Analgésicos são um grupo diversificado de medicamentos que diminuem ou interrompem as vias de transmissão nervosa, reduzindo a percepção de dor. As drogas analgésicas incluem os anti-inflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol e o demerol.

Qual a diferença entre anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos?

De acordo com os profissionais da saúde, os antibióticos são medicamentos indicados para combater bactérias, utilizados principalmente em infecções. Enquanto isso, os analgésicos apenas têm um mecanismo para reduzir a dor, e por fim, os anti-inflamatórios têm seu mecanismo de ação atuando para reduzir inflamações, febres e até mesmo dores secundárias!

Efeitos colaterais

Os analgésicos são medicamentos que podem causar dependência física e possivelmente levam à morte, se administrados em excesso. O uso abusivo também pode provocar efeitos colaterais, como hipertensão, gastrite e hepatite.

Não é recomendado o uso dessas drogas por conta própria, assim como qualquer outro medicamento. Outras classes de drogas, que normalmente não são consideradas analgésicos, são usadas para tratar síndromes de dor neuropáticos. Estas incluem antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes.

Muitos contêm altas doses de cafeína. Por isso, a sua falta pode causar a “cefaleia de retirada” e, assim, é necessário acompanhamento médico para a retirada dessas drogas.

E lembre-se, o seu consumo sem a indicação médica e por longos períodos, podem levar a consequências graves e outros tipos de complicações. Converse sempre com seu médico quanto o assunto!

Tipos

Existem vários grupos deste tipo de medicamento, tais como:

Anti-inflamatórios não esteroides (AINES)

Os mais usados atualmente, atuam inibindo as enzimas Ciclo-oxigenases (COX) responsáveis por respostas de inflamação, rubor e dor. Podem causar úlceras gástricas, insuficiência renal e hemorragia. Exemplos de AINES são: Aspirina, ibuprofeno e diclofenaco.

Paracetamol

Atua por inibição central da COX-3 e modulação da via serotoninérgica descendente. Possui pouco efeito anti-inflamatório, mas é tão eficiente quanto aspirina em tratar dores leves e moderadas. Possui menos efeitos colaterais que qualquer outro analgésico e pode ser usado por grávidas, lactantes e crianças.

Inibidores da COX 2 B (COXIB)

Inibe seletivamente apenas a enzima COX-2 e não a enzima COX-1, reduzindo assim os efeitos colaterais. Tão eficiente como analgésicos quanto a aspirina, mas com menos efeitos colaterais e sem efeitos seus cardioprotetores e antitrombóticos. Alguns foram retirados do mercado por aumentar o risco de trombose.

Opioides

Morfina e seus derivados, atuam em receptores opioides específicos. Usados para dor moderada ou intensa que não responda a tratamento com AINES. Causam prisão de ventre, retenção urinária, sedação e vômito. Causam menos efeitos colaterais e reduzem mais a dor quando combinados com AINES. Geram tolerância, necessitando cada vez doses mais altas para inibir

Anticonvulsivantes

Gabapentina e seu derivado pregabalina são anticonvulsivantes que diminuem a dor antes e depois da cirurgia e limitam a longo prazo a hipersensibilidade induzida por ferimentos. Também reduzem os efeitos colaterais dos opiáceos como náuseas, vômitos e retenção urinária.

Antagonista de receptor NMDA

Inibem os receptores glutamatérgicos responsáveis por uma sensibilidade prolongada a dor. Também serve como anestésico. Seu principal representante é a Quetamina. Seus efeitos colaterais são sedação, confusão mental e alucinações.

Lidocaína

Inibidor dos canais de sódio, bloqueiam localmente o envio de sensação dolorosa. Também inibe o reflexo de tossir. Pode ser usado por via oral, gota, tópica, injetável e spray.

Antidepressivos

Tanto os tricíclicos, como imipramina, quanto os ISRS, como fluoxetina, podem ser usados como coadjuvantes no tratamento da dor crônica.

Canabinoides

O THC da maconha e derivados de outras plantas atuam em receptores canabinóides inibindo a percepção de dor, mas são ilegais em muitos países.

Quando tomar?

A dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.

São indicados para quadros de dores em geral e febre, sejam elas de forma leves ou intensas. Existem muitas variedades de analgésicos e cada um possui suas vantagens e riscos. Há dores que respondem melhor a certos medicamentos do que a outros. Além disso, cada pessoa pode responder de forma diferente a cada remédio. Porém, antes de pegar o primeiro medicamento apresentado no balcão da farmácia, é necessário analisar a origem e a causa da dor, para então escolher o fármaco ideal.

Devem ser sempre consumidos com água, nunca com café, bebidas alcoólicas ou refrigerantes, pois podem causar danos ao fígado. Às pessoas com distúrbios estomacais recomenda-se o paracetamol, que não irrita a mucosa gástrica. Mulheres grávidas não devem fazer uso destes medicamentos, porque sua ação pode danificar o mecanismo de coagulação do bebê. Devem ser evitados por pessoas com problemas nos rins, ou com antecedentes de alergia. Crianças com gripe ou varicela não devem consumir aspirina, pois isto está relacionado com a síndrome de Reye, doença rara e séria que surge depois de uma infecção viral. Esta doença danifica o cérebro, fígado e rins.

Embora muitos desses medicamentos sejam de venda livre, a utilização inadequada pode trazer muitos riscos à saúde. Por isso, é aconselhável fazer uma visita ao médico para que este possa fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para cada caso, principalmente em situações nas quais a dor seja intensa e persistente.

Exemplos de analgésicos

Separamos uma lista com os principais medicamentos – e os mais indicados para combater inflamações:

·         Aspirina;

·         Ibuprofeno;

·         Dipirona;

·         Diclofenaco;

·         Paracetamol;

·         Novalgina;

·         Nimesulida;

·         Alginac;

·         Cetoprofeno;

·         Torsilax;

·         Paco;

·         Flanax;

·         Neosaldina;

·         Buscopan;

·         Voltaren;

·         Tylenol;

·         Melocox;

·         Dorflex;

·         Alivium;

·         Proctosan;

·         Mioflex;

·         Tylex;

·         Biprofenid;

·         Benegrip;

·         Cataflam;

·         Naproxeno;

·         Bioflex;

·         Ana-flex;

·         Diclofenax;

·         Cefalex.