Hoje em dia, os atendimentos online e médico online são uma nova modalidade da medicina, esta modalidade, também conhecida como telemedicina, vem se tornando cada vez mais popular por conta da sua facilidade de atendimento.

Muitos consideram a telemedicina uma inimiga da medicina tradicional, mas, ao contrário das crenças, a telemedicina e o atendimento de médico online veio complementar e deixar tudo mais eficiente.

Médico online por Whatsapp, chats e redes sociais

A comunicação entre o médico e o paciente via redes sociais e mensageiros (whatsapp, messenger) não é proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), embora não possa constituir uma consulta completa ou ser remunerada.

As redes devem servir para a distribuição de materiais educativos, tirar dúvidas e facilitar o envio de resultado de exames, por exemplo, cabendo ao médico se responsabilizar por controlar essa via de comunicação.

Quais são as vantagens de consultar com médico online?

As maiores vantagens de atendimento e médico virtual são:

  • Permite tirar dúvidas simples sem a necessidade de agendamento
  • Tranquiliza o paciente quanto às suas questões
  • Ajuda a identificar quais possíveis exames serão solicitados

O que é telemedicina?

O termo telemedicina tem origem na palavra grega ‘tele’, que significa distância. Também é usada para formar as palavras telefone, televisão etc. Assim, o conceito que define o que é telemedicina é: toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. 

A telemedicina é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde, o que ocorre por meio de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Este intercâmbio de informações acontece através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet, que garantem alta velocidade no acolhimento.

A telemedicina é um importante suporte para a medicina tradicional e tem o grande potencial de melhorar o atendimento em saúde no país, pois facilita os processos ao colocar um maior número de pessoas em contato com a saúde de forma online e bem estruturada, conectadas a profissionais da saúde.

E, ao contrário dos que muitos pensam, a telemedicina não é uma inimiga da medicina tradicional, já que vem, na verdade, para aprimorá-la, e não substituí-la,  afinal, ela representa um avanço tecnológico na área médica e de saúde, a qual continua dependendo do lado humano e como um facilitador tanto para o paciente como também para o profissional da saúde.

Quais os benefícios da telemedicina?

Há diversas vantagens com a adoção da telemedicina e uma delas é a possibilidade de diminuir distâncias. Para os pacientes, essa tecnologia permite que eles tenham acesso à medicina de qualidade e também a profissionais referência, mesmo estando longe de grandes cidades, onde se concentram a maioria dos profissionais.

Para o sistema de saúde, há uma descentralização da assistência, reduzindo a procura por especialistas e hospitais logo no início do atendimento. Com a telemedicina, é possível levar os cuidados dos especialistas a mais localidades e com custos reduzidos. Os recursos podem ser alocados para a prevenção e o tratamento das doenças. Além disso, a maior troca de informações entre os serviços de saúde contribui para a integração de pesquisas clínicas, ampliando os conhecimentos dos profissionais que atuam no setor.

Para os médicos e outros profissionais de saúde, há a chance de participar de programas educacionais de qualquer lugar do país, além da possibilidade de contar com o apoio de outros colegas de profissão na hora de tomar decisões.

Outros benefícios que podem ser considerados com a adoção da telemedicina são: 

  • Atendimento a distância às comunidades que precisam, mas não tem acesso ao médico;
  • Acessibilidade a uma grande parte da população, por conta da disponibilidade do médico online e atendimento online;
  • Maior agilidade nos atendimentos, devido à sistematização do processo por meio de softwares de saúde online;
  • Segurança estrutural e sigilo de dados, conforme normas internacionais;
  • Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
  • Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
  • Maior especialização no diagnóstico de laudos;
  • Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.