Muitas pessoas buscam diariamente ser saudável com hábitos diários para uma maior qualidade de vida e bem estar físico e mental.
Uma vida saudável traz diversos benefícios em termos de qualidade de vida e também para o meio ambiente. Em um primeiro momento, seu corpo agradece, pois ele vai possuir mais resistência com um sistema imunológico mais forte, evitando doenças. Depois, o meio ambiente será menos degradado por conta de atitudes mais conscientes e saudáveis, como andar de bicicleta e caminhar, em vez de usar o carro, e subir as escadas, ao invés de utilizar o elevador.

Hábitos diários que levam a uma vida mais saudável:

 

  • Lave suas mãos com frequência

 
A maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Esse costume não é bom, pois cada esfregada pode transportar vírus. Por isso, é importante lavar as mãos não só antes de fazer uma refeição, mas muitas vezes ao dia, para encerrar a troca de germes.
 

  • Beba muito mais água do que o normal

 
O mesmo ar seco do inverno que provoca as rachaduras dos lábios também suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Por isso, tome pelo menos de oito a dez copos por dia. Tenha cuidado com a ingestão de bebidas com cafeína, porque elas desidratam o corpo.
 

  • Diminua as porções

 
É realmente saudável comer de cinco a sete refeições por dia, ou seja, alimentar-se a cada três ou quatro horas. Isso ajuda a não sobrecarregar o seu sistema digestivo, além de também manter o seu nível de energia e ajudar a combater a ansiedade pelo açúcar. Seu nível de açúcar no sangue vai cair a cada três ou quatro horas. Quando ele cai, o mesmo acontece com o seu nível de energia, incluindo a sua capacidade de lidar com o estresse e de se concentrar. E é aí que aparece o desejo de consumir açúcar, para dar energia. Então, coma pequenas quantidades de carboidratos complexos e proteínas nessas pequenas refeições.
 

  • Diminua o açúcar

 
Adultos comem uma média de 135 quilos de açúcar por ano. A maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome porque ele rapidamente se transforma em gordura. E, quando se come o açúcar, o sistema imunológico é “congelado” por até duas horas, durante as quais os vírus e outros organismos estranhos podem atacar seu sistema, dificultando seus planos de ter uma vida com mais saúde. Quando tiver vontade de comer doce, experimente deixar algumas frutas congeladas, como amoras, uvas ou abacaxi, para consumi-las depois. Colocar pedaços de bananas no seu iogurte pode ser uma delícia também.

  • Nunca pule o café da manhã

Pense no seu corpo como uma fogueira de acampamento que “morre” durante a noite. Pela manhã, ele precisa ser alimentado para se manter em pé e saudável. E o café da manhã é o caminho para ter seu corpo de volta em forma, com energia. Lembre-se de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, por isso, ao acordar, não pule o café, faça uma refeição reforçada, para poder ter energia de sobra até o almoço.
 

  • Coma vegetais sempre

 
Os vegetais são um depósito de vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde, ou seja, são fundamentais para uma vida com mais saúde. Eles vão ajudar na proteção contra resfriados e gripes, principalmente os vegetais mais coloridos, porque eles têm mais nutrientes. Em determinadas épocas do ano, comer um monte de alimentos ricos em vitaminas A e C, como a batata doce e a abóbora, ajuda a aumentar nosso sistema imunológico. Veja mais benefícios de se ter uma dieta vegetariana.
 

  • Não tenha uma vida sedentária, pratique esportes

 
A prática de exercícios físicos é um importante passo para alcançar uma maior qualidade de vida. O exercício ajuda a aumentar a energia, reduzir o estresse e ainda mantém o peso sob controle. Faça um programa de atividades físicas e adicione-o à sua rotina; em primeiro lugar, adicione o fator diversão, realize treinos e esportes divertidos. Procure ouvir músicas enquanto caminha, leia livros enquanto está na bicicleta ergométrica, assista ao noticiário quando você andar na esteira. Sempre que possível, chame um amigo para fazer o exercício com você, pois isso torna a atividade mais divertida e você se envolve mais nela. E lembre-se de que seu corpo necessita de um ou dois dias de descanso.
 

  • Priorize o seu sono

 
Verifique o quando o seu organismo precisa de horas de sono, a maioria precisa de de sete a oito horas todas as noites. Mesmo que você tenha que reorganizar sua agenda, tenha um sono adequado e de qualidade. Mais de uma noite de insônia ou mal dormida pode afetar seriamente o seu sistema imunológico, além de dificultar a execução de tarefas diárias por conta de noites mal-dormidas.

  • Cuide da sua mente!

A saúde mental e emocional é tão importante quanto a física, do mesmo jeito que o corpo merece cuidados, a mente também precisa! E há várias formas simples de cuidar da saúde da nossa mente, como: evitar situações estressantes demais, relaxar, procurar fazer uma pequena pausa no meio de uma rotina estressante, ter um tempo livre na sua rotina para se cuidar e descansar ou até consultar um psicólogo!
Mas nunca se esqueça: acompanhamento médico é fundamental para o diagnóstico correto dos distúrbios neuropsiquiátricos! Por isso, não sinta vergonha, nem deixe de procurar ajuda. Com um tratamento adequado ao seu caso, é possível controlar os sintomas e levar uma vida bem mais feliz e saudável por completo!