Ó abre alas que eu quero passar 🎶

A data mais ansiada pelos brasileiros está chegando: o Carnaval! 🎉

Mas, para curtir e sambar com segurança, é importante entender sobre a importância dos métodos contraceptivos e suas principais funções. Por isso, também em homenagem à Semana da Prevenção da Gravidez na Adolescência, preparamos este conteúdo para você aproveitar o carnaval da melhor e mais saudável forma. Bora lá? 

Métodos contraceptivos: o que são? 🤷🏼‍♀️

Os métodos contraceptivos são maneiras de evitar uma gravidez indesejada ou não planejada. Mas, ao contrário do que muitos pensam, alguns métodos, como a “camisinha”, foram desenvolvidos para, principalmente, proteger contra as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, HPV e sífilis.

Conheça um pouco sobre cada um desses métodos contraceptivos 👀

  • Preservativo feminino: é uma camisinha vaginal que deve ser colocada dentro da vagina, fazendo com que o anel móvel fique perto do colo do útero, e o anel fixo fique para fora do canal vaginal, cobrindo a parte da vulva.
  • Preservativo masculino: é a famosa camisinha que, sem abrir com a boca para não rasgar, deve ser colocada sobre o pênis ereto, desenrolando da “cabeça” até a base, e descartada imediatamente após a ejaculação.
  • Diafragma: é um copinho de silicone que deve ser colocado na vagina entre 15-30 minutos antes da relação e descartado 12 horas após o ato.
  • DIU hormonal: é um dispositivo colocado no útero que libera o hormônio da progesterona, prevenindo a liberação do óvulo e, assim, evitando a gravidez, que deve ser colocado em uma clínica e com médicos especializados.
  • DIU de cobre: é um dispositivo muito parecido com o DIU hormonal, mas com a diferença de que não existe a liberação de nenhum hormônio, servindo apenas como uma barreira entre o óvulo e o espermatozóide.
  • Implante subdérmico: é uma espécie de chip, habitualmente inserido no braço da mulher para atuar como contraceptivo, e que deve ser colocado também em uma clínica e com médicos especializados.
  • Pílula anticoncepcional: é um remédio diário, prescrito por um ginecologista, que combina os hormônios estrógeno e progesterona para inibir a ovulação.
  • Adesivo: é um método hormonal que deve ser colado no braço da mulher a fim de bloquear a ovulação.
  • Vasectomia: é um procedimento cirúrgico feito no homem que interrompe a circulação de espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais.
  • Laqueadura: é um procedimento cirúrgico feito na mulher cujas tubas uterinas são cortadas, impedindo a passagem dos óvulos e dos espermatozóides.

métodos contraceptivos

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência 🗣️

A primeira semana de fevereiro é marcada pela prevenção da gravidez na adolescência, uma pauta muito necessária! Com o objetivo de alertar sobre os riscos e perigos de uma gravidez na adolescência, essa campanha foi criada para informar os jovens sobre os métodos contraceptivos e como usá-los corretamente.

Cuidar nunca é demais! 💌

Além de usar os métodos contraceptivos adequadamente, é de extrema importância estar sempre acompanhado por um médico especializado e realizar consultas, pelo menos, uma vez por ano!

Você e a Vitta juntos para cuidar da sua saúde! 💙

A Vitta te ajuda a cuidar da sua saúde sexual e você conta com um time de médicos especializados, podendo marcar a sua teleconsulta quando e onde quiser! E aí, que tal marcar já a sua? Conte conosco! 💙