Com todos os avanços da tecnologia e suas comunicações, está cada vez mais comum nós vermos as pessoas usando um médico virtual – plataformas, sites ou aplicativos que oferecem o atendimento médico de maneira online.

Popularmente, o médico virtual pode ser consultado via WhatsApp e outras ferramentas específicas. Mas mesmo com todos os benefícios, é preciso ficar atento com as práticas incorretas – que podem colocar a vida do paciente em risco.

O que é?

O médico virtual é caracterizado por um profissional qualificado que atende um paciente por algum meio digital – seja por aplicativos de conversa, ferramentas específicas e até mesmo por videoconferência.

Entretanto, apesar de ser benéfico – por ser um otimizador de tempo, tanto para o médico como para o paciente – é preciso ficar atento com algumas coisas que o médico virtual pode oferecer!

De acordo com o Código de Ética Médica, o profissional não deve prescrever nenhum tratamento sem realizar um exame físico – com exceção apenas de casos de emergência ou impossibilidade.

Sendo assim, fique atento! Se o seu médico virtual prescrever tratamentos sem os exames físicos, ele está ignorando o código de ética estabelecido. Caso isso ocorra com você, peça imediatamente seu exame físico.

As redes de comunicação

Por conta das redes de mensagem – o WhatsApp, Skype ou Messenger – a comunicação entre médico e paciente fica cada vez mais próxima. A utilização desses meios não é proibida pelo Conselho Federal de Medicina – mas é preciso saber que talvez esse meio não ofereça uma consulta remunerada ou completa.

O recomendado é que essas redes servem como plataformas para a distribuição de materiais educativos – tirando dúvidas e até mesmo para o envio de resultados de exames. Esse é um ponto positivo, pois o médico pode acompanhar todo o tratamento “de perto”.

Mas é importante se atentar com o excesso de intimidade, pois o profissional pode ter seu trabalho prejudicado por conta de inúmeras interrupções – de pacientes que enviam muitas mensagens a qualquer momento.

Você sabe o que é a telemedicina?

A telemedicina é uma área dentro da telessaúde, que busca trazer serviços a distância. Segundo o Conselho Federal de Medicina, essa especialidade representa a execução da medicina por meio de tecnologias interativas da comunicação – com o objetivo de promover assistência, pesquisa em saúde e educação.

No brasil, os serviços de telemedicina estão crescendo e se consolidando cada vez mais – principalmente nas áreas onde se aplicam laudos online.

Nos últimos anos, as empresas de saúde, órgãos reguladores e instituições de medicina vem buscando a promoção, desenvolvimento e disseminação de mais programas de assistência e cooperação remota no que se diz da área da saúde.

Como funciona?

Graças ao desenvolvimento da internet, dos equipamentos tecnológicos, plataformas e softwares, podemos ter acesso a esse serviço.

O modo que a telemedicina funciona é bastante simples. Por exemplo, após um paciente realizar um exame de diagnóstico por imagem – como uma radiografia – as imagens digitais serão transferidas diretamente ou indiretamente para um computador com um software utilizado para a visualização de resultados.

A partir disso, é possível compartilhar todas essas imagens e informações na plataforma de telemedicina. Bem simples, não? Tudo isso ficará armazenado em nuvem. Logo após, um especialista irá ingressar na plataforma – através de login – e poderá visualizar todas as informações.

Sendo assim, o médico terá acesso ao exame que você executou rapidamente, podendo observar em detalhes. Assim que interpretar todos os dados, ele produz um laudo – junto com seu diagnóstico e a assinatura digital.

Esse documento ficará disponível na plataforma, que pode ser facilmente acessada por funcionários da unidade de saúde e até mesmo pelo próprio paciente. Apesar da explicação um pouco demorada, esse processo ocorre em pouquíssimos minutos.

Quais áreas a telemedicina atende?

Você sabia que existe uma variedade de especialidades que podem ser facilmente atendidas via telemedicina? Isso mesmo, entre elas podemos destacar:

·               Oftalmologia: que oferece exames para avaliar os desgastes de visão e a capacidade de enxergar com nitidez;

·               Cardiologia: que oferece eletrocardiogramas, registros de Holter e o MAPA de pressão arterial;

·               Dermatologia: que oferece fotografias de lesões e possíveis dermatoses dos pacientes;

·               Pneumologia: que oferece testes de broncodilatação e exames de espirometria;

·               Neurologia: que oferece eletroencefalograma com mapeamento cerebral, eletroencefalograma ocupacional;

·               Radiologia geral: que oferece exames de raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética e entre outros.

Como a telemedicina é dividida?

Dentro da telemedicina, nós podemos encontrar:

·         Emissão de laudos à distância

Sendo um dos ramos que mais cresce em nosso país. É por conta dele que o exame pode ser realizado em qualquer clínica – e o laudo enviado para a plataforma online, o que facilita no acesso e você ainda pode contatar com os melhores médicos do Brasil.

·         Teleconsulta

A teleconsulta é utilizada quando um clínico geral busca informações ou assistência com algum especialista. Outro modo é a consulta online, onde é possível ter uma conversa direta entre médico e paciente.

·         Teleducação

Baseada em palestras, videoconferências, aulas e outros programas – busca capacitar e manter informado o profissional da saúde que está longe de grandes centros. Na área da medicina, essa está sendo uma área que está crescendo, levando o conhecimento para diversas áreas do país.

·         Teleassistência

Neste ramo, temos como foco o paciente e sua saúde e bem-estar. Por conta da teleassistência, o paciente é monitorado em sua casa ou em hospitais por um médico que se comunica com outros profissionais e especialista à distância. Essa função tende a aumentar a eficiência do sistema e garantir um diagnóstico apurado.