Não ser paciente faz com que você se torne muito estressado durante seu cotidiano, podendo afetar sua vida e casa no trabalho, em casa e até mesmo em momentos em que você tenta relaxar. Por isso, a paciência é dada como uma grande virtude da humanidade para se viver melhor e com mais qualidade de vida.
Ser capaz de esperar com calma diante da adversidade, por exemplo, acaba sendo apenas a ponta do iceberg quando se trata dos benefícios da paciência. Entre muitos benefícios, você pode ficar mais bem humorado, além de diminuir o estresse.
Sabe qual é melhor parte?! Ao contrário da crença popular, a paciência não é uma virtude da qual apenas certas pessoas simplesmente nascem com. Na verdade, é uma habilidade que você pode trabalhar diariamente. Veja seguir e saiba como!

1. Entenda que você pode lidar com as adversidades 

Vamos supor que você estava esperando que seu colega de trabalho aparecesse em uma reunião da qual você nem queria participar. Ficar irritado com o atraso não irá fazê-lo aparecer magicamente. 
Perceba que com essa situação, você pode reservar um tempo para examinar suas anotações ou resolver algumas de suas tarefas diárias enquanto ele não chega.
Ao reformular esta situação de revés como uma vitória pessoal, você aprende a controlar suas emoções.

2. Meditar

Meditar envolve treinar sua mente para focar e redirecionar seus pensamentos para longe dos aborrecimentos diários, e de algumas frustrações. Além disso, pode ajudá-lo a reduzir o seu estresse, controlar a ansiedade e promover o bem-estar emocional – ajudando uma pessoa a tornar-se paciente.
Um estudo de 2017, descobriu que a meditação mindfullness pode trazer atenção plena e compensar aquela preocupação que ocorre quando você fica parado esperando alguma coisa.
Além disso, você pode meditar em qualquer lugar.
Aprendendo a meditar
Após um dia de trabalho, de acordar ou de qualquer atividade rotineira, reserve alguns minutos para sentar-se confortavelmente, e siga as seguintes etapas:

  1. Feche os olhos e concentre-se em como seu corpo se sente onde você está;
  2. Respire naturalmente, prestando atenção a cada inspiração e expiração;
  3. Tente manter sua atenção focada na respiração por pelo menos 2 a 3 minutos;
  4. Interrompido por seus pensamentos? Não lute contra eles. Simplesmente observe-os, resolva-os internamente e deixe-os passar sem julgamento.

3. Durma o suficiente

A privação do sono pode fazer com que o sentimento de raiva aumente ou seja oprimido de maneira mais intensa. Se você não estiver dormindo o suficiente, é provável que você se machuque emocionalmente devido ao estresse da falta de sono.
Por isso, é essencial ter um sono de qualidade. Algumas medidas que podem te ajudar são:

  • Limitar a ingestão de cafeína, especialmente de tarde e à noite;
  • Guardar os seus aparelhos eletrônicos (como celular ou tablets) pelo menos 30 minutos antes de dormir;
  • Tentar manter um horário regular para dormir, mesmo durante os finais de semana;
  • Evitar refeições pesadas ou beber muitos líquidos pelo menos 2 horas antes de ir para a cama dormir.

4. Mova-se conscientemente

Ficar parado enquanto você espera, pode ser algo que possa fazer você se sentir muito tenso e impaciente.
Quando você estiver esperando um compromisso ou um amigo que está atrasado por algum motivo qualquer, tente encontrar algum movimento que faça você se sentir relaxado. Dependendo do ambiente, isso pode envolver algum alongamento total ou simplesmente ficar em pé, subir e descer na ponta dos pés, e etc.
Qualquer que seja o movimento que você escolher, o objetivo é fazer com que seus pensamentos foquem no momento presente. Isso com certeza pode ser uma ação que pode torná-lo (a) mais paciente

5. Desacelere

Em um mundo tão instantâneo e fugaz, pode ser fácil desenvolver o mal hábito de esperar que tudo aconteça de maneira rápida. Quando você atualiza constantemente sua caixa de entrada de emails, por exemplo, você muitas vezes pode perder algo que está acontecendo à sua frente.
Se a pressa se tornar seu modo padrão de viver, tente seguir algumas destas dicas para diminuir a velocidade e desestressar:

  • Não pule da cama de manhã: permita-se ter 5 ou 10 minutos para se deitar e rever seus pensamentos (sem olhar o telefone!);
  • Desconecte-se: passando algum tempo longe dos dispositivos eletrônicos (como celular e computador) todos os dias, seja durante algum trajeto ou quando você chega em casa do trabalho;
  • Tenha um encontro consigo mesmo: dê um passeio, brinque com seu animal de estimação ou simplesmente sente e olhe pela janela.

6. Pratique o ato de agradecer

É fácil ser pego julgando as ações de outras pessoas, como aquele senhor que sempre leva muito tempo na fila do mercado ou o empacotador que ocasionalmente ensaca suas compras como se não tivesse tempo para fazer o seu trabalho adequadamente, etc.
Ao invés de tomar essas ações de modo pessoal, tente se concentrar nas coisas pelas quais você é grato. Por exemplo, você pode chegar atrasado no trabalho por conta do trânsito intenso de veículos na sua cidade, se você deixar a raiva e impaciência te consumir, você ficará com mais estresse e com menos disposição para trabalhar. 
Por isso, em momentos como este, é bom fazer um trabalho de introspecção e reconhecer algumas coisas como: 

  • Você pode se alimentar todos os dias;
  • Você tem uma família que sempre está com você; 
  • Você tem onde dormir;
  • Aprecie o tempo que você está parado no trânsito para refletir sobre a vida.

Certamente, ter gratidão não mudará sua situação, mas com certeza poderá lhe ajudar a permanecer calmo, focado e paciente durante seu cotidiano.

Será que é realmente importante ser paciente?

Sim, dominar a paciência não apenas te impede de perder a calma enquanto você espera algo a acontecer. Além disso, possui inúmeros benefícios à sua saúde.
Um estudo de 2007, descobriu que pessoas pacientes são capazes de lidar melhor com situações estressantes e tinham índice menor de desenvolver quadros de depressão.
Acima de tudo, ser paciente é definição de compreender e lidar melhor com as irritações e inconvenientes inevitáveis, ​tornando sua vida muito mais fácil e leve.

Conclusões sobre o porquê ser mais paciente faz bem a sua saúde

Ser paciente ajuda você a superar situações difíceis e a tomar melhores decisões sem ficar irritado ou ansioso. Se você está resmungando consigo mesmo durante engarrafamentos ou pequenos atrasos, é bom que você desenvolva suas habilidades de espera. Isso pode ajudar bastante a tornar sua vida mais leve.
Lembre-se de que é um processo gradual, e que não acontecerá da noite para o dia. Enquanto isso, seja gentil consigo mesmo e passe um tempo concentrando-se no presente. (=