pode tentar analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno, mas estes não são eficazes em todos os casos.

Terapia Hormonal

Tomar hormônios suplementares às vezes pode aliviar a dor e interromper sua progressão. Esta terapia ajuda seu corpo a regular as mudanças mensais nos hormônios que promovem o crescimento do tecido que ocorre quando você tem esse distúrbio. 

Dentre estes, medicamentos como zoladex e allurene são indicados.

Contraceptivos hormonais

Os contraceptivos hormonais diminuem a fertilidade, impedindo o crescimento mensal e o acúmulo de tecido endometrial. Pílulas anticoncepcionais, adesivos e anéis vaginais podem reduzir ou mesmo eliminar a dor no estágio menos grave dessa complicação.

A injeção de medroxiprogesterona (Depo-Provera) também é eficaz para interromper a menstruação. Para o crescimento de implantes endometriais. Alivia a dor e outros sintomas.

Esta pode não ser a sua primeira escolha, no entanto, devido ao risco de diminuição da produção óssea, ganho de peso e aumento da incidência de depressão em alguns casos.

Agonistas e antagonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GRNH)

As mulheres tomam os chamados agonistas e antagonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) para bloquear a produção de estrogênios que estimulam o ovário. O estrogênio é o hormônio responsável principalmente pelo desenvolvimento das características sexuais femininas. Isso impede a menstruação e cria uma menopausa artificial. 

A terapia tem efeitos colaterais como ressecamento vaginal e ondas de calor. Tomar pequenas doses de estrogênio e progesterona ao mesmo tempo pode ajudar a limitar ou prevenir esses sintomas.

Cirurgia conservadora

A cirurgia conservadora é para mulheres que querem engravidar ou sentir dores fortes e para quem os tratamentos hormonais não estão funcionando. O objetivo da cirurgia conservadora é remover ou destruir o crescimento endometrial sem danificar seus órgãos reprodutivos.

A laparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, é usada para visualizar, diagnosticar e remover o tecido endometrial. 

Seu cirurgião fará pequenas incisões no abdome para remover cirurgicamente os crescimentos ou para queimá-los ou vaporizá-los. Lasers são comumente usados ​​atualmente como uma forma de destruir este tecido “fora do lugar” ou “mal colocado”.

Cirurgia de último recurso (histerectomia)

Raramente, seu médico pode recomendar uma histerectomia total como último recurso se a sua condição não melhorar com outros tratamentos.

 Durante uma histerectomia total, seu cirurgião removerá seu útero e colo do útero. Seu médico também irá remover seus ovários, pois eles produzem estrogênio, e o estrogênio causa o crescimento do tecido endometrial. Eles também removerão as lesões visíveis do implante.

Essa abordagem radical ao tratamento é usada apenas quando outras abordagens de tratamento falharam, e a dor juntamente da inflamação estão interferindo na sua qualidade de vida. 

Este procedimento interromperá o ciclo da menstruação e os sintomas deverão diminuir.Contudo, não há garantia de que toda a dor vá embora.

Você não poderá engravidar depois de uma histerectomia. Obter uma segunda opinião antes de concordar com a cirurgia é de suma importância, pois este é um procedimento que lhe deixará sem possibilidades de engravidar permanentemente.