Uma das coisas que devemos priorizar, mas que muitas pessoas acabam esquecendo por conta da rotina cansativa e agitada, é o bem-estar. Para se ter uma qualidade de vida, é inevitável a presença de bem estar e saúde – ela nos permite equilíbrio e harmonia.
Mas você saberia me dizer o que consiste em uma vida de saúde e bem-estar? Ela é repleta de hábitos saudáveis, prática de atividades, cuidados com a saúde mental e muito mais.
 

Comece o dia com o pé direito!

O começo do nosso dia é o mais importante, pois é ele que irá definir como irá decorrer o restante do dia. Para isso, são necessários alguns hábitos importantes:

Durma bem

A insônia ou a ausência de uma noite tranquila de sono pode desencadear diversos sintomas ruins durante o dia, como alterações de humor e problemas na concentração. A saúde do sono é fundamental. Em média, uma noite de sono satisfatória dura entre 8 a 9 horas. Além disso, há outras coisas que se pode fazer para melhorar seu sono, desde ler antes de dormir, praticar exercícios, criar um ambiente escuro e aconchegante e até evitar substâncias energéticas – como o café.

Acorde adequadamente

Acordar já pulando da cama pode ser um péssimo hábito – o corpo ainda está acordando, e por isso você deve acompanhar esse processo. Se alongue e se espreguice devagar por pelo menos 1 minuto, isso ajuda a musculatura e prepara o corpo para o começo do dia.

Café da manhã é importante!

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã é indispensável na vida de todas as pessoas. É ele que dará as primeiras energias para começar o dia bem. O recomendado para uma refeição regrada, são frutas, sucos e cereais – mas nem pense em açúcar! O suco verde e água com limão são o sinônimo para bem-estar.
 

Fique atento com a alimentação

Hoje em dia, cuidar da alimentação é algo que o brasileiro está aprendendo aos poucos. Quando a alimentação está completamente deficiente, com uma forte carência de nutrientes e muito sobrecarregada de açúcar, gordura e entre outros – podendo provocar doenças nutricionais muito graves.
É necessário pensar na alimentação de uma forma mais consciente, e não como um segundo plano. Ela é algo fundamental para estabelecer saúde e bem estar em nossas vidas. Fique atento as dicas:

Experimente frutas, legumes e verduras

O consumo de frutas e vegetais é indispensável para uma saúde equilibrada. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde – é necessário que se consuma até 5 porções de frutas e hortaliças ao dia. Ou seja, prefira um almoço mais saudável, coma uma fruta quando sentir falta daquele docinho!

Saiba os sinais da fome

Muitas pessoas sofrem com alguns desequilíbrios emocionais, o que acaba por desenvolverem hábitos alimentares deficientes. O recomendado é criar proibições em relação a determinados alimentos que podem fazer sua dieta saudável sair dos trilhos – já que isso pode fazer com que os desejos venham com mais intensidade.

Consuma menos industrializados

Caso ainda existam muitas dúvidas quanto ao seu cardápio ideal, procure tirar dúvidas com um nutricionista. Porém, partindo do princípio, procure priorizar alimentos naturais ou aqueles que são processados minimamente – como feijão, macarrão, cereais integrais e entre outros.
Outra dica importante é ficar atento aos rótulos na embalagem de alguns produtos, pois é lá que você encontrará sua verdadeira identidade – ou seja, a quantidade de ingredientes, conservantes, corantes e entre outros. É muito importante que se consuma a menor quantidade de alimentos industrializados e com alto teor de conservantes.

Vai um orgânico aí?

Por conta do alto custo, os alimentos orgânicos são pouco apreciados pelos brasileiros. Mas é importante ressaltar seu valor nutricional é benéfico para a saúde. Além de oferecer uma agricultura sustentável, os produtos orgânicos vêm livres de produtos químicos que podem influenciar negativamente na sua saúde – como fertilizantes e agrotóxicos.

Não se esqueça da água!

É fundamental que a hidratação seja prioridade no seu dia a dia. A carência de água no organismo pode acarretar alguns problemas muito sérios como desidratação, queda de cabelo, problemas urinários e entre outros. É a água no nosso corpo que realiza a manutenção das nossas funções vitais, no transporte de vitaminas e minerais para os órgãos que necessitam deles.
É considerado saudável quando uma pessoa consome pelo menos 2 litros de água ao dia.

Vá com calma

Com a rotina acelerada, é comum que as pessoas se alimentem apressadamente – sem degustar os alimentos, mastigar corretamente ou engolir sem o risco de se engasgar. Comer com calma, além de uma prática saudável, ajuda e estimula o cérebro.  Além disso, essa pequena atenção a mais pode garantir uma maior saciedade e benefícios do alimento.
 

O bem-estar e as atividades

A prática de atividades físicas é um dos principais fatores que promovem o bem-estar social, emocional e, claro, o físico. Além de ajudar a manter ou perder peso, as atividades conseguem elevar a autoestima e melhorar significantemente a qualidade de vida.
O que muitas pessoas confundem, é que a prática de atividades físicas só é levada em conta quando a pessoa exerce muita “força” – qualquer movimento do corpo pode ser considerado uma atividade física. O simples fato de fazer uma caminhada, subir escadas, pedalar, trabalhar no jardim ou até dançar são exemplos disso. Entretanto, para se ter um benefício à saúde, essa atividade deve ser moderada e ter um tempo médio de duração de 30 minutos.
Fizemos uma pequena lista de todos os benefícios que um exercício pode trazer:

  •         Fortalecimento de músculos, ligamentos e ossos;
  •         Melhora do sono;
  •         Melhora na circulação sanguínea;
  •         Aumento da eficiência do coração;
  •         Pulmões fortificados;
  •         Pressão arterial equilibrada;
  •         Melhora na digestão e funcionamento do intestino;
  •         Retardamento do envelhecimento;
  •         Produção de endorfina;
  •         Evita depressão e estresse;
  •         Evita a fadiga precoce;
  •         Reduz gordura corporal e o excesso de colesterol;
  •         Capacidade mental e de memória melhorada.

Quando uma pessoa pratica exercícios físicos, ela se sente mais feliz e disposta – isso por conta da liberação de endorfina. Essa é uma prática recomendada principalmente para pessoas com quadros depressivos e de ansiedade.
 

Separe um tempo para passatempos

Quando falamos de saúde e bem-estar, não podemos nos esquecer do que gostamos de fazer. Separar um tempo do seu dia para ler, fazer exercícios, meditar, cozinhas e entre outros hobbies, é fundamental para se ter uma qualidade de vida elevada.
Ninguém é feliz apenas trabalhando e fazendo seus deveres – separar um tempo para si é fundamental! Sendo assim, arrume um passatempo para não se perder no estresse da rotina.