A telemedicina é considerada uma especialidade médica – que disponibiliza serviços e benefícios a distância para o cuidado com a saúde. Ela funciona por meio de tecnologias digitais, que buscam promover a assistência médica online, tanto para hospitais, clínicas, pacientes e entre outros.

Toda essa rede de informações ocorre por meio da nossa famosa internet – mais precisamente em plataformas online, que podemos facilmente ter acesso pelo computador ou celular, o que nos garante velocidade de informação e atendimento!

O que é a telemedicina?

A telemedicina é uma área dentro da telessaúde, que busca trazer serviços a distância. Segundo o Conselho Federal de Medicina, essa especialidade representa a execução da medicina por meio de tecnologias interativas da comunicação – com o objetivo de promover assistência, pesquisa em saúde e educação.

No brasil, os serviços de telemedicina estão crescendo e se consolidando cada vez mais – principalmente nas áreas onde se aplicam laudos online.

Nos últimos anos, as empresas de saúde, órgãos reguladores e instituições de medicina vem buscando a promoção, desenvolvimento e disseminação de mais programas de assistência e cooperação remota no que se diz da área da saúde.

Como funciona?

Graças ao desenvolvimento da internet, dos equipamentos tecnológicos, plataformas e softwares, podemos ter acesso a esse serviço.

O modo que a telemedicina funciona é bastante simples. Por exemplo, após um paciente realizar um exame de diagnóstico por imagem – como uma radiografia – as imagens digitais serão transferidas diretamente ou indiretamente para um computador com um software utilizado para a visualização de resultados.

A partir disso, é possível compartilhar todas essas imagens e informações na plataforma de telemedicina. Bem simples, não? Tudo isso ficará armazenado em nuvem. Logo após, um especialista irá ingressar na plataforma – através de login – e poderá visualizar todas as informações.

Sendo assim, o médico terá acesso ao exame que você executou rapidamente, podendo observar em detalhes. Assim que interpretar todos os dados, ele produz um laudo – junto com seu diagnóstico e a assinatura digital.

Esse documento ficará disponível na plataforma, que pode ser facilmente acessada por funcionários da unidade de saúde e até mesmo pelo próprio paciente. Apesar da explicação um pouco demorada, esse processo ocorre em pouquíssimos minutos.

Como a telemedicina é dividida?

Dentro da telemedicina, nós podemos encontrar:

Emissão de laudos à distância

Sendo um dos ramos que mais cresce em nosso país. É por conta dele que o exame pode ser realizado em qualquer clínica – e o laudo enviado para a plataforma online, o que facilita no acesso e você ainda pode contatar com os melhores médicos do Brasil.

Teleconsulta

A teleconsulta é utilizada quando um clínico geral busca informações ou assistência com algum especialista. Outro modo é a consulta online, onde é possível ter uma conversa direta entre médico e paciente.

Teleducação

Baseada em palestras, videoconferências, aulas e outros programas – busca capacitar e manter informado o profissional da saúde que está longe de grandes centros. Na área da medicina, essa está sendo uma área que está crescendo, levando o conhecimento para diversas áreas do país.

Teleassistência

Neste ramo, temos como foco o paciente e sua saúde e bem-estar. Por conta da teleassistência, o paciente é monitorado em sua casa ou em hospitais por um médico que se comunica com outros profissionais e especialista à distância. Essa função tende a aumentar a eficiência do sistema e garantir um diagnóstico apurado.  

Quais áreas a telemedicina atende?

Você sabia que existe uma variedade de especialidades que podem ser facilmente atendidas via telemedicina? Isso mesmo, entre elas podemos destacar:

·         Oftalmologia: que oferece exames para avaliar os desgastes de visão e a capacidade de enxergar com nitidez;

·         Cardiologia: que oferece eletrocardiogramas, registros de Holter e o MAPA de pressão arterial;

·         Dermatologia: que oferece fotografias de lesões e possíveis dermatoses dos pacientes;

·         Pneumologia: que oferece testes de broncodilatação e exames de espirometria;

·         Neurologia: que oferece eletroencefalograma com mapeamento cerebral, eletroencefalograma ocupacional;

·         Radiologia geral: que oferece exames de raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética e entre outros.

Mas afinal, qual a diferença entre telemedicina, e-Saúde e a telessaúde?

É fácil confundir esses três termos, já que ambos os serviços são referentes a saúde e fazem uso de soluções tecnológicas para melhorar a saúde – seja otimizando processos de gestão, reduzindo gastos e promovendo comunicação. Entretanto, há uma diferença entre eles que é indiscutível.

Primeiro, temos que falar da telessaúde – que pode ser caracterizada como uma gestão de prestação de serviços de saúde à distância, através, principalmente, de tecnologias da informação e comunicação. Esse é um campo bastante extenso, que envolve diversos serviços voltado para a saúde e bem-estar.

Um desses serviços disponíveis é a telemedicina – que usa e abusa de plataformas, internet, softwares e outras tecnologias específicas que oferecem laudos e outros benefícios à distância.

Enquanto isso temos o e-saúde – que vem de uma proposta da Organização Mundial da Saúde para unir informações sobre pacientes. Ele tem como objetivo aumentar a qualidade e ampliar o acesso à saúde, de forma a qualificar equipes, agilizar o atendimento e melhorar o fluxo que correm as informações para auxílio de médicos.

Quais os benefícios da telemedicina?

Além do benefício da rapidez e por ser à distância, há outros benefícios que a telemedicina pode oferecer no dia a dia do paciente. Entre eles:

·         Agilidade nos atendimentos por conta dos processos online;

·         Aproximação do médico com o paciente;

·         Envio de exames para laudo 24 horas ao dia com resposta ágil e atendimento nacional;

·         Redução de tempo em filas de espera e ambientes hospitalares;

·         Redução de custos operacionais;

·         Maior especialização no diagnóstico de laudos;

·         Segurança estrutural e sigilo de dados;

·         Atendimento a distância às comunidades que necessitam;

·         Acessibilidade a uma grande parte da população;

·         Ampliação da agenda clínicas de especialistas. 

ClinicWeb

A Vitta trouxe uma nova era da telemedicina com o ClinicWeb, o maior sistema para clínicas do Brasil com diversas instituições de saúde de maior renome.

Os serviços e sistemas evoluem diariamente para atender ás demandas dos clientes, profissionais da saúde e pacientes, buscando sempre uma melhor experiência, segurança e assistência!

O ClinicWeb é utilizado por mais de 15 mil profissionais da saúde, com mais de 20 milhões de pacientes cadastrados e 650 mil agendamentos por mês. Em épocas de pandemia, o ClinicWeb disponibilizou uma assinatura sem custos, confira!