Para se ter uma vida saudável, é preciso muito mais do que apenas uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos! Segundo a Organização Mundial de Saúde – a OMS – definimos a saúde como o bem-estar mental, físico e social, muito mais do que apenas a ausência de doenças etc.

Neste artigo, queremos ressaltar a importância de se ter uma vida saudável – em como ela pode fazer a diferença em uma rotina estressante em que você pensa que não tem tempo para nada. Entretanto, lembre-se que não há regras a serem seguidas para manter seu bem-estar físico, mental e social, isso vai muito das escolhas e opções que a pessoa deseja fazer para sua vida.

Quais os benefícios da vida saudável?

São diversos os benefícios que podemos ter quando praticamos uma vida saudável – prevenimos um monte de doenças, nos mantemos dentro do peso, tornamos a atividade física uma prática regular, temos aquela sensação agradável de se estar saudável e entre milhares de outras coisas que iremos citar.

O que muitos acabam não percebendo, é que com uma rotina saudável, estamos diminuindo os custos com saúde – seja em consultas particulares, cirurgias, medicamentos, convênios e entre outros. Além disso, poupamos nosso tempo esperando em filas dos serviços de saúde!

Como ter uma vida saudável?

Certo, mostramos alguns benefícios, falamos sobre porque você devera optar por uma prática saudável. Mas afinal, como podemos fazer tudo isso? A seguir você confere alguns tópicos fundamentais para alcançar a vida saudável ideal.

Alimentação

Estabelecer uma alimentação saudável faz uma grande diferença na vida de uma pessoa. Ela pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, na qualidade do sono, no humor, na perda de peso e até mesmo na capacidade de concentração.

Para uma alimentação balanceada, não podemos esquecer dos carboidratos – que são as massas, batatas, pães e entre outros – as gorduras – óleos, abacate, oleaginosas etc. – e as famosas proteínas – ovos, carne de frango, carne vermelha, peixes etc.

Além disso, não podemos esquecer dos micronutrientes, que são as vitaminas e minerais – presentes em diversas frutas, verduras, legumes e entre outros. Também podemos incluir as fibras, que são as partes não digeríveis dos alimentos vegetais, e que resistem à digestão e absorção intestinal – os alimentos integrais, frutas e verduras são ricos nelas!

Para ter uma alimentação balanceada é importante que ela seja variada e que contenha todos os grupos alimentares. Seguir o conceito de variabilidade alimentar, sugere que se tenha ao menos 30 alimentos. Lembrando que produtos alimentares, como embutidos, bolachas recheadas, entre outros, não podem entrar na dieta!

Além disso, não podemos esquecer da água – um componente essencial para o transporte de nutrientes no organismo e a hidratação. A orientação é ingerir 30 ml de água por quilo de peso no dia, o que equivale a cerca de dois ou três litros de água ao dia.

Dicas

  •         Nunca fique sem comer;
  •         Saboreie os alimentos, não tenha pressa;
  •         Opte por alimentos naturais;
  •         Evite doces e carboidratos em excesso;
  •         Estabeleça algumas metas semanais para entrar no ritmo;
  •         Combine os alimentos toda semana;
  •         Introduza frutas como opção de sobremesa;
  •         Faça até 5 refeições ao dia;
  •         Mastigue bem;
  •         Beba bastante água!

Saúde mental

Muitas vezes, quando falamos de saúde mental, automaticamente pensamos nas doenças mentais – entretanto, a saúde mental implica muito mais do que a ausência de doenças.
É difícil manter uma saúde mental constante, pois sempre haverá períodos em que estaremos mais estressados com algo, mais tristes ou ansiosos e isso é completamente normal. A saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida e ao modo como se harmoniza desejos, sentimentos, eventos, capacidades, emoções e entre outros.

Para se ter saúde mental, é preciso reconhecer que o ser humano possui limites e buscar ajuda quando necessário; é estar bem consigo mesmo e com os outros que fazem parte do seu dia a dia; é conhecer a si mesmo; saber aceitar os obstáculos e exigências da vida e, principalmente, saber lidar com emoções boas e desagradáveis.

Para manter o estado harmonioso da sua saúde mental é bem simples, basta manter bons hábitos; reservar um tempo de lazer; aceitar-se e às outras pessoas com suas limitações; manter um sentimento positivo consigo; evitar o uso de drogas, cigarro e álcool.

Qualidade do sono

Para se ter uma boa noite de sono e um aproveitamento melhor do dia, a recomendação padrão é que se tenha 8 horas de sono ao dia. Porém, com uma rotina agitada, a média de horas que as pessoas estão dormindo é de 6 a 8 horas durante a semana e de 7 a 8 horas nos finais de semana.

Quando nos privamos do sono, experimentamos algumas condições desagradáveis e até graves de saúde – como o desenvolvimento de diabetes, depressão, obesidade, doenças renais e o comprometimento do sistema imunológico.

Algumas dicas importantes para se ter uma boa noite de sono:

Conforto

Quando for dormir, prefira uma cama – arrume os lençóis e pegue uma coberta confortável. Ah, e não se esqueça de desligar a luz e manter o ambiente fresco. Geralmente, adormecer com o som de chuva ou ruídos brancos pode facilitar.

Cuidado com os alimentos

É importante evitar comer ou beber – com exceção de água – antes de ir se deitar. Muitas vezes, comer, beber café ou ingerir álcool antes de dormir pode interferir negativamente no sono.

Rotina

Prefira acordar e ir dormir todos os dias em um mesmo horário – até mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a estabelecer um ritmo mais conciso para o organismo.

Exercícios

A prática de exercícios físicos ajuda a manter saudáveis os níveis de melatonina e cortisol – um ajuda o corpo a entrar em estado de sonolência e o outro é o responsável por dar energia ao corpo. Estabeleça ao menos 30 minutos a 1 hora de exercícios ao dia!

Atividade física

Todo mundo sabe que praticar atividade física pode trazer diversos benefícios para a saúde, além de melhorar o funcionamento do organismo. Mas o que muitos acabam esquecendo, é que praticar exercícios não deve ser visto apenas como um hobby, e sim como um hábito para a vida.

Benefícios da atividade física:

  •         Melhora as dores;
  •         Reduz a pressão arterial;
  •         Consegue combater depressão, estresse e ansiedade;
  •         Aumenta significantemente a imunidade;
  •         Mantêm o peso ideal;
  •         Alivia a tensão muscular;
  •         Auxilia na autoestima;
  •         Melhora a postura;
  •         Auxilia contra a diabetes, osteoporose e até mesmo o risco de infarto.

Experimente começar com 30 minutos de atividades todos os dias e você obterá resultados que lhe levaram para uma vida saudável.

Lazer

É importante manter um tempo para o lazer no dia a dia. O ser humano só será plenamente feliz quando conseguir realizar as atividades que tanto gosta. Experimente sair mais com os amigos, caminhar em partes, começar um bom livro, ingressar em algum esporte, visitar outros locais e até mesmo viajar.