Muitas pessoas ao longo de toda a vida almejam uma vida mais saudável por vários meios, como: esporte e saúde física, saúde mental, higiene e alimentação. Mas, o que é uma alimentação saudável?

Muitos acreditam o que é uma alimentação saudável é uma dieta sem gorduras e carboidratos, mas isso não é completamente verdade, existem diversos fatores dentro de uma dieta que a faz uma alimentação saudável.

Afinal, o que é uma alimentação saudável?

Quando pensamos sobre o que é uma alimentação saudável, a primeira ideia que nos vem à mente é que teremos que comer apenas salada para evitar a ingestão excessiva de calorias e o consequente acúmulo de peso. Embora o consumo de verduras e legumes seja essencial, esse conceito não engloba todas as características que fazem uma dieta ser equilibrada.

Uma boa alimentação está relacionada à ingestão dos nutrientes necessários para suprir nossas demandas diárias, mas, ainda mais importante do que isso, o foco deve estar nos alimentos que nos oferecem essas substâncias.

Afinal, os benefícios de uma alimentação saudável não vêm desses componentes isolados, mas sim da combinação de nutrientes de um alimento ou de uma refeição, considerando desde as diferentes formas de preparo até a dimensão cultural e social de um prato.

Os critérios de uma alimentação saudável

De acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação deve observar os seguintes critérios para ser considerada saudável:

Valorização dos aspectos culturais

As preferências e os hábitos alimentares de cada grupo social devem ser levados em consideração para uma alimentação saudável, ou seja, ela deve incluir alimentos, formas de preparo e pratos que sejam comuns e apreciados conforme a cultura de uma sociedade.

Garantia de acesso e sabor

Diferente do que muitas vezes se imagina, a alimentação saudável não precisa incluir itens caros ou de difícil acesso, nem precisa ser composta por refeições com pouco sabor. Pelo contrário: ela deve se basear em alimentos in natura amplamente disponíveis e que permitam combinações nutritivas e saborosas.

Variedade de alimentos

A ingestão de diferentes tipos de alimentos é fundamental para que sejam oferecidos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Diversidade de cores

Esse critério contribui para que a alimentação seja variada e estimula a ingestão de itens saudáveis, principalmente frutas, legumes e verduras.

Harmonia entre os alimentos

A harmonia da alimentação diz respeito às quantidades e à qualidade dos alimentos consumidos, de modo a suprir as necessidades nutricionais ao mesmo tempo em que respeita os aspectos culturais e sociais da comida.

Segurança

Por fim, uma alimentação saudável precisa atender aos quesitos de segurança e não oferecer riscos relacionados à contaminação física, química ou biológica.

Qual a importância dos nutrientes dos alimentos?

Cada nutriente exerce um papel importante na nossa alimentação, não sendo possível excluir um deles completamente da nossa dieta sem causar danos ao organismo. Todos eles, portanto, são importantes e devemos estar atentos sempre na quantidade ideal que devemos consumir de cada um deles.

Uma dica importante para conseguir uma dieta rica em nutrientes é apostar na alimentação colorida. Isso significa que quanto maior a diversidade de cores no prato, maior a diversidade de alimentos e maior a quantidade de nutrientes ali presentes. Em um almoço, por exemplo, um prato contendo arroz, feijão, carne, tomate, alface, cenoura e beterraba é rico em cores e também em nutrientes.

Não existe um único alimento que apresenta todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo, por isso, é importante a combinação de diferentes alimentos é essencial para garantir uma alimentação saudável.

Importância dos alimentos e dos nutrientes para a saúde

Diante da falta de alguns nutrientes, o corpo pode sofrer graves consequências em virtude da interrupção de alguma atividade básica. É por essa razão que uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para que a nossa saúde esteja garantida.

A desnutrição ocorre quando uma pessoa apresenta a deficiência de algum nutriente, podendo ser desencadeada por uma alimentação insuficiente ou por outros problemas e doenças, como verminoses, anorexia, câncer, problemas de absorção, alergia, intolerância alimentar, etc. Caso não tratada, a desnutrição pode levar a problemas fisiológicos, que, em casos graves, podem desencadear a morte do paciente. 

Para ter um organismo saudável por completo, é importante ter uma alimentação saudável, com diferentes grupos de alimentos e em quantidade adequada. Para auxiliar na quantidade de alimento que deve ser ingerida, pode-se utilizar como base as informações contidas na pirâmide alimentar, um recurso que ajuda a população a entender as necessidades diárias de cada nutriente.

O que precisa comer para ser saudável?

Almejar uma alimentação saudável e de qualidade não precisa ser difícil e nem caro, apenas com algumas mudanças de hábitos diários já é possível melhorar a alimentação e, consequentemente, a qualidade vida.

  • Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais e tubérculos, como as batatas e raízes nas refeições;
  • Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
  • Coma diariamente porções de legumes e verduras como parte das refeições e porções de frutas nas sobremesas e lanches;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados;
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;
  • Evite consumir industrializados com muito sal (sódio) ou açúcar;
  • Se hidrate durante o dia!
  • Evite as bebidas alcoólicas.

Não se esqueça que não basta apenas uma alimentação balanceada para garantir uma vida mais saudável, mas também verificando a sua correta higienização e manipulação, a verificação de sua data de validade, o correto armazenamento são, também, medidas essenciais que definem o que é uma alimentação saudável.