Que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios pra a saúde, todos sabem. Mas, você sabia que essa prática também está relacionada à longevidade? O estudo realizado pela Universidade de Harvard comprova que pessoas que têm como hábito realizar exercícios físicos moderados, por pelo menos 75 minutos semanais, podem acrescentar mais de 1 ano na sua expectativa de vida quando comparada à alguém sedentário. 

Além de viver mais, pessoas ativas vivem melhor e com mais saúde. Isso acontece porque a prática regular de exercícios físicos ajuda na prevenção de várias doenças cardiovasculares, além de diabetes, trombose, obesidade e até mesmo o câncer. Pra você entender um pouco mais sobre como isso influencia na sua saúde, vamos explicar como seu corpo reage quando se exercita.

O que acontece no seu organismo durante o exercício físico?

Músculo 💪:

A partir do comando do cérebro, os músculos começam a realizar os movimentos. Conforme a intensidade e força utilizada durante o exercício, é necessário até 15 vezes mais oxigênio para produzir energia e, como resultado, a respiração fica mais acelerada. Dessa forma, com o tempo os músculos tornam-se mais resistentes.

Pulmões 💨:

Com o desgaste do corpo, os pulmões se expandem para  acelerar o fluxo de entrada e saída de ar e aumentar a taxa de respiração. Dessa forma conseguimos realizar a troca de gases, inspiramos o gás oxigênio e expiramos o gás carbônico. Por isso, as pessoas que fazem exercício frequentemente melhoram o seu desempenho respiratório. 

Coração ❤️: 

Pra elevar o nível de oxigênio, o coração aumenta a sua contração e frequência cardíaca. Isso ocorreu porque o sangue precisa ser bombeado com mais força para levar o oxigênio até a musculatura. Assim, a prática dos exercícios resultam em um sistema cardiovascular fortalecido.

Intestino 💩: 

Enquanto o corpo está em movimento são liberados vários hormônios que estimulam os movimentos do intestino e ajudam a melhorar a digestão.

Cérebro 🧠: 

O cérebro fica super ativo pra manter o corpo em movimento. Além de acionar os músculos, é acessada a memória pra relembrar os movimentos já realizados. Todas essas ações acontecem em milésimos de segundo enquanto ele também é bombardeado por estímulos visuais, auditivos e táteis. O aumento da oxigenação no cérebro previne ao longo dos anos o aparecimento de doenças neurológicas graves.

E depois do exercício? 

Após se exercitar, você já sentiu a sensação de bem-estar mesmo que tenha sido intenso e cansativo? A responsável por isso é a Endorfina. Essa substância tem efeito analgésico e ajuda a aliviar as tensões musculares e controlar a dor. Assim, o exercício físico torna-se uma atividade prazerosa. E não para por aí, esse hormônio também auxilia no controle do estresse, melhora o humor, promove o relaxamento e regula o sono. 

Manter o corpo em movimento traz tanto efeitos imediatos como a longo prazo. Pra te incentivar a começar agora uma rotina de exercício físico, separamos mais vantagens:

  1. Fortalece a barreira de proteção 

O exercício regular moderado aumenta a produção de citocina, substância que atua na proteção do organismo e desencadeia rápida resposta anti-inflamatória para combater doenças.

  1. Amplia a resposta imunológica das vacinas 

As vacinas ajudam o sistema imunológico a identificar e combater um vírus em nosso organismo. Mas, pesquisa realizada na Universidade de Iowa, comprovou que os participantes que fizeram exercício depois da vacinação produziram mais anticorpos. 

O exercício físico faz parte de uma série de bons hábitos como alimentação equilibrada e sono regulado. Investir na sua saúde traz mais qualidade de vida e um futuro melhor pra si mesmo. Caso precise de ajuda, entre em contato com o time de especialistas da Vitta.