A artrite é caracterizada como uma inflamação das articulações – podendo afetar apenas uma ou múltiplas. Os dois tipos mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatoide.

Os sintomas dessa doença geralmente se desenvolvem com o tempo, mas também podem aparecer repentinamente. Ela é frequentemente vista em adultos com mais de 65 anos de idade, podendo também se desenvolver em crianças, adolescentes e adultos. A artrite ocorre mais em mulheres do que em homens – principalmente com pessoas com excesso de peso.

Você Sabia que existe mais de 100 tipos diferentes de artrite!

O que é

A artrite é uma doença que afeta as articulações do corpo. Um dos seus sintomas mais comuns é a rigidez e a dor nas articulações – entre outros, podemos destacar o inchaço, sensação de calor, vermelhidão e diminuição da amplitude do movimento das regiões afetadas. Em alguns tipos, ela pode afetar outros órgãos do corpo.

Sintomas

Seus sintomas mais gritantes são a rigidez, dor e inchaço nas articulações. A amplitude do movimento pode diminuir, e o paciente poderá observar uma vermelhidão ao redor da articulação afetada. Muitas pessoas que sofrem com essa condição percebem uma piora dos sintomas logo pela manhã.

Nos casos da artrite reumatoide, o indivíduo pode sentir cansaço ou experimentar uma perda de apetite – devido a inflamação que a atividade do sistema imunológico causa. Há também chances do paciente se tornar anêmico ou ter uma febre moderada.

Causas

A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos firmes mais flexíveis nas articulações – ele é capaz de proteger, absorver pressão e os choques criados quando nos movemos ou fazemos pressão na região. Uma redução na quantidade normal deste tecido causa algumas formas de artrite.

Um desgaste normal pode provocar osteoartrite – umas das formas mais comuns. Uma infecção ou lesão nas articulações pode exacerbar essa quebra natural dos tecidos da cartilagem. O risco de desenvolver uma osteoartrite é maior quando o paciente já possui um histórico familiar da doença.

Já a artrite reumatoide ocorre quando o sistema imunológico do corpo do paciente ataca seus próprios tecidos. Esses ataques afetam sinovial – um tecido mole nas articulações que produz um fluido que nutre a cartilagem e lubrificar as articulações. Esse tipo pode até mesmo levar a destruição do osso e da cartilagem no interior da articulação. A causa exata dos ataques do sistema imunológico é desconhecida – mas os cientistas descobriram marcadores genéticos que aumentam seu risco de desenvolver cinco vezes esse tipo da doença.

Tipos de artrite

Reumatoide

É caracterizada como uma doença autoimune sistêmica. É uma das mais comuns doenças reumáticas inflamatórias. Ela causa uma degeneração da cartilagem articular, além de hipertrofia óssea e dor ao se movimentar. Ataca principalmente os joelhos, coluna espinhal e articulações coxofemorais.

Séptica

É quando há uma invasão purulenta de uma articulação por um agente infeccioso – seja vírus, fungo ou bactéria – que produz uma artrite. O agente mais comum e frequentemente visto é o Staphylococcus aureus, comum em bactérias causadoras da gonorreia e tuberculose. Esse é o tipo da doença que mais ocorre em jovens – atingindo, geralmente, apenas uma ou duas articulações.

Gotosa

Essa é uma doença causada por uma reação inflamatórias a microcristais minerais de urato. Apresenta uma maior incidência em pacientes masculinos, enquanto é observada apenas em mulheres após a menopausa. Ela acomete principalmente o dedo do pé, tornozelos, cotovelos, joelhos e dorso do pé – deixando a região quente e dolorosa.

Osteoartrite

É uma doença crônica, caracterizada principalmente pela degeneração da cartilagem articular, dor e rigidez que prejudica a movimentação. Acomete principalmente pacientes obesos, causando danos nas mãos, pés e joelhos.

Psoriáca

Como muitos sabem, a psoríase é uma doença de pele, caracterizada pela erupção escamosa. Além disso, ela pode apresentar um quadro articular grave.

Piogênica aguda

Por conta do aparecimento de antibióticos potentes, a incidência e evolução das artrites piogênicas agudas se modificaram de maneira positiva! As articulações mais afetadas são as coxofemorais, ombros, joelhos e – com menos frequência – os cotovelos, tornozelos e articulações sacroilíacas e punhos.

Dicas importantes

·         Perda de peso e dieta balanceada diminuem o risco de uma artrite;

·         Beba bastante líquido (água, chás ou sucos naturais);

·         Faça exercícios regulares, como a natação ou caminhada;

·         Alimentos saudáveis ajudam de uma maneira geral;

·         Evite pegar peso ou dirigir quando há a presença de dor;

·         Evite ficar muito tempo em uma mesma posição;

·         Experimente uma terapia com acupuntura;

·         Inclua ácidos graxos em sua dieta.

Tratamento

O principal objetivo do tratamento é reduzir a quantidade de dor que o paciente está enfrentando e evitar danos adicionais às articulações. O indivíduo aprenderá o que funciona melhor para ele em termos de controle da dor.

Melhorar a função conjunta também é importante. O médico pode prescrever uma combinação de métodos de tratamento para alcançar os melhores resultados.

O acompanhamento médico e medicamento certos são essenciais para o tratamento dessa doença. Jamais se automedique ou fique sem consultar um especialista em caso de sintomas!

Medicamentos

Separamos alguns medicamentos que podem ser prescritos para o tratamento e alívio da dor causada por essa condição. Mas lembre-se, essa lista que iremos apresentar é apenas para conscientizar o paciente sobres os fármacos – jamais faça uso de medicamentos sem a instrução e prescrição de um médico!

Leflunomida

Este medicamento é indicado para o tratamento das artrites reumatoides ativas, reduzindo os sinais e sintomas, inibindo a destruição das articulações e melhorando as funções físicas e de saúde relacionadas à qualidade de vida.

Além disso ele também é indicado para o tratamento das artrites psoriática ativa.

Atrofem

Este medicamento é rápido e eficaz no alívio das dores do período menstrual: cólicas, dores de cabeça, musculares e nas costas. Em cápsulas líquidas, são fáceis de engolir e têm ação mais rápida, proporcionando alívio a partir de dez minutos e efeito prolongado por até oito horas.

Cetoprofeno

O cetoprofeno é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos (doenças que podem afetar músculos, articulações e esquelético), traumatismos (lesão interna ou externa resultante de um agente externo) e de dores em geral.