A dor no ombro direito pode surgir em qualquer idade, mas normalmente é mais comum em jovens atletas que utilizam a articulação em excesso, como jogadores de tênis ou ginastas, por exemplo, e em idosos, devido ao desgaste natural da articulação.
Normalmente, este tipo de dor é provocada por uma inflamação temporária das estruturas do ombro e, por isso, pode ser aliviada com a aplicação de gelo no local, desaparecendo 3 a 5 dias depois do seu início.
Os ombros e sua anatomia
O ombro é a articulação complexa entre o braço ou membro. É formado por três articulações:
1 – Esternoclavicular
2 – Acromioclavicular
3 – Glenoumeral
E também é formado por alguns complexos musculares, que fazem com que o braço se mova:
- Peitoral maior, adutor do braço;
- Trapézio, que eleva a escápula;
- Deltóide, realiza elevação e abdução do braço; e
- Grande dorsal, auxilia na inferiorização do braço e rotação interna
E o que é a dor no ombro direito?
A dor no ombro direito diz respeito à qualquer dor nas articulações do ombro ou em toda a região do lado direito.
A dor, em geral, é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro. Pode ser consequência de alterações inflamatórias nos casos de lesão recente, ou de alterações degenerativas (envelhecimento biológico das estruturas articulares, natural da idade, ou de atividades que exigem um trabalho excessivo do ombro durante anos, como ocorre em atletas de alto nível ou trabalhadores braçais), quando os tendões ou outras estruturas articulares estão “desgastadas”.
Quais são as causas?
A causa mais comum é quando os tendões são acometidos inicialmente por uma inflamação. Os tendões ficam inflamados ou danificados, configurando, assim, uma condição chamada de tendinite. A dor no ombro direito por tendinite pode ocorrer por:
- Desgaste natural devido ao envelhecimento;
- Atividade esportiva em excesso, principalmente beisebol, tênis, natação, etc.;
- Atividades de trabalho em que é preciso levantar o ombro;
- Trauma direto ou queda sobre o ombro
A dor no ombro direito também pode ser causada por:
- Artrite nas articulações ao redor do ombro (estreitamento gradual das articulações e perda de cartilagem de proteção, em geral, relacionado ao envelhecimento ou ao desgaste da articulação);
- Bursite é o termo mais comum utilizado para se referir à este tipo de dor, muito embora essa ideia seja equivocada. O termo bursite significa única e exclusivamente uma inflamação da glândula bursa, que pode ser encontrada em algumas articulações, e serve para facilitar o deslizamento dos tendões durante os movimentos da articulação;
- Fraturas dos ossos do ombro;
- A síndrome do ombro congelado (ou capsulite adesiva) que é uma lesão inflamatória de origem desconhecida, que, na fase aguda ou inflamatória pode gerar muita dor. Depois, ocorre uma retração da cápsula do ombro provocando perda de movimentos. A dor, no entanto, tende a melhorar. Esta doença desaparece espontaneamente, evoluindo para a cura total entre 6 a 12 meses;
- Deslocamento do ombro, ou luxação do ombro, quando o osso do braço (úmero) desencaixa da articulação, em geral, após um trauma.
Há também causas na qual a dor no ombro direito é um sintoma de outra condição mais grave, como:
- Necrose avascular;
- Radiculopatia cervical;
- Ataque cardíaco;
- Entorses e distensões;
- Polimialgia reumática;
- Síndrome do desfiladeiro torácico.
Como tratar a dor no ombro direito?
O tratamento para os problemas do ombro só devem ser indicados sempre após uma investigação precisa e detalhada do local, por meio de exames complementares se estes forem necessários.
O tratamento pode ser não-cirúrgico, que consiste na prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por pessoas especializadas quando necessário, aplicação local de gelo, repouso, etc.
Quando o tratamento conservador não é o suficiente, ou em casos mais graves de rupturas de tendão, deslocamentos do ombro ou fraturas, o tratamento pode exigir a correção cirúrgica.
Como prevenir?
- Adote uma dieta equilibrada, pois excessos ao comer ou beber mantêm o corpo em constante processo inflamatório e assim, atrasa o processo de melhora do quadro;
- Fique mais atento à sua postura;
- Evite ficar sentado por horas seguidas, sem pausas;
- Faça exercícios regulares e sob orientação técnica, independentemente da sua idade;
- Informe seu treinador/técnico esportivo sobre os seus limites físicos, assim ele pode indicar treinos de alongamento e reforço da musculatura interna do ombro;
- Fuja de práticas físicas extenuantes; prefira os que permitem movimentos mais lentos;
- Alongue-se antes de praticar exercícios físicos;
- Evite movimentos repetitivos.
E a dor no ombro esquerdo?
Apesar de todos os incômodos serem preocupantes, a dor no ombro esquerdo pode ser um alerta para algum problema mais grave.
Existem alguns problemas de saúde que podem simular ou irradiar dor para o ombro. Por exemplo, sabe-se que uma dor no peito, aguda, de grande intensidade, com irradiação para o ombro esquerdo, sugere um infarto do coração, que está do lado esquerdo do corpo.
Alguns problemas no estômago ou no baço, também podem gerar dor irradiada para o ombro. Portanto, na presença de dor que não é controlada facilmente com cuidados simples, é importante verificar se ela é ou não apenas um incômodo ou algum sintoma de alguma doença ou complicação bem mais séria.
Posts relacionados
Últimos posts
- Visão Holística no RH: O Poder do Cuidado Preventivo para o Sucesso Empresarial
- RH 5.0: Veja as tendências para 2024!
- Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!
- Plano empresarial: entenda mais sobre este tipo de plano de saúde!
- 2 Histórias Reais: como o nosso time de saúde alcança resultados positivos na prática