Você já deve ter notado que as mulheres buscam cuidar mais da saúde do que os homens, não é verdade?  E sim, a mulher vai mais ao médico do que o homem. Segundo estudo realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, ao serem questionados sobre ir a uma consulta nos últimos 12 meses, o percentual do sexo feminino foi de 78%, enquanto o masculino foi de 63,9%. 

Assim, aproveitando que março contém o Dia Internacional das Mulheres, separamos esse conteúdo para falar sobre a importância que as mulheres devem dar ao seu corpo, à sua mente e ao seu bem-estar. Vem com a gente! 💙

Cuidado desde cedo 🩺

O cuidado com a saúde não deve vir apenas na vida adulta! Com o começo da puberdade, geralmente por volta dos 12 anos, é importante começar a realizar consultas com ginecologistas para prevenir doenças e cuidar de uma futura vida sexual saudável.

Além disso, é importante entender desde cedo e tirar dúvidas sobre os métodos contraceptivos e suas funções, as alterações hormonais provocadas pela puberdade, o ciclo menstrual e os cuidados de higiene íntima. Esses temas, uma vez entendidos, proporcionam um maior conhecimento corporal e, assim , mais cuidado com a saúde.

Vamos galera, mulheres💪💓

Além de uma jornada extensa de trabalho, as mulheres ainda dedicam horas e horas com os afazeres domésticos e os cuidados com a família! 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto os homens empenham 10,9 horas semanais nas atividades domésticas e nos cuidados com os parentes, as mulheres dedicam 21,3 horas com essas atividades. Ademais, de acordo com essa mesma pesquisa, se somadas as tarefas domésticas, a atenção aos familiares e a jornada de trabalho, as mulheres trabalham 3,1 horas a mais do que os homens.

Dessa forma, é de extrema importância dar atenção também à saúde mental! Fazer uma atividade gostosa, passear, praticar atividades físicas ou hobbies que fazem a cabeça relaxar são essenciais para evitar a sobrecarga emocional e  mental! E claro, se necessário, sempre buscar ajuda de um profissional!

Quais os principais exames que a mulher deve fazer? 🤷🏼‍♀️

Para manter a saúde em dia, uma mulher deve fazer alguns exames essenciais! Eles são:

  • exame pélvico;
  • mamografia;
  • papanicolau;
  • ultrassom transvaginal.

Além desses, é preciso fazer avaliações preventivas periódicas com outras especialidades, como:

  • urina;
  • hemograma;
  • colesterol;
  • dosagem de hormônios;
  • eletrocardiograma;
  • ecocardiograma.

É de apoio que você precisa? Conte com a Vitta! ✨💙

Com a Vitta, você conta com uma equipe de saúde sempre disposta a cuidar de você! Além de ginecologistas, você também conta com mais de 16 especialidades e assistência via WhatsApp, sete dias por semana, podendo agendar teleconsultas quando e onde quiser! 📲