Todo mundo já ouviu falar sobre o sistema imunológico em algum momento, seja em profundidade ou não. Além de uma alimentação saudável, ele é responsável pelo processo de defesa do corpo pra manter o equilíbrio e um bom funcionamento do organismo.

Mecanismo de defesa

O sistema imunológico é composto por diversas células do corpo, cada uma com sua função de proteger. Ele é essencial pro organismo se defender contra doenças e ajuda a evitar que uma doença progrida. Além das células, o sistema imunológico possui estruturas como: linfonodos e baço.

Os Linfonodos funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles possuem as células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções. O baço é o maior órgão que ajuda na defesa do organismo. Ele tem função imunológica e hematológica.

Quais são as células protetoras?

Linfócitos

Também conhecido como os glóbulos brancos, são as células de defesa mais alteradas durante infecções, visto que ajudam o corpo a reconhecer os microorganismos que possam o estar atacando.

Monócitos

Circulantes no sangue, elas são importantes para o combate ao agente agressor no organismo.

Neutrófilos

Estão na linha de frente da defesa do nosso corpo, atuando no reconhecimento das possíveis infecções.

Eosinófilos

Possuem menores quantidades no sangue, mas têm sua concentração aumentada durante reações alérgicas.

Basófilos

Menores concentrações, porém, podem aumentar devido a alergias ou inflamações prolongadas.

Saiba como atividade física pode ajudar na imunidade

Atividade física e imunidade: mito ou verdade?

Verdade! Uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico é a prática regular de atividade física. Além de promover a saúde, também melhora a capacidade de evitar e combater doenças. Essa prática pode influenciar o estado de higidez alterando estados metabólicos e também o sistema imunológico. 

O que as atividades físicas proporcionam ao organismo?

  • Minimizar problemas emocionais; 
  • Melhora a vida sexual, tanto a libido como o desempenho;
  • Promove o bom funcionamento pulmonar e aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro;
  • Proporciona três importantes benefícios para o sono: ajuda a adormecer mais rapidamente, ter um sono profundo mais prolongado e de melhor qualidade e despertar menos durante a noite; 
  • O exercício retarda o declínio natural do desempenho físico que ocorre com o envelhecimento.

E quem tem Vitta, tem assistência acima de tudo!

Pra começar a se cuidar e melhorar seu sistema imunológico, a Vitta tem assistência via WhatsApp ou telefone. São mais de 16 especialidades pra cuidar do seu corpo, incluindo: nutrição, psicologia, medicina da família e muito mais!